Aqui vai outro assunto também bastante perguntado aqui no blog: os passes econômicos, como o Muni Passport, valem a pena ou não?

Existem 2 passes desse tipo aqui em São Francisco: o SF City Pass e o Muni Passport. Hoje vou tentar explicar o Muni Passaport, que é o mais simples. Tirei uma foto do anúncio, pra ficar mais fácil de visualizar.

Muni Passport

Entenda o Muni Passport

Então, a parte que diz “Muni- includes bus, street car, metro and cable car” significa que o passe inclui os ônibus tradicionais, os bondinhos amarelos e verdes ( como os que existiam bem antigamente no Brasil), o metrô que trafega por baixo das ruas (mas que é diferente do Bart), e finalmente o bondinho típico de São Francisco, o cable car. Eu sei que é bem confuso, eu também precisei de um tempo aqui pra entender.

A foto acima mostra o preço do passaporte e o preço de cada viagem avulsa. Então, pra decidir se vale a pena comprar o passe ou não, é só pegar uma calculadora e começar a  fazer contas.

Pretende conhecer toda a cidade usando transporte público? Quer andar de cable car todos os dias que estiver aqui? Está hospedado no Fusgerman’s Wharf e quer vir badalar na Union Square todo dia? Ou ao contrário, se hospedou na Union Square, mas quer ir ao Fisherman’s Wharf sempre? Compre o passe.

Está de carro, não curte muito entrar nas filas com os locais, não entende inglês ou tem mais que 65 anos? Eu já não acho que compensa.

38 Comentários

  1. Pingback: Cable Car em San Francisco: Como Funciona e como Andar?

  2. Pingback: Tudo o que voce precisa saber sobre o Cable Car ( bondinho de Sāo Francisco) - Hotel California Blog

  3. Pingback: SF City Pass, comprar ou não comprar: eis a questão - Hotel California Blog

  4. Ola,

    Qual a melhor maneira de ir a Sausalito com transporte publico? Que nao seja de barco!

    Obrigada!

  5. Pingback: São Francisco: preciso de carro ou não? | Hotel California Blog

  6. hotelcaliforniablog

    Fernanda, são 3 dias corridos e o passe termina às 11:59 do 3o dia. um bj, M

  7. Fernanda Arraes

    Olá!
    Gostaria de saber se o passe de 3 dias (que, aliás, hoje parece estar custando 23 dólares – rsrs) pode ser usado em dias intercalados ou são necessariamente 3 dias corridos.
    E a validade termina à meia noite, independentemente do horário que foi comprado?
    Obrigada!

  8. hotelcaliforniablog

    Sandra, nosso inverno é bem tranquilo, sem neve. A maioria do tempo é tudo muito normal. um bj, M

  9. Sandra Cordeiro

    Estarei em São Francisco em dezembro, gostaria de saber se existe alguma restrição no transporte durante o inverno por lá.
    PS: Parabéns pelo blog!

  10. Vinícius

    Bom dia!
    Como faço para comprar o Muni para 3 dias? Ficarei na região da Union Square.
    Tenho que comprar pela internet ou no local?

  11. Inês Freitas

    Oi, Maryanne!
    O vale de $27 do MUNI pode ser utilizado para ir até Sausalito?

  12. hotelcaliforniablog

    Oi Thais, o passe é pra turistas,7 é o maximo de dias mesmo. Faça bem as contas antes de comprar vários passes seguidos. um bj, M

  13. Vou ficar um mês na cidade e gostaria de saber qual o melhor passe de transporte para comprar. Vôce saberia dizer se existe algum passe de 30 dias? ou eu teria que comprar um a cada sete dias?

  14. hotelcaliforniablog

    Rodrigo, nao sei bem qual o metro de superficie que vc se refere. São os bondinhos da linha F? bj, M

  15. Mary, o metro se chama BART, os onibus se chamam MUNI e o bondinho Cable Car, ne? E quanto ao Metro na superficie? Como se chama?

  16. hotelcaliforniablog

    Oi Fernando, MUNI éo nome do onibus aqui. Só pra complicar a vida dos turstas. O metro é o BART. um bj, M

  17. Fernando Falcão Henriques

    Oi Maryanne, vou agora em setembro para a California e começo por São Francisco. Vou comprar o passe de 7 dias. Li seu post acima e entrei no site da SFMTA e fiquei em dúvida se posso usar esse passe também para andar de onibus. É o que eles chamam de Muni? Obrigado.

