Dicas Práticas

Dicas para quando seu voo for cancelado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

E se o meu voo for cancelado? Na hora do susto de ter seu voo cancelado ou muito atrasado, geralmente nos vemos diante do balcão de uma companhia aérea com uma funcionária bem mal humorada – imagina ter que remarcar o voo de 200 (ou mais) pessoas super irritadas? Coloque-se no lugar delas e é fácil perceber que elas querem resolver o seu problema o mais rápido possível. Aqui vai minha primeira dica:

Nunca aceitem a primeira sugestão

A primeira sugestão será sempre um voo cheio de escalas, até num dia diferente do programado. Isso acontece porque muitos desses novos voos são escolhidos automaticamente pelo computador. No balcão, as atendentes geralmente deixam os melhores voos pra quem reclama e exige seus direitos. Daí  a segunda dica, reclame até conseguir um voo que pareça bom.

Outras coisa que tem me ajudado é baixar a app da companhia aérea e deixar sempre  um número de contato para receber mensagens. Isso às vezes ajuda a saber de cancelamentos e atrasos antes que a informação apareça no monitor do aeroporto, o que aumenta sua chance de conseguir uma solução melhor para seu problema.

FullSizeRender (1)_Fotor_Collage

Ligar para companhia aérea

Outra dica é ligar direto pra companhia aérea (se você comprou a passagem diretamente com eles) e resolver tudo por telefone. Uma ligação dessas já me ajudou a escapar de uma fila quilométrica no aeroporto de Bogotá, onde as atendentes mal falavam inglês e não demonstravam a menor vontade de resolver nada.

Mudar de aeroporto

Outras soluções são mudar de aeroporto (o custo de deslocamento é seu); ou ficar de stand by em algum voo (você pode ser adicionado a qualquer lista sem custo, mas só se estiver somente com bagagem de mão).

No caso do aeroporto de São Francisco (SFO), existe o aeroporto de Oakland (OAK) acessível de metrô; e o aeroporto de Minetta San Jose (SJC), acessível via vans. Em Los Angeles, além de LAX, existem aeroportos regionais porém com acesso bem mais complicado, por causa do tamanho da cidade.

Seguro de Viagem

Se você está saindo para uma viagem mais longa com várias escalas, é sempre interessante comprar um seguro de viagem. Procure um seguro que inclua uma compensação para voos cancelados e malas perdidas. Nunca se sabe quando será a hora de usá-lo.

Mala de Mão

Finalmente, sempre leve umas peças essenciais na sua mala de mão. Depois de ficar mais de 24 horas com roupas de inverno (inclusive botas), num calor de 36c em Cartagena, aprendi que uma troca de lingerie, sandália, short e camiseta não pesam nada na mala de mão e podem resolver muitos problemas. Se está indo pro frio, leve lingerie, meias extras e pijama. Um livro ou joguinhos no ipad também ajudam a passar as horas numa escala indesejada ou até encontrar um lugar interessante pra visitar.

O blog Melhores Destinos tem um texto mais técnico sobre direitos do passageiro quando voos são cancelados  nesse link aqui.

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Ligia
8 anos atrás

Oi! Acompanhamos o blog de vcs desde que vínhamos para os EUA como turistas… Agora moramos aqui há 6 meses e continuo adorando o blog com dicas de viagens internas e mais possiveis pra gente agora. No thanksgiving passamos por uma situaçao bem chata em um voo nacional: chegamos no aeroporto com 1h de antecedencia e a fila do despacho de bagagem estava enorme (ja tinhamos feito check-in). Entramos na fila achando que seria como no Brasil, que quando vai se aproximando o horario de fechar o voo eles chamam quem ja está com check-in feito. Não só não chamaram,… Ler Mais »