A ponte Golden Gate é sem dúvida nenhuma o símbolo mais importante da cidade e todo mundo cai de amores quando dá de cara com ela. Mas a outra coisa que também arranca suspiros e faz sonhar, são as casinhas Vitorianas da cidade. Ja falei um pouco delas nesse post aqui, e hoje vou contar como identificar cada estilo, dentre os 3 mais marcantes em São Francisco.
As casas vitorianas de São Francisco
As casas Vitorianas (o termo vem da época da Rainha Victoria da Inglaterra) foram construídas entre 1837-1910. Uma característica marcante em todas elas é o trabalho em madeira e o fato de ser um pouco “over”, sempre com muitos detalhes, ferro e arcos. As cores típicas das Vitorianas são as pasteis ( nos Estados Unidos chamamos de “ice cream colors”) e é muito comum que a casa tenha 2 ou 3 cores.
3 estilos marcantes na cidade
Italianate (1850-1890)
Essas casas tem o telhado reto com grossos suportes e janelas finas e altas com tetos arredondados, uma varandinha e uma janela envidraçada. Muitas vezes parece com um prédio construído com pedras. É um estilo bem mais simples das que vieram depois. Podemos ver casas desse estilo nas 1717 Webster Street e 2066 Pine Street. A casa da foto abaixo fica na 807 Franklin Street.
Stick (1860-1890)
Maior caracrterística é ter janelas retas com finos pedaços de madeira aplicados nas laterais ( daí o nome “stick), que servem como decoração. É um estilo que nasceu simples e foi ganhando detalhes ao longo do tempo, quando a madeira usada como decoração foi ficando cada vez mais trabalhada. A cidade de São Francisco tem o maior número desse estilo de casa no mundo.
As casas abaixo ficam na 2005 Pine Street e 1382 Hayes Street
Queen Anne – Rainha Ana (1880 – 1910)
Provavelmente o estio mais conhecido da cidade, apesar de não ser o mais numeroso; parece casa de filme e é cheio de detalhes. As casas estilo Rainha Ana reunem vários estilos em um só. O jeito mais fácil de identificá-las ( fora o overdose de detalhes) é o frontão trabalhado no alto de cada uma e o telhado em V invertido. Muitas desssas casas mudaram de estilo depois de uma reforma e guardaram características dos estilos anteriores. Um detalhe engraçado é que na época eles achavam que nenhuma superfície podia ficar sem decoração, por isso o excesso de ornamentos.
Essas casas tem ainda a fachada com vários elementos, torre, janelas panorâmicas e vitral. O exemplo mais famoso são as Painted Ladies, da Alamo square. Muitas cores e muitos detalhes. Já pensou em morar em uma delas? Uma das casas foi vendida em 2014 por 3.1 milhões de dólares, quase 1 milhão a menos do que o preço pedido. Um dos motivos que levou os antigos donos a vender a casa foi a total falta de privacidade. Tinha gente tirando foto 24 horas por dia, todos os dias do ano.