  18. hotelcaliforniablog

    Leandro, apresente o ticket ao cobrador. Essas coisas vc aprende facil, é só fazer a primeira vez. um bj, M

  19. Oi Mariana, tenho uma dúvida de como se utiliza o muni passport após a compra, no ônibus já li aqui que é só apresentar ao motorista, e no metrô ? tem que trocar por um ticket antes para passar na catraca ? Ou apresenta a alguém ? E no bonde ? Obrigado pela ajuda ……

  20. hotelcaliforniablog

    Oi Mariana, vc pode pegar o bondinho F, que vai passar no Civic center e no Embarcadero. bj, M

  21. hotelcaliforniablog

    Oi Naico, onibus é melhor pra vc. O bondinho ( cable car) só tem 3 linhas e nao vai pra esse lado da cidade. bj, M

  22. Mariana Furtado

    Adorei o seu blog, Maryanne!! Estou preparando um roteiro de 1 dia, infelizmente, em São Francisco e estou aproveitando todas as suas dicas!! Você ainda mora em São Francisco? Estou com uma dúvida enorme e não estou conseguindo informações, vc poderia me ajudar?
    Tem alguma linha de “muni” que saia do Embarcadero Ferry terminal e passe no Civic Center? A orla que vai do pier 39 até o Embarcadero Ferry terminal passa ônibus nos dois sentidos? Agradeço desde já!!

  23. Naico Líneque

    Vou morar em São Francisco por seis meses em intercâmbio. Vou ficar em casa de família no bairro Ingleside e terei que cruzar a cidade todos os dias até a escola que fica no Russian Hill. Qual a melhor opção de transporte? Ônibus e/ou bondinho?

  24. hotelcaliforniablog

    Vc mora em São Francisco? O Clipper é para residentes. um bj, M

  25. Como eu faço para comprar o passe mensal? Ouvi falar sobre o Clipper, mas não entendi direito o que é… Você pode me explicar?
    Já agradeço antecipadamente!

  26. Simone Golin

    Completando…. usamos o BART para ir do aeroporto para o hotel. Muito bom o transporte, mas acho que poderia ser feito um post para explicar como funciona o cartão, passamos a maior saia justa, descobrimos depois que era um cartão com créditos (alguns já tinham jogado fora), depois na volta ao aeroporto usamos os cartões para entrar, mas não conseguimos sair na estação do aeroporto, parece que você paga qto usa.
    Muito confuso!!!

  27. Simone Golin

    Usamos o passe de 3 dias, foi muito útil a dica. conseguimos nos deslocar por vários pontos de São Francisco com o “ônibus elétrico” e conhecemos o Cable Car.
    Muito fácil!!!

  28. hotelcaliforniablog

    Giselle, o passe começa a valer no primeiro dia de uso. bj

  29. Oi pessoal, alguém sabe me informar se o passe começa a valer no dia em que foi comprado ou se pode começar no dia seguinte? Por exemplo, chego em SF numa sexta e vou embora na terça, por isso, gostaria de um passe de 3 dias, mas já queria comprá-lo já na sexta.. Obrigada..

  30. hotelcaliforniablog

    Thanks pelas noticias inloco Miguel.

  31. Miguel Sanchis

    O metro e o mesmo que BART. Tambem fazia confusao. A MUNI sao os onibus, os troles e o bondinho. O passaporte de 27$ da direito a todos do MUNI (ou seja, o transporte local), ao BART nao. Como “paguei mico” para descer do onibus, ai vao algumas dicas. Para pedir a descida e na cordinha como no Brasil (sobe pela frente). Para descer (meio) a porta tem um sensor de presenca e so abre se tu se aproximar dela(depois da lista amarela). Nao sabia e fiquei ali plantado esperando. Outra: o meio fio pintado de vermelho indica que ali para o bus. Se nao tiver casinha de ponto, uma lista amarela no poste indica que ali e o ponto (parada como se diz no RS). Ok?

  32. Miguel Sanchis

    Estou a passeio em SF e acabei de descer de um trole com o passaporte da MUNI. Excelente. Alem dos 27$ recomendo gastar mais 3$ e comprar junto o mapa completo com todas as linhas. Nao tem complicacao, e so apresentar para o motorista e ta valendo. Muito bom.

  33. Vc pode comprar na estacao de Muni/Bart ou no Walgreens,onde comprei o meu!
    Axo que tem na maioria dos Walgreens!
    Tem um mensal tambem que custa 62 dolares,ilimitado pra MUNI e 72 dolares Muni/Bart

  34. Excelente post.

    Como se faz para comprar o Muni?

    Eduardo

Deixe um comentário