Napa

Guia para 24 horas em Calistoga

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Calistoga, pra quem quer ir um pouco além.

Calistoga

O Vale de Napa é composto pelas cidades de Napa, Yountville, St Helena e Calistoga, além das vilas de Rutherford e Oakville.

A distância entre Napa (primeira cidade de Vale) e Calistoga (última cidade) é 45km. Por isso, Calistoga fica um pouco distante e fora de mão pra quem vai só passar o dia no Vale, mas é uma ótima opção pra quem tem uma noite pra ficar por lá.

mapa napa valley

Por ser mais distante, o centrinho de Calistoga é bem menos badalado e o espírito mais sofisticado do Vale ainda não chegou lá. Por outro lado, os hotéis são bárbaros e as vinícolas mais tranquilas com degustações mais em conta.

O que fazer em Calistoga?

Saia do circuito básico, das vinícolas Castello di Amorosa, Sterling e Chateau Montelena. O Castello é uma vinícola conhecida como “a Disney do Vale”, sem nenhum vinho de destaque. A Sterling oferece um passeio de teleférico super estimado e o Chateau Montelena, já viu dias de safras bem melhores.

Ao invés, explore o centro da cidade, ainda com cara de faroeste e as estradinhas estreitas de terra. Entre nos vinhedos fingindo estar perdido e descubra pequenas vinícolas onde você vai poder fazer picnics e degustações em jardins floridos e antigos bancos de madeira. Quer saber onde?

O centro de Calistoga

Estive em Calistoga em 2013 e fiz esse post aqui. De lá pra cá, pouca coisa mudou na avenida principal da cidade. Os lugares para tomar café da manhã são rústicos e é muito fácil encontrar menús com opções mais reforçadas como ovos com bacon ou panquecas. Foi isso que fizemos no Cafe Sarafornia, o breakfast mais famoso da cidade, porém nada fotogênico 🙂

De lá saia à pé ou de bicicleta para conhecer os lugares mais antigos, como a prefeitura e todo o centrinho.

Calistoga

As vinícolas

Frank Family Vineyards

Escondida ao longo da Silverado Trail, essa vinícola é uma das mais antigas do Vale e foi construída em 1884 e reformada em 1906. O prédio de pedras é típico das vinícolas antigas da California. Não tivemos tempo de fazer o tour por ele, mas parece ser bastante interessante.

Calistoga

O vinhos mais conhecido da Frank Family Vineyards é o Reserve Cabernet Sauvignon, que fica nos barris por 2 anos e meio. Além claro, dos clássicos da região como o Chardonnay, Pinot Noir e Petite Syrah.

Quando estivemos lá, num domingo ensolarado, encontramos a vinícola quase vazia, e curtimos muito as mesas de picnic, em baixo de árvores gigantescas, de mais de 100 anos de idade.

Calistoga

A degustação

Fizemos um Premium Tasting, que custou $30 e incluiu 4 vinhos:

  1. 2013 Carneros Reserve Chardonnay,
  2. 2014 Carneros Reserve Pinot Noir,
  3. 2013 Reserve Chiles Valley Zinfandel e
  4. 2013 Rutherford Reserve Cabernet Sauvignon.

Todos vinhos na faixa de $65 a garrafa.

Calistoga

Super recomendo o lugar, a vinícola e os vinhos. Lugar super de paz!

Bennett Lane Winery

Calistoga

A outra vinícola que descobrimos era tão escondida, que procurar por ela, foi quase tão bom quanto encontrá-la. A propriedade vizinha é linda e deserta e conseguimos tirar fotos ótimas lá.

Bennett Lane Winery tem um dos jardins mais bonitos que já vi em Napa e me lembrou muito a Itália. Depois de pesquisar mais sobre a vinícola, descobri que seus donos se apaixonaram por vinho depois de uma viagem pela Itália e quiseram trazer um pedacinho dela para Calistoga. Estão de parabéns, porque conseguiram um resultado perfeito.

Calistoga

Os vinhos dessa pequena vinícola são vendidos em poucos lugares e restaurantes. O ideal é degustar e fazer as compras por ali mesmo.

Como essa vinícola é mais afastada, o solo ali já é diferente do resto da região, pois fica quase embaixo do Mount St Helena. Achei interessante como eles mostram a composição do solo nos seus diferentes vinhedos.

Calistoga

A degustação

São 2 tipos de degustação: uma custa $20 e inclui 4 vinhos, já a outra custa $45 e inclui 3 taças dos Reserve da vinícola.

O site recomenda reservas, mas chegamos lá num domingo à tarde e não tivemos problema nenhum com lugares.

Calistoga

Outra vinícola pequenininha e super diferente das tradicionais. É um pouco mais afastada, mas vale a pena ir até lá.

Os restaurantes em Calistoga

O melhor restaurante da cidade é o Solbar, no Solage Resort. Estivemos lá em 2013, mas eu não me conformo que não fiz um post a respeito do nosso jantar. O restaurante é dos estrelados do Vale e o ambiente é muito bonito, com sofás  ao redor da piscina e áreas internas. É preciso fazer reserva sempre.

Para um menú com menos verdinhas e mais proteínas, tente o Buster’s Southern Barbeque, que serve os típicos churrascos do Sul dos Estados Unidos.

O restaurante do Calistoga Ranch, onde ficamos no mês passado, também é muito famoso. E a julgar pela qualidade do hotel, tem tudo para ser excelente.

Onde ficar em Calistoga?

A cidade é também famosa pelos seus geisers e em 2013 aproveitamos muito o hotel Indian Spring Resort & Spa, que contei nesse post aqui. A localização, dentro da cidade foi ótima para fazer tudo à pé ou de bicicleta. Também curtimos muito a piscina de água do geiser do hotel. Entramos na piscina de noite, com temperatura de 5°C do lado de fora e ficamos por quase 1 hora dentro da água, de onde saia fumaça. Uma delícia e super relaxante.

Nosso quarto era bem confortável e recomendo muito pra quem quiser alguma coisa diferente, sem ter que gastar muito pra isso. Uma noite para um casal, no mês de novembro, sai por $290.

Calistoga

Mês passado voltamos para Calistoga, dessa vez no super luxuoso Calistoga Ranch. O hotel também é muito bonito, luxuoso em todos os sentidos e mais distante da cidade.

O Calistoga Ranch é um hotel para quem quer ficar mais isolado e dentro do hotel durante a estadia, já que ele oferece piscina, spa, restaurante e trilhas dentro da sua propriedade. Mas tudo isso tem um preço pra lá de salgado; as diárias custam a partir de $800 por casal.

Calistoga

Tem também o Solage Calistoga, da mesma rede do Calistoga Ranch, portanto bem luxuoso também, mas bem mais perto da cidade, numa distância que dá pra ir à pé até o centrinho. O Solage oferece um luxo mais acessível, com diárias começando em $495 para o casal.

O que mais tem para fazer em Calistoga?

Bem, tem o Old Faithful Geiser of California, que várias pessoas já me aconselharam a não ir, porque não valia a pena. Se você quiser experimentar, fica pertinho da cidade, pra ir de carro.

Par alugar bicicleta na cidade, a dica é passar nessa loja aqui.

A mesma empresa que fizemos o passeio de balão em Napa, também organiza saídas de Calistoga. Mais um motivo para ficar uma manhã por lá.

Calistoga

Esses posts aqui vão te ajudar a organizar sua viagem para Napa:

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments