Napa

Época da colheita: Pisar nas uvas em Napa!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Já pensou em voltar anos atrás e começar o processo de transformar a uva em vinho pisando nelas? Pois é, saiba nesse post onde pisar nas uvas em Napa e adicione esse programa ao seu dia por lá.

pisar nas uvas em Napa
Tradução “Eu pisei nas uvas”

O que é pisar nas uvas

A colheita em Napa começou na última semana e existe uma vinícola, a Grgich Hills Estate, que permite que você pise nas uvas (o nome em inglês é stomping), para que você possa conhecer a sensação do início do processo de produção de vinho.

Claro que a coisa ali é só brincadeira e as uvas esmagadas pelos seus pés, não serão adicionadas aos barris que produzirão o vinho da safra 2018. Ufa!

Pisar nas uvas era parte do processo de iniciar a produção do vinho antigamente. Elas são esmagadas, para se extrair todo o suco, antes de iniciar a fermentação.

Mas atualmente, isso é feito por prensas modernas, que podem ser manuais ou automáticas. Menos em Portugal, que ainda produz alguns dos seus melhores vinhos dessa forma. Acho que vou pensar melhor a próxima vez que pensar em pedir um vinho português.

pisar nas uvas em Napa

Pisar nas uvas ajuda a quebrar a casca e esmagar a uva e ainda é conhecido como o melhor método para obter a maior quantidade de suco das uvas. Sabiam que a pisa das uvas é feita por robôs em Portugal? Interessante, né?

A brincadeira de stomping em Napa que os turistas adoram fazer é divertida e rápida. Entretanto, bem diferente do tradicional trabalho super sério de pisar nas uvas para extrair todo o suco da uva, que chegava a levar 8 horas.

pisar nas uvas em Napa

Onde pisar nas uvas em Napa

Grgich Hills Estate é a única vinícola em Napa que oferece essa diversão todos os dias, das 10 às 3:30 da tarde. E você tem até o dia 24 de outubro para brincar de produtor.

Depois de pisar nas uvas, você coloca as impressões digitais do seu pé numa camiseta branca e fica com uma lembrança divertida do evento.

pisar nas uvas em Napa

Tudo é super organizado e fiquei com pena de não ver ninguém pisando nas uvas quando estive lá. Passei lá enquanto estava trabalhando, não podia esperar e nem testar, porque faz uma certa sujeira. Mas encontrei esse vídeo no YouTube para vocês terem uma ideia da brincadeira.

Antes que perguntem, não se preocupem que o suco de uva não mancha os pés e a vinícola oferece água e toalhas para a limpeza.

pisar nas uvas em Napa

Quanto custa?

A brincadeira custa $40 por pessoa e dá direito à camiseta com suas impressões, um copo de plástico com logo e uma degustação de 3 vinhos da Grgich Hill Estate. Menores pagam $20  e obviamente não ganham a degustação.

Grgich Hills Estate: 1829, St Helena Highway em St Helena.

 

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Natalie Soares
5 anos atrás

Oi, Mary. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie