O que Fazer?

Já pensou em fazer um bate-volta para degustar azeites?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Degustação de vinho todo mundo conhece. Mas só eu sei o quanto procurei por uma degustação de azeites de oliva: um lugar que me ensinasse a entender e apreciar todas as nuances desse óleo extraído da azeitona, que tanta diferença faz quando bem usado. Finalmente encontrei o Il Fiorello e fui fazer o tour com degustação deles.

Onde degustar azeites?

Primeiro tenho que confessar que  não conhecia essa região, apesar dela estar a somente uns 50 minutos, a noroeste da cidade. O Il Fiorello, fica em Fairfield, é um pequeno desvio pra quem vai pra Napa, mas é bem no caminho de quem está indo pra Sacramento, Lake Tahoe ou para o outlet de Vacaville. São campos e mais campos planos, bem verdes, com estradinhas bem estreitas, como no interior. Por várias vezes me senti na Europa.

DSC05366_Fotor
No jardim fica uma prensa antiga. Imaginem como era a produção na época!

DSC05321_Fotor

DSC05367_Fotor

O Il Fiorello, é um negócio familiar, que existe desde 1860 e  já está na 3a geração de administradores; é um dos poucos “mills” ( lugar onde se faz a moagem) existentes na California. Atualmente podem processar até 1000 toneladas de azeitonas por hora. Como existem muito poucos mills aqui, eles acabam processando pra outros 100 produtores. Fiquei sabendo também que durante a ápoca da colheita, eles separam um dia para que todos os produtores locais, do tipo que tem uma oliveira ou duas no jardim, possam ir até lá, processar sua produção e  sair  de lá com seu próprio óleo. Não é muito legal?

No Il Fiorello se plantam 12 tipos de azeitonas ( existem ao redor de 1000 no mundo) a maioria produz deferentes tipos de azeite; mas alguma espécies, trazidas da Europa, tem um produção pequena aqui, então acabam misturadas.

Tour no II Fiorello

O tour pelas instalações dura 2 horas e inclui uma super aula sobre azeitonas e uma degustação de óleos. Sabiam que degustar azeites tem toda uma técnica?  Alguns fatos que adorei saber durante o tour:

  • Azeitonas são frutas e seus caroços são pura madeira. O azeite de oliva nada mais é do que suco de fruta.
  • As árvores produtoras são baixas, por causa da colheita. Sabe aquelas oliveiras enormes que vemos pela  Europa e nas vinícolas aqui? Pois é, não produzem mais nada.
  • Claro que a degustação não é tão sofisticada como vinhos, mas aprender a degustar pode fazer diferença no sabor final e ensinar você a encontrar qual azeite combina melhor com seu paladar.
  • A cor final do azeite não tem nada a ver com a cor da fruta. Ela depende da maturação da fruta quando colhida e tem pouca relação com o sabor do óleo.
  • O tempo entre a colheita e processamento deve ser super rápido, no máximo 24 horas.
  • O azeite de oliva é tao saudável porque é puro óleo de fruta com antioxidantes, que protegem você e o óleo de oxidação.
  • Normalmente as azeitonas ficam maduras no final de outubro até final de janeiro. A colheita deve ser feita nessa época.
  • São necessários 50k de azeitonas pra fazer ¼ de azeite

Para ver a produção, é preciso vir entre outubro e janeiro.Pensei em postar fotos, mas achei que não tinha graça nenhuma mostrar somente as máquinas.

Degustação

O salão de degustação é lindo, todo em madeira com o bar com velas, flores, frutas  e muito verde lá fora.Um ambiente super acolhedor com uma vista daquelas que você passa o dia curtindo.

DSC05349_Fotor

DSC05348_Fotor

DSC05326_Fotor

DSC05336_Fotor

Durante a degustação, experimentei  5 óleos de oliva e um balsâmico ( signature da casa), dos deuses!!!! Dá pra perceber qual óleo é mais forte, o mais suave, o mais picante ou o que tem frutas. Sorte deles não ter uma baguette por perto, senão não ía sobrar nenhuma gotinha!

DSC05394_Fotor

Começamos primeiro com somente os óleos e depois passamos para os óleos com acompanhamentos. Para degustar você deve primeiro colocar a mão sobre a boca do copo para esquentar um pouco o óleo, o que libera os aromas ( como com vinho). Depois, deve cheirar e colocar na boca para verificar o gosto de fruta, suavidade e intensidade . A idéia é sentir que tudo está em equilibrio (você nota a intensidade na garganta), como os 2 primeiros óleos eram mais fortes, eu tossi um pouco depois de experimentá-los.

Os tours acontecem diariamente às 11 horas da manhã e custam $ 20 com degustação. É preciso fazer reserva. Se quiser fazer somente a degustação, não é necessário marcar hora. É só chegar e pagar $ 5, se quiser acompanhar com vinho, o tour custa $15.

Existe também uma escola de culinária no local. Já marquei um curso para a próxima semana.

Il Fiorello Olive Oil Company – 2625 Mankas Corner Road – Fairfield. Ao redor, existem também restaurantes e vinícolas, que pretendo visitar logo logo.

Assinar
Notificar de
guest

1 Comentário
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments