Napa

Chateau Montelena em Calistoga, onde tudo começou

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Já contei um pouco sobre nosso final de semana em Calistoga nesses posts aqui e aqui. Antes de ir embora, precisávamos conhecer a vinícola mais famosa da região, ou mesmo do Napa Valley, a Chateau Montelena, onde tudo começou. A história é a seguinte…

História do Chateau Montelena

Era uma vez uma região nos Estados Unidos que produzia vinhos. Claro que ninguém queria saber deles, visto que ficava  muito longe da França, que era quem dava as cartas  (dos vinhos) na época. Até que em 1976 as coisas mudaram. Um vinho da safra de 1973, dessa região do novo mundo (Napa), ganhou a competição (teste cego) de vinhos brancos, realizada em Paris. E o Chardonnay do Chateau Montelena, que disputava o título com nove outras marcas de vinho da França e da California, ganhou as melhores notas de todos os 11 juízes da competição!

DSC_3334

Essa vitória ajudou a colocar os vinhos da California em evidência e a lançar a moderna indústria de vinhos da região. O livro, Julgamento de Paris, e o filme Bottle Schock (não comsegui encontrar o nome em português), contam a história da competição. Legal assistir se você vai à Napa Valley.

DSC_3326

A vinícola fica muito perto de Calistoga, em menos de 10 minutos estávamos lá. Propriedade muito bonita, vale a pena a visita. Já os vinhos, não foram os nossos preferidos, mais um motivo pra você ir lá e conferir, né?

DSC_3328

DSC_3330
O lema da vinícola é: Make the best. Period. ou “Faça o melhor. E ponto.”

Chateau Montelena – 1429 Tubbs Lane, Calistoga

Assinar
Notificar de
guest

10 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Brêda
Paulo Brêda
9 anos atrás

Oi Maryanne,

Existe algum serviço de transporte ou de tour, saindo de São Francisco, para que seja possível fazer degustação em vinícolas? Degustar e dirigir nem pensar.

André Borba Santiago
André Borba Santiago
10 anos atrás

Desculpe, o título em portugues do filme Bottle Schock é julgamento em Paris e não julgamento de Paris como tinha afirmado.

André Borba Santiago
André Borba Santiago
10 anos atrás

O título em portugues do filme Bottle Schock é o mesmo do livro, Julgamento de Paris, assisti e vale muito a pena principalmente para quem gosta de vinhos e da região.

Andrea Souza
Andrea Souza
10 anos atrás

Oi Mary tudo bem?

Tenho lido seu blog há meses na busca por informações sobre São Francisco. Chego domingo na cidade e tenho certeza que seus dicas vão ajudar muito.

Obrigada

Boia Paulista
10 anos atrás

Oi, Mary. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia