Napa

7 dicas para planejar sua viagem a Napa Valley

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como começar a planejar sua viagem a Napa Valley? Este post explica tudo o que precisa de saber!

planejar sua viagem a Napa Valley

Uma viagem para degustar os vinhos do Napa Valley precisa de organização para ser bem aproveitada. A maior pergunta sempre de quem procura planejar sua viagem a Napa Valley é “que vinícolas visitar?” Mas, pra escolher as vinícolas certas, acho importante considerar esses pontos abaixo. Uma vez que você tenha as respostas, fica bem mais fácil decidir e acertar 100% na sua visita ao Vale de Napa.

Como planejar sua viagem a Napa Valley

Onde ir no Vale?

Quando as pessoas falam Napa, parece que é só uma cidade e que o lugar a ser visitado é pequeno. Mas, Napa é só uma das cidades no Napa Valley, que tem 40km de comprimento por 8km de largura.

As outras cidades do vale são Yountville, St Helena e Calistoga. Entre Yountville e St Helena, existem 2 vilas, chamadas Oakville e Rutherford. Cada uma das cidades tem suas próprias características.

Napa é maior e menos charmosa e Yountville parece um cenário de filme, cheia de hotéis e restaurantes famosos. Já St Helena tem lojinhas lindas e caras e é cercada de vinícolas por todos os lados. Calistoga é bem mais tranquila e ainda guarda um ar de faroeste, mas tem vinícolas lindas, que são mais simples e super escondidas.

Veja nosso vídeo com a descrição das cidades, que ajuda a planejar sua viagem a Napa Valley:

Quanto tempo preciso?

Se essa é sua primeira visita à uma região produtora de vinhos, um dia é suficiente; se você curte ou se já visitou outras regiões e gosta de degustações um dia super bem planejado pode ser bom.

Agora, se você gosta, curte e sabe que aguenta várias degustações por dia, pode pensar em ficar mais tempo, pois são mais de 400 vinícolas pra escolher.

Se sua visita for de um dia somente, é melhor se concentrar numa região específica, por exemplo, não vá de Napa até Calistoga, fique por St Helena somente, como o Ricardo Freire fez aqui.

Se tiver mais tempo, dá pra programar vinícolas mais distantes. A região fica a uns 90 minutos do centro de São Francisco e um bate-volta sempre é uma opção.

Já se der pra ficar mais tempo, vale a pena combinar vinícolas em regiões diferentes, pois os vinhos também serão diferentes. Outra coisa que também gosto de fazer é misturar vinícolas com distintos tipos de arquitetura, como uma moderna, outra mais rústica e outra mais sofisticada. Dá sempre a sensação de ter visto mais.

ceu napa

Dá pra beber e dirigir?

Definitivamente, esse é um grande risco, mas cabe a você decidir. O limite de alcool no sangue aqui, é 0.08, ou um pouco mais que meia taça de vinho. Se a polícia te parar, todo o prazer da sua viagem vai terminar, porque vai ter que chamar advogado, pagar multa etc etc.

Escrevi um post sobre isso aqui, mas nunca é demais avisar que aqui não tem jeitinho. É dor de cabeça na certa. Você e seu grupo vão se organizar pra ter sempre alguém sóbrio pra ir de um ponto ao outro?

Pense nisso com carinho. Do contrário, pense em alguma alternativa.

Como são os vinhos da região?

Os vinhos famosos em Napa são os Cabernets. Tenha em mente que esse tipo de vinho é mais encorpado e mais pesado. Claro que existem também os Pinots, Chardonnay e os espumantes, além de Zinfandel e Shirah.

Mas é uma informação importante pra um bebedor de Pinot, por exemplo, que vai ficar decepcionado com os vinhos do vale e também para saber se você vai querer mesmo fazer várias degustações de uma uva, que não curte tanto.

vinho napa

As crianças vão aproveitar?

Não deixe de ir pra Napa por achar que as crianças vão passar um dia chato. Só não vai dar pra fazer um tour para ver a produção, já que elas não podem entrar nessa área da vinícolas.

Mas dá pra passear pelas vinícolas, brincar nos jardins, fazer picnic e explorar lugares com lagos e árvores. É só escolher as vinícolas certas.

napa castel

Quanto vou gastar por dia?

As vinícolas não cobram pelas visitas, somente pelos tours e pelas degustações. Isso quer dizer que dá pra passar o dia inteiro só passeando, sem gastar nada. Claro que os preços variam muito, mas uma taça de vinho começa ao redor de $8 e pode chegar a $60 ou mais.

As degustações, que incluem por volta de 4 vinhos, começam em $20 e os tours para conhecer a produção custam a partir de $30. Sempre é possível dividir uma degustação entre quantas pessoas você quiser, mas o preço do tour é sempre por pessoa.

Qual o melhor lugar pra dormir?

Depende totalmente de quanto você quer gastar. Para uma hospedagem honesta e sem luxos, os hotéis, em Napa, ao longo da HW 29 são os melhores. Para luxo e sofisticação, seu lugar é Yountville, Rutherford ou Calistoga.

Assinar
Notificar de
guest

39 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Marcia Oliveira
4 anos atrás

Louca pra provar os vinhos!

juliana
juliana
6 anos atrás

Maryanne, vou a NApa inicio de outubro e vou ficar 2dias, eu estarei de carro, mas queria uma dica se não tem como eu fazer um passeio que alguém nos levasse para que eu e meu esposo possamos tomar vinho juntos.

blog Eu no Mundo
7 anos atrás

Simplesmente sensacional…. Parabéns pelo artigo!!!!

Pedro Henriques
7 anos atrás

Que artigo interessante, não conhecia esta região de Napa! Eu como sou um apaixonado por regiões vinhateiras este destino vai ficar na minha bucket list. Obrigado pela partilha.

Fábio Junior Alves
7 anos atrás

Adorei o post, ontem mesmo assisti ao filme – “Sideways”- que falava justamente de uma competição de vinhos na Europa em que os californianos ganharam pela primeira vez dos tradicionais franceses! Agora que cheguei em sua matéria estou contando os dias para conhecer tudo por lá!

Diego Arena
Diego Arena
7 anos atrás

Uallll, não sabia que eram tantas vinícolas assim… não conheço quase nenhuma.
Ótimas dicas!

Analuiza (Espiando Pelo Mundo)

Olá! Ótimas informações sobre Napa Valley! Eu particularmente adoro os Cabernets então me entenderia muito bem com a região! 🙂 Além de bons vinhos, belas paisagens! Gostei! bj

Gê Azevedo
Gê Azevedo
7 anos atrás

Uau! 400 vinícolas! Não fazia ideia de que eram tantas assim!
Muito bem explicado o seu post!

Dalila Barakat
7 anos atrás

Post super explicativo e didático, amei as dicas! Valeu.

Keul Fortes
7 anos atrás

Excelente dicas! O post está muito completo. Obrigada pelos detalhes. Parabéns pelo artigo!

Helin
Helin
7 anos atrás

Excelente as dicas! Aprendi demais com o vídeoe mal posso esperar pra ver o próximo!

Christian Gutierrez
7 anos atrás

Muito legal as suas dicas para ir ao Napa, bem ilustrativas e ajudem bem a gente a montar um roteiro.

Francisco Piazenski
7 anos atrás

Ótimo post, essa região de Napa Valley deve ser fantástica, só pelas fotos fiquei com vontade de conhecer e desfrutar de um ótimo vinho!

Zudi Dadalt
Zudi Dadalt
7 anos atrás

Ótimo post, apresentou bem a região para mim, que sempre ouvi falar mas nunca tinha lido nada. O vídeo bem bacana, mostra com as cidades são lindas mesmo.

Fran Agnoletto
7 anos atrás

Já fomos duas vezes para a California e nunca conseguimos visitar a região. Eu amo esse tipo de programa e super concordo que as crianças podem se divertir muito.
Nós frequentamos vinícolas com frequência com o pequeno e toda família se diverte.
Quando o projeto Napa Valley sair do papel eu volto aqui para pegar mais dicas.

Márcia Silveira Pessoa
7 anos atrás

Maryanne,
Muito bom o post. Sou apaixonada por vinhos e vinícolas e tudo que envolve enoturismo! Essas dicas são ótimas e o Napa Valley é um dos nossos destinos de sonhos, meu e de meu marido!
Beijos

Matheus Crespo
7 anos atrás

Coisa mais linda deve ser esse vale. Muito bacana as dicas, tendo um bom planejamento realmente a viagem é melhor aproveitada. Amei as fotos

Mirella Peixoto
7 anos atrás

Eu acho que a melhor opção é contratar seus serviços, a melhor guia de Napa que alguém pode desejar 😉
Saudades de você e das minhas visitinhas a SFo.
bjks

Ana Flores
7 anos atrás

Atualmente tenho visto tanto sobre o Napa Valley que a vontade de conhecer a região só aumenta 🙂

Nana
7 anos atrás

Napa Valley ta super na minha lista de lugares pra conhecer! adorei as dicas. e fora as viniculas, o visual é maravilhoso !!