Dicas Práticas

Passagem para San Francisco: Que companhia escolher?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A  Azul, a United Airlines, American, Continental, Copa e Air Mexico são as principais empresas que voam do Brasil para San Francisco. Na falta de um voo direto, diversas empresas também oferecem duas conexões por diferentes rotas. Não existe receita para sua passagem para San Francisco. Nesse post eu vou falar das melhores e mais práticas formas de chegar e avaliar cada um dos voos que conheci. Também dou dicas de como encontrar a melhor passagem para San Francisco.

Voando para São Francisco com a United Airlines

Vou começar pela United por ser a companhia que eu sempre uso nos voos entre San Francisco e São Paulo. Eu sou uma daquelas pessoas que acreditam muito em programa de milhagem e tento usá-los da melhor forma possível.

A United oferece voos com escala em Houston, Chicago e Washington. Prefiro sempre as conexões mais próximas de San Francisco, portanto as minhas primeiras opções são Houston ou Chicago.

Com a milhagem da Star Alliance, também consigo passagem para San Francisco com a Copa (minhas impressões sobre os voos da Copa abaixo)

United Airlines por Houston

O vôo para Houston é atualmente o meu preferido. A conexão é curta e Houston fica no caminho. O único senão é que o aeroporto é antigo e não muito bem sinalizado. Não a ponto de se perder, mas existem aeroportos melhores.

As filas de imigração e segurança também são longas, por isso deixe tempo de sobra para sua conexão. Aconselho 2 horas no mínimo. Outro ponto que gosto é que o voo para Houston normalmente é rápido, por volta de 3:30, nunca peguei as 4:15 anunciadas.

  • Tempo de viagem (sem conexão): SP-Houston: 10h15m; Houston-SFO: 4h15m horas
  • Minha classificação: melhor opção pela United, nota 9,5
passagem para San Francisco

United Airlines por Chicago

O vôo por Chicago é bem tranqüilo. Existe uma conexão bem curta para SFO, em que tudo precisa dar certo para não perder o avião.

O bom do aeroporto de Chicago é que, se perder o voo, existem muitos voos diários para San Francisco; o voo seguinte sai 2 horas depois. O aeroporto é grande, porém muito fácil de navegar, com muitos balcões de informação e placas indicativas.

  • Tempo de viagem (sem conexão):  SP- Chicago: 10h40m ; Chicago -SFO: 4h45m
  • Minha classificação: Boa opção, nota 9

Leia também:

United Airlines por Washington DC

A conexão por Washington DC é chata e complicada. A segurança no aeroporto de Washington é geralmente mais exigente que no resto do país.

As poucas vezes que fiz esse voo, quase perdi a conexão nas longas filas. Além disso o aeroporto é grande, precisa mudar de terminal com trenzinho e o voo para SFO demora um eternidade.

Entre as opções de passagem para San Francisco pela United, essa é a menos recomendada.

  • Tempo de viagem (sem conexão): SP-Washington: 10h00m ; Washington -SFO: 6h
  • Minha classificação: Se possível, evite. Nota 6

United Airlines por NYC (volta)

A United oferece uma volta por NYC, com escala no aeroporto de Newark. Acho esse um dos piores voos que existem, pois o longo voo de costa a costa beira o insuportável, para quem está na classe econômica de uma avião doméstico nos EUA.

  • Tempo de viagem (sem conexão): SFO-Newark: 5h30m ; Newark-GRU: 9h45m
  • Minha classificação: Evite a todo custo! Nota 3,5
passagem para San Francisco

Voando para São Francisco com a American Airlines

A American Airlines tem 3 voos de São Paulo para SFO: com escala em Los Angeles, escala em Dallas e escala em Miami, nessa ordem de preferência. Claro que o voo direto para Los Angeles é a melhor opção, porém o custo dele é bem superior.

Em qualquer um desses voos, dá para dormir bem na primeira parte da viagem. Já o segundo voo, partindo de Miami é muito longo (quase 5 horas), o de Dallas é bem ok (por volta de 3:15) e o de LA, é uma ponte aérea de 45 minutos, fora a espera de 2:30 para a conexão.

Também existe a possibilidade de fazer a conexão via New York, o que é uma idéia muito ruim, já que o segundo voo tem a duração de 6 horas, em avião pequeno.

passagem para San Francisco

Minha opinião sobre comprar passagem para San Francisco com a American:

Os voos são bons e algumas aeronaves usadas são bem novas, apesar de ouvir reclamações sobre aviões velhos, principalmente para Miami.

Portanto, se você não se importar com o péssimo serviço de bordo deles, a American é uma companhia muito vendida no Brasil.

Minha classificação para os voos da American:

  • GRU-LAX: nota 10, já que não existe voo direto para SFO, essa opção é a melhor de todas
  • GRU- Dallas: nota 9, fiz esse voo muitas vezes quando ainda usava a American
  • GRU- Miami: nota 5, pelo segundo voo ser muito longo e o aeroporto de Miami confuso

Voando com a Copa Airlines

A Copa Airlines deveria ser uma das melhores companhias para voar entre Estados Unidos e Brasil.

Todas as conexões são via Cidade do Panamá, onde o aeroporto é de um tamanho fácil de se locomover, além de ser um grande free shop, o que torna longas conexões mais fáceis de serem suportadas.

Os preços são bem competitivos e a companhia oferece mais de um voo por dia, saindo de São Paulo. A Copa oferece conexões rápidas, de menos de 1 hora (o que dá pra fazer bem, pois o aeroporto é pequeno e os portões são próximos), até longas conexões de 7 horas.

Minha opinião:

Apesar de ser a rota mais rápida e prática, a passagem para San Francisco pela Copa tem um problema grande: os dois voos são feitos em um avião de porte médio, um Boeing 737, com pouco espaço e poucas opções de entretenimento, o que tornam o segundo voo extremamente cansativo, pela falta de conforto a bordo. A menos que você vá de executiva ou pare no Panamá, é um voo bem desconfortável.

passagem para San Francisco

Mas, quer saber qual a grande vantagem?

É para quem mora em Belo Horizonte, Brasilia, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio e Salvador. Isso porque a Copa voa direto dessas cidades para o Panamá, então você não precisa ir até São Paulo para pegar seu voo internacional. Você economiza um montão de tempo e de conexões.

  • Tempo de viagem (sem conexão): GRU-PAN: 7h; PAN-SFO: 7h30m

Voando para São Francisco com a Delta

Apesar se eu nunca ter voado com a Delta, tenho vários conhecidos que já fizeram e aprovaram esse voo. A Delta sai de São Paulo e faz escalas em Atlanta ou Detroit.

Os aviões são confortáveis e modernos. Vale dizer que o aeroporto de Atlanta é o aeroporto mais movimentado do mundo, mas é fácil se deslocar dentro dele.

  • Tempo de viagem (sem conexão): SP- Atlanta: 9 horas e meia ; Atlanta-SFO: 5 horas

Voando para São Francisco com a Azul

A Azul sai do aeroporto de Viracopos, em Campinas e lançou vários voos há um tempo atrás. De lá para cá, vários deles foram cancelados e, na época, li mais críticas do que elogios para eles.

Criticavam principalmente os aviões, que diziam ser velhos e mal conservados. Não conheço ninguém que comprou passagem para San Francisco com eles; Aliás, adoraria ver seu comentário aqui, se você tem mais informações!

Os voos da Azul fazem escala em Fort Launderdale (Florida).

passagem para San Francisco
  • Tempo de viagem (sem as horas para conexão):  SP – FL: 8h30m ; FL-SFO: 6 horas (com a Jet Blue, cia com ótima reputação nos EUA).

Voando para São Francisco com a Air Canada

Eu sei que é difícil acreditar, mas existe chegar em SFO, via Canada, não é uma coisa tão estranha.

A Air Canada voa direto de São Paulo para Toronto, num avião super confortável, serviço nota 10 e check in rápido e vazio (das vezes em que fui).

A imigração para os Estados Unido é feita no Canadá, com retirada de bagagem e tudo, como se estivesse nos Estados Unidos.

passagem para San Francisco
  • SP – Toronto: 10h ; Toronto -SFO: 5h30m
  • Minha classificação: Boa opção, apesar de parecer maluca. Nota 9

Voando para São Francisco com a Aero Mexico

Fiz esse voo alguns anos atrás. A Aero Mexico é uma empresa antiga, o aeroporto na Cidade do México é confuso, mas os preços são bons.

Não é das piores, em termos de rota, mas os aviões antigos não me deixaram com vontade de repetir a experiência.

Outra coisa, que achei péssima, foi que não existe uma área de trânsito. Isso quer dizer, que é necessário entrar no país, com carimbo no passaporte e tudo, mesmo que seja por 2 horas somente.

  • SP – Cidade do México: 9h15m ; Cidade do México -SFO: 5h
  • Minha classificação: Evite, nota 5
passagem para San Francisco

Minhas dicas para conseguir a melhor passagem para San Francisco

1 – Procure as conexões mais próximas da Costa Oeste para tornar sua viagem mais confortável. Isso porque as companhias aéreas americanas usam os aviões maiores para voos internacionais e aviões pequenos para voos domésticos. Não importa se o voo doméstico tem 1 ou 5 horas de duração, os aviões são os mesmos.

2 – Evite conexões por Washington, NYC ou Chicago durante o inverno no Hemisfério Norte. A chance de se deparar com tempestades de neve, cancelamentos e muita dor de cabeça na metade da sua viagem é grande.

3 – Inclua voos internos dentro da passagem internacional. Com as restrições de bagagem que existem hoje em dia, é mais fácil não ter que se preocupar com peso das malas nos voos internos.

4 – Seja fiel à uma empresa ou programa de milhagem; eles fazem muita diferença na hora de ficar na Sala Vip numa conexão mais longa ou conseguir um assento melhor. Verifique se você tem alguma vantagem ao utilizar  o cartão de crédito para comprar a passagem ou alugar carro no exterior.

5 – Muitas companhias oferecem um assento maior e mais confortável. Vale a pena investir $150 num deles.

Toda a pesquisa foi realizada no site da Decolar, no dia 10/7/2018

60 Comentários

  1. hotelcaliforniablog

    Obrigada, esse post está na lisat das atualizacoes e vc ajudou bastante. bj, M

  2. 2019 agora e de lá para cá, a American cancelou os voos de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife para Miami. Ela ainda voa de Rio, SP, Brasília e Manaus. Mas para Los Angeles, só de SP. A Gol nunca voou para Atlanta. Quem faz essa rota é a Delta. Você pode até ter achado um voo para Atlanta no site da Gol, mas com certeza era code share com a Delta (que é acionista minoritária da Gol e tem acordo operacional com ela). E faltou nesta postagem (você falou dela depois) a Copa, que tem voos diretos de NOVE cidades brasileiras (SP, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus) para o Panamá e de lá conexão para San Francisco e mais um monte de outras cidades.

  3. Pingback: Dormindo no aeroporto de Chicago - Hotel California Blog

  4. Roberta Barros

    Ola! Tudo bem?
    Meu desejo é sair do Rio com conexao em NY pois pretendo ficar umas quatro noites por la. Nesse caso, o voo pela American valeria a pena considerando o custo? Nao entendi bem pq vc nao aconselha a AA.
    Abs
    Roberta

  5. Pingback: Como é voar na nova Polaris Business, da United - Hotel California Blog

  6. Pingback: Viajando pela Copa Airlines de GRU para SFO - Hotel California Blog

  7. Pingback: Onde ficar em São Francisco, e onde não ficar - Hotel California Blog

  8. Pingback: Melhor época para ir a São Francisco - Hotel California Blog

  9. hotelcaliforniablog

    Oi Denise, parabéns pela coragem, tb tenho 2 gatos. A viagem mais pratica é via Los Angeles com a American Airlines. O voo é direto e dá até pra pensar em fazer LA-SF de carro pra evitar tanto stress. A proxima seria via Houston com a United. O voo de Huston pra SF é de 3 horas. Depois vc me conta como foi sua viagem? um beijo e boa sorte, M

  10. Ola. Obrigada pelas dicas.
    Gostaria de saber qual o trajeto mais curto Brasil-SF. Vou trazer meus 2 gatos e estou pesquisando opcoes de voos mais diretos e com menos conexao possiveis.
    Thanks.

  11. Pingback: O que fazer em 3 dias em São Francisco | Hotel California Blog

  12. Pingback: O que fazer em 1 dia em São Francisco | Hotel California Blog

  13. Pingback: Viajando pela Copa Airlines, de GRU para SFO | Hotel California Blog

  14. hotelcaliforniablog

    Oi Rosa, recomendo que vc use o google flights. Lá vc vai encontrar as melhroes ofertas atualizadas. bj, M

  15. como faço para ir de são francisco para montreal, de avião,e qual o trajeto mais barato?

  16. hotelcaliforniablog

    Oi Dudu, vc precisa fazer imigração e pegar bagagem em Houston. Na saída da imigração, vc faz novo check-in somente das suas malas para SFO. bj, M

  17. Boa noite, quero ir de SAO Paulo, Houston e San Fran. E chegando em Houston eu tenho que pegar a bagagem e fazer imigração? Só faço imigracao e a bagagem so pego em San Fran?

  18. hotelcaliforniablog

    Patricia, avião, sem a menor dúvida! A estrada mais rápida LA-SF é super monótona e cansa menos esperar a conexão, do que alugar o carro e viajar mais 5-6 hs. O preço parace bem bom pra janeiro. bj, M

  19. Oi,boa noite,
    vc acha que é melhor fazer uma conexao de 3:30 em LA ou ir de carro direto para SF?
    o preço das passagens sao os mesmos parando em qualquer um dos dois, R$ 3.500, acha um bom preço para janeiro/17?

  20. Ricardo Feijo

    Olá, sou de Porto Alegre e devo ir final de dezembro com esposa e filhos para San Franciso. Qual sua opinião de voar COPA AIRLINES ? (POA-PTY-SFO)

  21. hotelcaliforniablog

    Oi Paula, no blog tem vários roteiros e vários posts que falam do clima no inverno. Infelizmente nao posso garantir a presença ou não do sol. bj, M

  22. Oi Maryanne. Bom dia! Gostaria de saber se o nível das chuvas no final de janeiro chegam a prejudicar uma viagem a SF, incluindo passeio pela costa e ao Napa Valley. Pergunto, também, se o inverno retira o charme da cidade. Já fui na Primavera e achei a cidade linda. Não gostaria de mostrá-la aos meus filhos se for um momento em que seja raro um dia de sol. É o caso?
    Um abraço!

  23. hotelcaliforniablog

    Juliana,nenhuma dessas cidades tem conexao direta com o Brasil, entao vc pode pegar qq voo, pq precsaria ir pra LA de todo jeito. Um bj, M

  24. Saindo do rio, pensei em fazer são francisco, los ANGELes e san Diego.
    Quais opções de voo me
    Inovaria para chegada em Sao francisco e volta por san Diego?

  25. Maryanne, oi! Tudo bem? Muito legal seu site! Parabéns! Vc postou um comentário que deveria voar Copa em dezembro para vir ao Brasil. Como. Foi a sua experiência? Estou programando viagem para setembro, e estou em dúvida entre a Copa e Aeroméxico. Ambas retiramos as malas em SFO? Agradeço, bjj

  26. hotelcaliforniablog

    Rosemary, esse negócuo de nao ter voo direto de SF para SP é uito chato. Vc pode pegar a AA e sair de LA ou pode voar com a United com conexao em Chicago ou HOuston. Bj, M

  27. Oi Maryanne, tudo bem
    Estou adorando as dicas, informações nunca são demais. Vamos para Los Angeles – São Franciscoem julho e não conhecemos CA, você poderia me indicar a melhor maneira de volta por Sao Francisco a São Paulo. Pretendemos alugar um carro em LA para conhecer a Highway
    Fico no aguardo
    obrigada!
    Rose

  28. hotelcaliforniablog

    Pri, sim, é uma ponte aéra. Muito perto. Não sei qual o tempo de conexão, mas o tempo de voo é esse mesmo. O voo de Dallas tb é bom. bj, M

  29. Pri Guerra

    Olá… por favor.,,, realmente são apenas 55 minutos do LAX até São Francisco??? Obrigada!
    “American: Apesar de eu não gostar da American, tenho que admitir que o melhor voo atualmente é dela, que voa direto pra Los Angeles ( LAX), distante apenas 55 minutos de São Francisco. Isso dá mais ou menos 13 hs de viagem até Los Angeles e mais 2 horas de conexão, um tempo excepcional. Além disso, eles tem também o voo pra Dallas, que é bastante conveniente, já que fica somente à 3 horas de São Francisco…”

  30. Pingback: Onde ficar na área do Fisherman’s Wharf | Hotel California Blog

  31. hotelcaliforniablog

    Oi Alessandra, esse trajeto de volta depende mto do seu voo. Já peguei voos que tive que mudar de terminal e já peguei voos que chegaram do lado do portão de embarque do voo para o Brasil. De td jeito, o aeroporto de Chicago é mto bem sinalizado, fica tranquila. bj, M

  32. Alessandra

    Olá Maryanne!
    Li seu post sobre a conexão em Chicago para SF. Mas a minha dúvida é para o caminho inverso, meu retorno será de San Diego para São Paulo com conexão em Chicago. É fácil sair do terminal doméstico para o internacional? Obrigada!

  33. Pingback: Onde ficar em São Francisco, e onde não ficar | Hotel California Blog

  34. Pingback: O que fazer em 2 dias em São Francisco | Hotel California Blog

  35. Pingback: O que fazer em 4 dias em São Francisco | Hotel California Blog

  36. Obrigada Maryanne. parece uma boa idéia… irei pesquisar para fazer o trajeto de bus! Bjs

  37. Estou com uma dúvida feroz. Chego em los angeles dia 21 de Novembro e dali já tenho hotel reservado em SFO, a questao é: Como devo ir para SFO? estava querendo ir de avião que é a maneira mais rapida e barata, porém, voos internos geralmente nao permitem bagagem e planejo levar pelo menos 1 mala grande por pessoa… terei que pagar mais ou menos 25 dolares por mala ou mais, que convertendo nesse dolar a 4 reais nao irá vale a pena nem um pouco. Eai, será que arrisco ir de carro e mesmo que perca 6 horas na estrada (não planejo parar em nenhuma cidade no caminho) pode até ser mais economico mas perderei tempo na cidade. Alguma sugestão?

  38. hotelcaliforniablog

    Gabrielle, o voo da Copa é muito recomendável. Devo ir com ele pro Brasil no Natal. um bj, M

  39. Gabrielle

    Olá estou indo para SP, e estou muito anciosa, gostaria de saber se o vôo da Copa, com conexão no Panamá, é recomendável? Pois encontrei com uma valor bem acessível. So que estou sem saber se compro ou não? Se puder me ajudar.. Como seria fazer a migração em São Francisco?Obrigada, bjo

  40. hotelcaliforniablog

    Guilherme, obrigada. Vou adicionar. Esses voos nao apareceram na minha pesquisa. um bj, M

  41. Guilherme

    Bom dia. Meu filho foi para SFO com a Aeromexico, num voo GRU/MEX e MEX/SFO. Viagem de 17 horas e preço promocional muito bom. Esta opção não foi citada em seu post e pode ser muito interessante também. Saindo de Fortaleza tem voos TAM/Jetblue e Gol/Copa via Manaus e Cidade do Panamá com boas cotações e tempo de viagem reduzido, pois as conexões não desviam muito da rota para SFO.

  42. hotelcaliforniablog

    Oi Patricia, essa é uma boa opção sim. Mas mtas vezes tem o problema de mala, já que os pesos e qtdes sao diferentes, se seu voo nao está numa passagem internacional. Obrigada pelo comentário. um bj, M

  43. hotelcaliforniablog

    Oi Sabrina, ontem fui ver passagens pro Brasil em dezembro e quase cai de costas com os preços!Mas isso indo daqui pro Brasil. Acredito que, pela situação atual do Brasil, as ofertas devem continuar. Mas isso é só um palpite. um bj, M

  44. Oi, só para ajudar tb!! Fizemos um voo SP-LA e pegamos depois um voo interno para SF, achamos ótimo, exceto pelo fato do voo interno ter sido cancelado 🙁 mas foi a alternativa economica que achamos, a ida foi com escala no Peru via LAN e foi super tranquilo, e a volta, tb voltamos por LA pois fizemos SF-LA de carro e assim conseguimos um voo direto pra SP. Essa foi nossa alternativa e acho q valeu a pena. Abs

  45. Oi Maryanne,
    Vou fazer intercâmbio de 4 semanas em Janeiro/2016 em São Francisco e estou em busca da passagem aérea a qual achei um pouco cara. Para este ano várias passagens estão em promoção, não sei se você sabe uma melhor época para comprar ou se acredita que ainda terá promoções para janeiro mais pra frente, apesar de ser época de férias.

    Obrigada!!
    P.S.: Seu blog é muito útil!!! Hehe

  46. Pingback: Como chegar de SFO à cidade | Hotel California Blog

  47. hotelcaliforniablog

    Obrigada Fer, muita sigla junta!!!! bjs, Mary

  48. Oi Mary,
    estou lendo o texto e não entendi essa parte:
    “Korean Air: Outra companhia cara, mas super confiável e recomendável é a Air Korean, que voa pra Los Angeles (LAX); esse trecho faz parte do voo que vai até Seoul. De LAX até SFO são 12 horas e meia de voo, e o voo é diurno. O único pepino é que esse voo chega de noite em Los Angeles, e não tem conexão imediata pra São Francisco.”
    Você quis dizer de GRU até LAX, ao invés de “LAX até SFO”?
    Beijos
    Fer

  49. hotelcaliforniablog

    Obrigada Joao, já arrumei. um bj, M

  50. hotelcaliforniablog

    Oi Mario, obrigada eu já corrigi. Deixei a Azul e Copa de fora de proposito, pq a Copa nao voa direto pra SFO saindo do Canada, entao a viagem fica com 2 ou 3 escalas, o que eu não recomendo. Estou de olho na parceria da United com a Azul, e vou dando notícias quando tudo estiver mais concreto. um bj, M

  51. Joao Paulo Mello

    Ei Maryanne, bom dia. Só uma imprecisão: Oneworld (Tam, AA), Star Alliance (United, Copa, Avianca) e SkyTeam (Delta) são alianças das quais fazem parte diversos programas de milhagem. O programa de milhagem da AA é o AAdvantage, da United o Mileage Plus. A partir desses programas se você emitir em qualquer voo da Aliança. Delta e Gol tem somente uma parceria da emissão, somente a Delta faz parte da SkyTeam (ainda). Por exemplo, você não consegue emitir passagens da Garuda Indonesia, companhia da SkyTeam com as milhas da Gol. A Gol tem diversas parcerias com as companhias da SkyTeam (AF, KLM, ALitalia, etc), mas ainda não é da aliança.
    Abraços, João

  52. Mario Garcez

    Maryanne, bom dia!
    Acabei de ver o seu post e realmente achei muito interessante e útil para os viajantes. Fui para SFO em 2013 com minha família e utilizamos várias dicas do seu blog. Gostaria de contribuir, pois acredito que houve um engano quando você falou da conexão da United, pois ela faz conexão em Houston e não em Dallas como você mencionou. Dallas é Hub da American. Para complementar os Boeing 787 já são utilizados nos vôos entre GRU e Houston pela United. Uma outra opção de vôo que faltou, mas que não considero uma boa opção de conexão ainda, são os vôos que partem de Campinas – Viracopos (VCP) para os Estados Unidos. De VCP partem vôos da American para Miami, da Azul para Orlando e Fort Lauderdale e da Copa para o Panamá e conexões. E na semana passada a Azul Linhas Aéreas vendeu 5% da empresa para a United e em breve terão seus vôos compartilhados Code Share, o que poderá aumentar as opções de Võos por Campinas. Além disso os participantes do programa de milhas da United poderão emitir passagens da Azul com os seus pontos e os da Azul poderão emitir passagens na United.
    Parabéns pelo blog,
    Abraços,
    Mário Garcez

Deixe um comentário