Semana passada fomos para o Sudeste da California assistir o campeonato de tênis em Indian Wells, cidade que fica ao lado de Palm Springs. Aproveitamos e fomos conhecer o Joshua Tree National Park, um dos incríveis parques nacionais americanos. Esse fica no deserto, no sudeste da California, em direção aos estados de Nevada e Arizona. Vou contar tudinho nesse post aqui.
O deserto na California
Por incrível que pareça, a California não vive só da beleza da Golden Gate, dos vinhos de Napa e das praias de Los Angeles. O interior do estado abriga uma área grande de deserto, com 5 parques nacionais dentro deles; o Death Valley National Park, o lugar mais quente do mundo ( 54C, medidos em 1913), Anza-Borrego, o maior parque nacional do estado, que é lotado de flores silvestres, o Mojave National Preserve, cheio de dunas e vulcões sem atividade, o Red Rock Canyon State Park e o Joshua Tree National Park, com seus pedregulhos e plantas que te fazem imaginar se a Lua está mesmo tão distante da gente.
A maior cidade na região é Palm Springs fica uns 45 minutos do Joshua Tree National Park; um oásis ( literalmente), cheia de clubes de golf com grama verdísssima, quadras de tênis, piscinas e muita gente com muito dinheiro, que escolhe a região para se aposentar e viver tomando sol, na beira das piscinas. O Coachella Valley, onde todos os anos acontece o Coachella Valley Music and Arts Festival, fica à meia hora de distância de Palm Springs.
Apesar dessa rota estar fora do radar dos estrangeiros, é bastante visitada pelos americanos e como todo bom parque nacional, super bem sinalizada e fácil de visitar.
Palm Springs
Palm Springs junto com Palm Desert, Rancho Mirage e Indian Wells são os lugares com hotéis, restaurantes e alguma vida noturna. Não espere encontrar muita atividade por lá fora dos grandes eventos como o festival de música ou o campeonato de tênis. O deserto é um lugar para descansar, passear e recuperar energia. São varios resorts sofisticados, com piscina e esportes. Usamos a cidade de base pra explorar a região e visitar o Joshua Tree National Park. Ficamos num hotel pra lá de ruim, por isso, indico somente as redes mais conhecidas como Marriot e Hilton. Não arrisque.
Joshua Tree National Park
São 45 minutos de carro de Palm Springs até a entrada do parque, com uma vegetação de cair o queixo. Nos primeiros 10 minutos dentro do carro paramos tanto pra tirar foto que me perguntei se chegaríamos ao parque no mesmo dia. Além das montanhas de pedras e montanhas nevadas, passamos por uma serra, cidadezinhas perdidas e paisagens cada vez mais intrigantes, com casas de barro coloridas, cercas e muita terra. Claro que a nossa idéia de chegar no parque cedo para evitar o sol forte não funcionou. Adivinhem que horas chegamos na entrada do parque? Acertou se pensou meio-dia em ponto. 🙂
Recomendo muito que você pare no Visitor Center pra pegar um mapa ( não existe recepção de celular dentro do parque, portanto não tem waze ou google maps) e entender o que quer ver e quanto tempo vai precisar. Os atendentes tem uma super boa vontade e as filas andam rápido. Também aproveite para pagar a entrada do parque ( $25) para que não precise ficar na fila no portão de entrada mais a frente e reforçar seu estoque de bebida, sanduíche e barrinhas de energia. A temperatura média no dia que estive lá era de uns 30C com 16% de umidade. É brutal!
Vegetação no Joshua Tree National Park
O parque fica numa área onde o Mojave Desert e a parte baixa do deserto do Colorado se encontram o que resulta numa flora diferente, com a Joshua Trees, que dão nome ao parque. Essa árvore incrível, é chamada de árvore da vida. Ela precisa se auto destruir para sobreviver, abriga e dá comida aos passáros e repteis e passáros,ao mesmo tempo e depois de morta; e ainda vive por 150 anos. Se você avistar as Joshua Trees, é porque está no Mojave Desert. Vi muitas delas na área que visitei, aliás estavam por todos os lados.
Além das árvores, vi muitas flores, e entendi o que é o deserto numa das placas que vi pelo caminho. Numa tradução livre, o texto dizia que “desertos não são desertos, mas são sim, cheios de vida. Insetos, anfíbios, passáros,repteis e mamíferos; algas, fungos, cactus, flores, arbustos e árvores; todos adaptados pra conservar água e lidar com os extremos de temperatura, escapar dos predadores e sobreviver ao sol, vento e chuvas torrenciais. A inteligência das plantas e animais em desenvolver formas de conservar água e sobreviver, vai te surpreender. Para viver no deserto, sobrevivência é uma arte.”
Ao ver a beleza, variedade e força da vida naquele ambiente super inóspito, entendi de onde vem toda aquela força e entendi que o deserto é um dos lugares mais vivos do planeta. Uma sensação incrível!
O que fazer no Joshua Tree National Park
Existem várias trilhas marcadas no mapa, com as indicações de distância e dificuldade. É só parar o carro onde quiser e sair caminhando. Saímos algumas vezes, mas é super cansativo. Da primeira vez, demos uma volta grande de quase 1 hora, pulando pedras, subindo e descendo morrinhos de areia a pedra. Quando voltamos pro carro é que sentimos o calor e o cansaço. Esse é um dos perigos, porque apesar da temperatura alta, a umidade é muito baixa, então você não sua e não percebe que está ficando desidratado. Aliás, vi vários carrinhos de bebê nas trilhas e não posso imaginar loucura maior.
Além de andar por lá, dá pra acampar, escalar pedras e fazer hiking. Tudo vai depender sa dua forma física e do tempo que tem. Existem algumas pedras com formatos mais interessantes, que estão todas marcadas no mapa que recebe na entrada. Verifique o site do parque antes de ir, existem 12 trilhas que podem ser encontradas aqui e até trilhas de um dia inteiro.
Nós passamos umas 3 horas no parque e achei que valeu muito. Como minha primeira experiência no deserto, fiquei muito, muito impressionada com a vegetação e tudo o que vi e aprendi por ali. Recomendo muito, afinal são 2 horas e meia de LA até lá.
Quando ir?
Por razões óbvias, qualquer estação fora do inverno é melhor para ir até lá. As épocas mais cheias são entre Outubro e Maio. A temperatura naprimavera varia entre 29C e 10C. Nem me passaria pela cabeça visitar o local no verão, onde a temperatura chega fácil nos 40C.
Onde comer
Saímos do parque morrendo de fome e de sede e encontramos um ótimo restaurante local, ao lado do Visitor Center. O Country Kitchen Home Cooki’n servi aum cardápio tipicamente americano, com a dona e sua família servindo as mesas, com preços honestos e comida ótima. Comi um omelete e p Paulo um hamburger todo incrementado e até tomei um milk shake. Tudo isso por $ 35. Super dica!
Programe sua viagem
Como chegar:
6554 Park Boulevard, Joshua Tree, CA 92252.
Preço: $ 25 por carro
Não esqueça de levar muita água, petiscos, protetor solar e chapéu. Se organize antes de entrar, porque não tem serviço de celular dentro do parque.
Ainda tivemos a maior sorte, porque era noite de lua cheia e a lua cheia no deserto é uma coisa de louco! #semfiltro
Gostaria de saber o nome do Hotel que vocês ficaram em Palm Springs e não recomendam. Não queria parar lá durante minha viagem…. Obrigado.
Ahh que sds da California. Estive aí quando criança e nunca mais voltei, preciso urgente! Até porque não cheguei a conhecer o deserto, acredita?
Bom saber que tem um blog repleto de dicas da região.
Abs.
Que delícia de primeira experiência no deserto, o próximo tem que ser o Death Valley, hein? Nós amamos o Joshua Tree, e passamos um frio tão grande que o Gu (teimoso!) treme só de lembrar. Você não chegou a subir no teleférico de Palm Springs? É lindo! E falando em lindo, que lua!!!
Beijos
Tenho que confessar que quando vi que é o lugar mais quente do mundo, é porque quem fez esse levantamento não esteve em Bangu, no Rio. hahahaha
Uma dúvida, eu não dirigo….é possível chegar lá de ônibus?
A California é um espetáculo! Cada cenário mais lindo que o outro, tudo surpreende! Não vejo a hora de conhecer essa região!
Que coisa absurdamente linda!!! E vem cá, parece viagem minha (talvez seja), mas o Joshua Tree do U2 tem alguma relação com o nome desse parque ou nem? /perdida
Que lugar lindo!! Já anotei a dica para quando for para esses lados.
As fotos estão ótimas!
Um roteiro saindo do básico! Muito legal mesmo! As trilhas também me deixaram com uma vontadeeeee! Lindas fotos é excelente post!
Passeio diferente do padrão, mas eu particularmente gosto muito desse tipo de passeio.
As fotos ficam excelentes e o lugar é muito bonito. Ótimo artigo! Abraço!
Adorei o post e as fotos, pena que no parque não pega Internet. Não dá nem pra fazer uma Live. rsrsrs
Que show de post! Simplesmente maravilhoso. As fotos me deixaram com vontade de conhecer. Um passeio totalmente diferente. Parabéns pelo post!
Essas paisagens da Califórnia são um espetáculo a parte! Mesmo com essa cara meio árida, tudo é lindo. Essa foto da lua cheia matou a pau. Adorei!