Dicas Práticas

O que fecha na California durante o shutdown?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Preocupado com os seus planos de visitar o Yosemite e San Francisco nas próximas semana? Nesse post eu vou contar o que fecha durante o shutdown na California e como o Trump consegue atrapalhar até os seus planos de viagem.

O que está acontecendo ?

Para explicar de forma bem simples, Trump decretou um “shutdown” ( fechamento em português), de 1/4 dos serviços do governo, desde o dia 22 de dezembro de 2018. Isso quer dizer que 1/4 dos funcionários públicos podem continuar a trabalhar, no entanto, não vão receber por isso. Em curtos shutdowns os serviços acabam não sendo muito afetados. Mas esse não só promete ser longo, como parece sem nenhuma perspectiva de resolução próxima. Isso significa que parques e outros pontos turísticos administrados pelo governo podem fechar ou diminuir muito sua capacidade de receber turistas nas próximas semanas.

O motivo disso é uma guerra pessoal de Trump contra todos do governo ( inclusive do próprio partido) que negaram aprovação da verba para construir o famoso muro ao longo da fronteira com o Mexico. Lembram que durante a campanha ele afirmava que obrigaria o México a pagar pelo muro? Trump decretou o shutdown com o intuito de forçar a aprovação da verba para o seu muro. Ele espera que o Congresso e Senado sintam-se pressionados pela população, já que tantos americanos estão sendo prejudicados pelo shutdown.

O que fecha no Yosemite?

Por enquanto o Yosemite foi o lugar mais afetado e com maiores restrições. O parque é muito grande e como resultado várias áreas estão sem funcionários ou fechadas. Aqui vão as principais informações sobre o que fecha durante o shutdown, atualizadas hoje. Importante: o site do parque não está sendo atualizado. O melhor é seguir o twitter @YosemiteNPS

o que fecha no shutdown
  • Os restaurantes , hoteis, lojas, shuttles e postos de gasolina continuam operando normalmente até segunda ordem. As estradas abertas durante o inverno continuam abertas. A linda Tioga Road e Glacier Point Road ( que para mim é a estrada mais bonita do parque) estão fechadas nessa época e normalmente reabrem só em Maio.
  • As seguintes áreas estão fechadas: Mariposa Grove, Tuolumne Grove, Merced Grove (com toda a área das sequóias) , as áreas de camping de Hetch Hetchy, Wawona e Hodgdon Meadow e as trilhas Mist and John Muir.
  • Restrições na entrada Sul ( Wawona Road/ Highway 41), onde somente é permitida a entrada de pessoas com reservas para acampamentos ou hotéis entre 9 e 6 da tarde. Todos os outros devem prosseguir para a entrada pela HW 140.
  • Banheiros e remoção de lixo são problemas. A administração do parque está pedindo para que os visitantes parem para usar o banheiro antes de entrar no parque, para diminuir o movimento. Os serviços estão em funcionamento, porém limitados. Também há pedidos para os visitantes ajudarem a recolher o lixo. Lembrem-se que lixo de comida atrai ursos e há limitação de polícia no parque para controlá-los.
  • Essas informações são de domingo, dia 6/1 e podem mudar a qualquer momento.
o que fecha no shutdown

O que fecha em San Francisco

Infelizmente San Francisco não conseguiu escapar e muita coisa fecha durantes o shutdown. Aqui vai uma lista atualizada do que está fechado e do que pode vir a fechar enquanto durar o shutdown.

  • Muir Woods está fechado a partir de 2a feira, dia 7 de janeiro, sem previsão de reabertura. Todas as entradas serão reembolsadas, assim como o estacionamento.
  • Fort Point está fechado
  • Os tours diurnos em Alcatraz continuam funcionando, mas os tours noturnos não estão acontecendo. Todas as pessoas que já compraram tickets receberão o dinheiro de volta.
  • Hyde Street Park e o Municipal Pier no Fisherman’s Wharf estão fechados.
  • Ocean Beach, Crissy Field, Lands End, Marin Headlands e Alcatraz ( diurno) ainda estão abertos, mas podem fechar a qualquer momento.
o que fecha no shutdown

Como atualizar as informações sobre o shutdown ?

As informações podem mudar todos os dias ou a qualquer momento. Nesse caso é muito difícil prever o desfecho da história porque estamos falando de uma pessoa como o Trump. Num shutdown normal, o governo se esforça para resolver tudo da forma mais rápida possível, afinal são 800.000 funcionários públicos sem receber salário. Mas no caso do Trump, amanhã ele pode acordar e decidir colaborar para resolver o problema ou pode continuar fazendo birra até algo mais sério acontecer. Vamos aguardar. Vou postar updates diários aqui e no stories do @hotelcaliforniablog.

Atualização 8/1

A partir de amanhã o Joshua Tree National Park estará fechado. Com a ausência dos guardas, turistas estragaram várias partes do parque.

Várias partes do Death Valley também fecharam. vamos aguardar o pronunciamento do presidente essa noite.

Atualização 25/1

Shutdown terminado – Todos os parques devem voltar a funcionar normalmente até amanhã. Entretanto, Trump afirmou que vai continuar as negociações para liberar a verba até o dia 15/2. Se nada for resolvido até lá, ele ameaçou um novo shutdown. Pessoalmente acho difícil ele optar por novo shutdown. Será muito ruim para a imagem, já desgastada, dele.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments