Dicas Práticas

Qual a melhor época para ir a São Francisco?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Qual a melhor época para ir a São Francisco? É muito difícil falar de clima hoje em dia, quanto mais de previsão do tempo. Com tudo que acontece atualmente como efeito estufa, muita seca, muita chuva e El Nino, não dá pra saber a previsão do tempo para amanhã, quanto mais pro ano inteiro. Vou tentar aqui dar coordenadas gerais para ajudar a programar a melhor época para sua viagem à São Francisco. Mas, por favor, não me peçam pra dizer como será no ano que vem, porque isso ninguém sabe.

Inverno no Hemisfério Norte

Dezembro, Janeiro e Fevereiro costumavam ser meses muito chuvosos e com muito fog e vento. Quando vim morar em São Francisco, ficava bem deprimida no inverno, porque eram dias seguidos de chuva forte. Mas vocês já devem ter ouvido falar que a California está passando por uma seca enorme e nos últimos anos quase não choveu. Então, o que era uma época bem ruim para viajar, passou a ser boa. Faz frio, mas os dias são de céu bem azul e a noite a temperatura cai. Pode ser que eventualmente chova, mas nada muito prolongado; no máximo, um dia inteiro de chuva e sol no dia seguinte. Outra coisa boa é que as tarifas são mais baixas nessa época e a cidade não está tão cheia.

O problema dessa época é o vento gelado, que faz com que a sensação térmica seja menor. E também tem fog de manhã e os dias curtos. O sol se põe por volta das 17hs. Os parques não estão muito bonitos,pois as aárvores  estão carequinhas, sem folhas. A temperatura máxima fica por volta de uns 10C e a mínima por volta de 2C. É muito raro nevar na cidade.

Céu de inverno é sempre tão azul.
Céu de inverno é sempre tão azul.

As férias de final de ano no Brasil são uma boa época pra aproveitar a California, assim como o Carnaval. Alias, a semana do carnaval cai como uma luva pra quem quer aproveitar a cidade ainda com preços mais baixos.

Pra quem quer esquiar, o inverno é a única alternativa, mas precisa ficar muito de olho e ter um plano B, pois no ultimo ano os resorts fecharam bem antes do previsto por falta de neve.

Se você quiser incluir o Yosemite na sua viagem , saiba que várias partes do parque e estradas de acesso estão fechadas. Ainda neva bastante por lá.

Primavera no Hemisfério Norte

Março, Abril e Maio são meses bonitos. A primavera chega com tudo na cidade por volta de março/abril ( quanto mais sol, menos chuva e frio, mais cedo ela chega). Os jardins começam a ficar floridos e os dias mais longos. Continua a ventar, porém o vento já não é mais tão gelado como no inverno. Fog nessa época é meio imprevisível, se tiver fogo de manhã, ele vai embora pela hora do almoço.  Temperatura média por volta dos 15C e a mínima por volta de 7C.

Dias de sol, com céu azul e friozinho de noite. Muito bom.
Dias de sol, com céu azul e friozinho de noite. Muito bom.

Se você tem flexibilidade pra escolher a época da sua viagem e não tem filhos, a primavera é uma boa opção.

Verão no Hemisfério Norte

Junho, Julho e Agosto são meses muito cheios na cidade. Muitos americanos e europeus por aqui, fazem tudo ficar mais complicado. Nessa época você vai precisar comprar ingressos pra Alcatraz com uns 3 meses de antecedência. Lojas e atrações turísticas sempre cheias, e o feriado de 4 de julho que só contribui pra aumentar a bagunça. E quer saber? É a pior época pra visitar a cidade.

Eu sei que é difícil de acreditar, mas o nosso verão é fora do calendário, ele cai em setembro e outubro. Já virou até piada local, quando o resto dos Estados Unidos começa a se preparar pro inverno, aqui o verão tá começando. No verão (em julho) enquanto tem aquelas ondas de calor tórrido em Nova York, aqui estamos com frio, porque tem muito fog e quase não vemos o sol. Minha família veio pra cá num verão uns anos atrás, passou 10 dias e não conseguiu ver a vista que tenho em casa, porque tinha fog todo o tempo. Tem também vento.

Assim fica até bonito e romântico, não?
Assim fica até bonito e romântico, não?

Mas muitas vezes vai estar assim no verão:

Coisa tá feia, não vai dar pra ver a ponte hoje não.
Coisa tá feia, não vai dar pra ver a ponte hoje não.

Por outro lado, com os longos dias de verão, a cidade fica cheia de eventos e festivais ao ar livre, com todo mundo fazendo picnic e passeando pelos parques. Mas ainda é bem frio, para o que os brasileiros estão acostumados. Se você se agasalhar bem, dá pra aproveitar a luz até as 9pm. A temperatura média também fica por volta de 15C.

