O que Fazer?

Onde ver baleias em São Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Ontem saiu no jornal local, o SF Chonicle, uma reportagem contando que nunca apareceram tantas baleias por aqui, como nas últimas semanas. Certamente, essa é a melhor época para avistá-las. Se você vem pra região entre agora e a metade de outubro, tá aí um programa diferente. Vamos saber mais?

ver baleias em São Francisco

Um espetáculo de barbatanas

O golfo dos Farallones National Marine Sanctuary, fica apenas 15 milhas ( 24 km) a oeste da Golden Gate. Lá é possível avistar grupos de baleias jubartes e outros animais, principalmente nessa época. Numa visita realizada durante a semana passada, foram avistadas 55 baleias jubartes, 4 orcas, 25 tominhas, 4 fin whales ( não encontrei a tradução) , além de inúmeros leões marinhos. Já pensou que festa para fotográfos, crianças e apaixonados pelo mar?

Como se isso não fosse o suficiente, ainda foram vistos papagaios do mar, gaivotas, corvos marinhos e inúmeros outras espécies de pássaros.

Onde ver baleias em São Francisco

O Golfo de Farallones National Marine Sanctuary é um ecosistema super rico em nutrientes e com peixes em abundância. Por esse motivo, atrai milhares de animais maiores durante o verão, que vão até lá para comer e se reproduzir. Para vocês terem uma idéia, pesquisadores catalogaram até hoje, 36 espécies de mamíferos marinhos, incluindo 18 tipos de baleias e golfinhos, que estão sempre por lé nessa época.

Além disso, o lugar tem a maior quantidade de aves marinhos nos Estados Unidos continental e as praias locais são lotadas de leões marinhos.

ver baleias em São Francisco

Leis federais protegem os animais e é preciso manter a distância de 300 metros das baleias. Por isso é importante não esquecer de levar binóculo e uma bela lente para fotografar. Entretanto, o que acontece muitas vezes é que as próprias baleias se aproximam do barco durante a navegação, permitindo observá-las de muito perto.

Na parte oeste do golfo, a plataforma continental cai de 60 metros para quase 1 km. Nessa zona é possível ver ainda mais animais.

Como chegar no local onde se avistam as baleias?

A empresa que leva você para ver baleias em São Francisco é a Oceanic Society, o tour para Farralon islands está descrito aqui.

Os passeios saem às 8 da manhã aos sábados e domingos, do Marina Green, em São Francisco e custam U$ 135 por pessoa. É preciso fazer reserva. O passeio dura 8 horas e o barco leva até 48 passageiros e a idade mínima é 10 anos. O mar normalmente está mais calmo no final do verão e início do outono, quando é mais fácil avistar baleias jubarte, baleias azul e inúmeros pássaros.

Cada barco leva um biólogo que vai ajudar a identificar a localizar as baleias e identificar os peixes e pássaros. Durante o caminho, ele vai contando histórias e falando do local. Isso sempre ajuda a aprender mais e despertar a curiosidade dos pequenos.

A empresa se gaba de nunca ter feito um passeio nos últimos 4 anos, onde não tivesse avistado uma baleia. Diz ainda que essa região é a melhor e mais especial da California para esse fim.

Outros detalhes: não esqueça de levar casacos, chapéu e protetor solar, além da sua própria comida. O barco sai com sol ou com chuva. Embora eles não falem sobre isso, se eu fosse você, levava também um Dramim.

Esse passeio deve ser sensacional, infelizmente eu fico de enjoada só de pensar em entrar nesse barco, mas espero que vocês aproveitem a dica e vejam muitos animais!

Se você gosta de baleias e golfinhos, pode gostar de conhecer o Marina Mammal Center, em Sausalito.

Assinar
Notificar de
guest

1 Comentário
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Natalie Soares
4 anos atrás

Oi, Mary. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie