Napa

Degustação no Chateau Montelena: vale a pena?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar de toda a fama acumulada desde 1976, quando o seu Chardonnay ganhou dos vinhos franceses no famoso Julgamento de Paris, eu acho a experiência de degustação do Chateau Montelena uma das piores que conheço no vale. Quer saber porque?

4 motivos para não fazer degustação no Chateau Montelena

Chateau Montelena

Ambiente do Chateau Montelena

O ambiente é super sem graça. Para mim, a experiência de degustar vinhos envolve todos os sentidos e não somente o paladar. Por melhor que seja o vinho, o ambiente, o clima, os sons e a temperatura vão fazer diferença. E o Chateau Montelena perde em todos os pontos.

As salas de degustação são fechadas, escuras e sem janelas. A degustação para quem chega lá sem horário marcado  é feita em pé, em um dos bares ao invés de mesas ou sofás que tornam o lugar acolhedor. As melhores vinícolas oferecem ambientes super gostosos ao ar livre, com jardins, sofás, guarda-sol, vista dos vinhedos e tudo mais. Aqui, a degustação no bar mal desperta o paladar.

montelena

Serviço

O serviço é ruim, sendo uma das pouquissímas vinícolas do vale onde as pessoas parecem estar ali trabalhando, sem prazer no que fazem. Bate papo de botequim é fundamental pro vinho ficar mais gostoso e as vinícolas que fazem boas degustações, se esmeram nesse ponto, contratanto gente que gosta do que faz, que curte vinho e que adora contar histórias sobre o vale, explicar tudo sobre os vinhos e colaborar pra que a degustação seja perfeita.

No Chateau Montelena, eles apenas servem o vinho e comunicam qual o tipo que você vai provar. Afirmo isso depois de umas 10 vezes indo lá em busca de uma degustação digna da fama que eles carregam. Dei à eles todo tipo de desculpa, fui muito cedo ou fui muito tarde, o dia não estava bom ou estava muito cheio e por aí afora. Mas depois da última vez, posso afirmar sem dúvida nenhuma, que o serviço é ruim.

montelena
Ótima idéia: uma plataforma montada para vc tirar foto em frente à vinícola

Distância

Para quem vai fazer um bate volta de São Francisco, o Chateau Montelena  é uma das vinícolas mais distantes, já no final do vale de Napa. A não ser que você fique mais de um dia na região, não vale a pena ir até lá. De São Francisco até Calistoga são quase 2 horas, que não compensam. Existem muitas vinícolas melhores, numa distância bem menor.

Os vinhos

Ao contrário de vinícolas mais novas que só tentam melhorar, minha impressão é que o Chateau parou no tempo e ficou vivendo da fama adquirida ao longo dos últimos 50 anos. Na última degustação lá, foram servidos um Riesling, um Zinfandel, um Chardonnay e 2 cabernets. Nenhum deles impressionou e nem ficou na memória. No final do dia, depois de degustações em 4 vinícolas diferentes, o Chateau Montelena não foi sequer mencionado.

montelena

Recomenda ir até lá?

Então, os jardins são bem bonitos e super bem cuidados, mas a combinação da distância com a degustação não compensam a viagem. Então, se você procura uma degustação nota 10, fuja de lá, mas se você tem tempo e procura um lugar bonito pra passear, então vale a pena ir até lá.

montelena

Chateau Montelena – 1429 Tubbs Lane, Calistoga

 Clique aqui para conhecer  tour com guia brasileiro em Napa

Assinar
Notificar de
guest

3 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments