O Mission é atualmente o bairro mais cool de San Francisco. Você vai sempre encontrar um lugar muito legal para passear, comer, beber ou tomar sol. Mas, tem uma coisa que você só vai encontrar por lá:os murais coloridos, que vem de todos os jeitos, tamanhos, formatos e cores. E a melhor forma de observar essa arte à céu aberto é fazendo um passeio à pé pelos murais do Mission.
Os murais do Mission
Você encontra murais de diversas formas no Mission. Existem painéis em lugares públicos, em portas de garagens, em paredes de igrejas e parques. Os paineis maiores são super interessantes, pois vários deles são histórias pintadas e gravadas nas paredes. Muitos murais foram encomendados pelos próprios donos dos edifícios ou casas, para homenagear uma pessoa próxima ou importante.
Por causa da história do bairro, que começou em 1776, com a construção da igreja Mission Dolores e todo o processo de colonização, muitos painéis mostram as histórias dos imigrantes e fatos políticos. É muito comum encontrar murais com pinturas mostrando situações de dor, injustiça, trabalhadores modestos e muita religião.As primeiras galerias de arte e os painéis de rua surgiram no bairro por volta de 1970 e não pararam mais de crescer.
Como escolher seu roteiro para um passeio á pé
Comecei o passeio indo até o Precita Eyes Muralist, na esperança de conseguir informações diferentes por lá. Mas a visita até o centro acabou não valendo a pena, a não ser que seja para fazer o tour guiado com eles. São vários tipos de tours mas todos eles acontecem somente aos sábados ou domingos em horários determinados. Sem dúvida, fazer um passeio à pé pelos murais do Mission com eles é um programão. Mas, se acontecer de estar por lá fora desses dias, a saida é sair passeando sozinho e escolher seu caminho.
Vou contar o que fiz no meu roteiro, que demorou umas 3 horas, com direito à parada para almoço no Dolores Park Café. Existem inúmeras opções de roteiros à pé para fazer pelo bairro. Eu gostei muito do que fiz, pela variedade de imagens que consegui ver.
Meu roteiro à pé pelos murais do Mission
Comece o seu passeio à pé pelos murais do Mission no Balmy Alley, um dos lugares com maior concentração de murais. Foi também na Balmy Street que esse tipo de arte começou, em 1970. Hoje, os painéis estão em todas as paredes, não importa a altura ou formato. Não existe um espaço vazio.
O Balmy Alley fica entre a 24th e 25th Streets, entre Harrison Street e Treat Avenue.
Dali, vire à direita na Mission Street e vá andando até a altura da 20th ou 19th. No caminho, você vai encontrar um montão de murais. Recomendo parar e curtir com atenção, o mural na 21street à esquerda. Uma parede enorme, que conta a história de um fazendeiro e sua plantação ( ao menos para mim). O desenho é perfeito, as cores são vibrantes e o resultado final é digno de museu de arte.
Parada para almoçar
Depois de virar à esquerda na 19th ou 20th, siga até o Dolores Park e pare por lá. Dessa vez, a vista da cidade passa a ser a atração principal. Depois, um sanduíche e um café na esquina ensolarada do Dolores Park Café.
Depois siga pela 18th Street até a Valencia Street e siga em frente até encontrar o Clarion Alley à sua direita, mas não sem antes admirar o enorme mural do Women’s Building, na 18th Street.
O Clarion veio depois do Balmy Alley ( 1991), mas hoje tem quase o mesmo número de obras. Senti que ali as obras são mais relacionadas à política e sociedade e também mais atuais.
Chocante verdade para quem quiser ouvir e ver
E esse apelo?
O meu passeio terminou ali. Se você não tiver tempo, ou não quiser fazer um passeio à pé pelos murais do Mission, recomendo que visite o Balmey e o Clarion Alley, onde estão as maiores concentrações de murais. Mas, se quiser passar uma tarde ou até mesmo um dia inteiro, não faltam cantinhos e lugares gostosos para comer no Mission.
Assista nosso vídeo sobre o Mission District e seus murais.
Quer conhecer San Francisco de carro comigo? Clique aqui