Dicas Práticas

Como é o processo de comprar e vender casa em São Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como é o processo de comprar e vender casa em São Francisco? Adoro mostrar jeitos diferentes de coisas simples que fazemos no Brasil, como por exemplo, procurar uma casa pra comprar. Fazemos isso de forma tão automática! Sempre ficamos surpresos ao saber que as coisas podem acontecer de um jeito tão inesperado em outro país.

Processo de comprar e vender casa em São Francisco

Aqui nos EUA, se começa procurando uma corretora. Essa corretora vai avaliar sua casa e sugerir melhoras pra se conseguir um preço mais alto. Essa melhoras normalmente incluem uma pintura e uma nova decoração pra casa, assim como uma super limpeza  (sim, porque ao contrário de nós brasileiros, os americanos podem ser porquinhos com a  limpeza das casas).

Stager

Tāo importante quanto a corretora, é a stager, que é a pessoa que vai decorar sua casa, com o objetivo de torna-la mais aconchegante e muito mais interessante para o possível comprador. Essas pessoas trabalham com móveis alugados ou próprios e tem o incrível poder de transformar sua casa, ou qualquer casa, numa morada de sonhos. É impressionante como eles sāo bons e conseguem mudar o ambiente com mínimos e certeiros toques.

Open House

Depois da sua casa arrumada, o próximo passo é abrir a casa para exposiçāo, ou open house, literalmente. Aqui entra a parte mais diferente; as casas sāo abertas para visitação, somente no domingo, das 2 às 4 da tarde. Sim, só isso. Entāo o que acontece é que você precisa fazer uma pré- seleçāo muito boa do que quer ver, pra conseguir tirar a maior vantagem desse tempo. Claro que se você se interessar e quiser visitar a casa em outro período, você pode fazê-lo, mas sempre acompanhada pelo corretor. Em tempos de vacas muito magras, algumas corretoras também realizam open houses às 5as feiras de manhā.

stock-photo-real-estate-for-sale-open-house-welcome-sign-ask-for-licensed-broker-103120700

Comprar

Então, você visitou as casas, se interessou e quer fazer uma proposta de compra. Vamos dizer que o preço pedido é  $ 300 mil. Acontece que se mais gente também se interessou pela casa, começa imediatamente uma espécie de leilāo, com dois ou mais compradores disputando o imóvel lance por lance, através de propostas por escrito. Essas propostas são super sérias e, caso a sua seja aceita, é super complicado voltar atrás. É a mais pura versāo da lei de oferta e procura. E claro que o oposto também é aplicado aqui, e o comprador também pode dar um lance abaixo do preço pedido,e cabe ao vendedor aceitar ou não.

Na época da crise, as casas ficavam à venda por bastante tempo, então o esquema de open house acabava não acontecendo, pois envolve um custo pro vendedor.A grande vantagem é que as casas acabam sendo vendidas em um período menor.

Onde iríamos parar se essas regras fossem aplicadas no Brasil? Às vezes penso que até era capaz de melhorar, porque esse processo impede a especulaçāo.

Se você vai morar aqui por um tempo só, procurar casas e visitar apartamentos na sua vizinhança acaba sendo um jeito divertido de conhecer mais a cidade e o seu bairro. Afinal, nada melhor que saber onde as pessoas vivem pra entender melhor o que elas fazem e como pensam.

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Mandarino
Lucas Mandarino
10 anos atrás

Parabéns pelo blog Maryanne, não tenho uma participação muito ativa nos comentários mas acompanho o seu blog já faz quase 2 anos. Descobri ele através de pesquisas no Google sobre San Francisco, quando diante da oportunidade de um intercambio para esta maravilhosa cidade, eu queria descobrir absolutamente tudo sobre SF. E hoje, já feito o intercambio de 3 meses, eu preciso dizer que esse blog foi uma das melhores ferramentas, se não a melhor, para que eu pudesse viver essa experiência. Descobrir lugares escondidos, eventos imperdíveis, ou apenas curiosidades que todo mundo têm que saber, esse blog me permitiu conhecer… Ler Mais »