Precisa viajar em julho por causa das férias escolares? Venha, mas faça uma mala pra frio e não espere sol e calor. Ou vá para o Sul da California, onde o clima é totalmente diferente daqui.

Outono no Hemisfério Norte

Ah, delícia. Sem dúvida nenhuma, essa é a melhor época pra conhecer São Francisco. Os dias ainda são longos o suficiente para que possamos aproveitar bem, o céu é super azul e as noite fresquinhas. Fotografias sem fog na Golden Gate são garantidas e dá até pra usar camiseta de noite ( tá bom vai, em algumas raras noites). As temperaturas durante o dia podem chegar até uns 28C , o que é bastante quente pra cá.

As desvantagens são que todo mundo sabe que essa época é ótima, então os preços dos hotéis sobem e há muitos eventos empresariais, o que pode deixar o preço do seu hotel inviável, tipo 3 vezes mais caro. Pra não cair nessa roubada, confira os posts que faço todo início de ano, com os principais eventos da cidade. O de 2015 está aqui.

Em São Francisco não temos o fall foliage, que é a aquele colorido maravilhoso das folhas verdes mudando pra vermelhas e amarelas, até cairem. Até temos um pouco, mas só uma aqui e ali. Não espere ver isso por aqui, pois apesar do clima frio, não é frio o suficiente pra isso. Em compensação, tem um por do sol de cair o queixo.

Todo dia de novembro é assim, ou bem parecido.
Todo dia de novembro é assim, ou bem parecido.

Em novembro tem a grande liquidação do Thanskgiving, na última 5a feira do ano.

Se você tiver liberdade total pra escolher a melhor época pra sua viagem, aposte em setembro ou outubro, sem dúvida nenhuma.

MAIS POSTS SOBRE CLIMA:

Temperatura, clima, sol, chuva …

O que vestir no inverno

O que vestir no verão

OUTROS POST PARA AJUDAR A PROGRAMAR SUA VIAGEM PARA SÃO FRANCISCO:

Como chegar, os melhores voos

Como chegar do aeroporto ao centro da cidade

Assinar
Notificar de
guest

15 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Izabella
Izabella
5 anos atrás

Oi. Estou pensando em agendar minha ida para São Francisco para 27/10 a 02/11. Acha que terei muito problema com o fog???

JOICE
JOICE
7 anos atrás

Oi Mary, td bem? Acabei de comprar as passagens para passar 15 dias na Califórnia, de 25/01 a 09/02. Vamos eu, meu marido e nosso filho de 5 anos. Chegaremos por SF e depois vamos de carro a LA. Escolhi essa época por ser férias escolares e ano que vem nosso filho vai para o primeiro ano, não gostaria que ele faltasse duas semanas de aula em outra época. Um amigo que mora em SF falou que a época é péssima, que chove muito etc. Mas é sempre assim? Não existe chance de tempo sem chuva? Grata por sua atenção… Ler Mais »

Giovana
Giovana
8 anos atrás

Muito obrigada Mary! Seu blog tem sido fundamental no planejamento da nossa viagem, abraço!

Giovana
Giovana
8 anos atrás

Olá Mary
Viajarei com marido e crianças (5 e 8 anos)p/ SF em outubro.
Gostaria de saber se é viável gastarmos um dia para cruzar a Golden Gate de carro,chegando até Muir Woods e retornar pelo lado contrário , cruzando a Bay Bridge.e dando uma passada por Berkeley.
Obrigada

Jennifer
Jennifer
8 anos atrás

Mary, sem querer abusar, mas já abusando rs, o que levar na mala pra início de setembro? Tô perdida rs.
Calça, tênis e camisetas com casacos leves tipo cardigans?
Outra pergunta rs, onde posso encontrar a programação da cidade? Eventos, shows, festas, feiras…
Obrigada, seu blog é de imensa valia pra marinheiros de primeira viagem como eu rs
Abraço

Gabriel Palaio
Gabriel Palaio
8 anos atrás

Fui em setembro para SFO e o tempo estava muito bom. O dia amanhece cinzento e com nevoeiro, mas durante o dia o céu abre e fica quente, mas nada absurdo. No final da tarde e a noite, tem aquele vento gelado e não dá pra ficar sem blusão não rsrsrs
Quando eu for novamente, farei o máximo para ir nesse época.

Kely
8 anos atrás

Eu conheci SF no último dezembro, me avisaram do vento e do frio o que me preparei, mas como antes de chegar na cidade eu tinha passado 3 dias no Yosemite, não senti o frio em SF.
Infelizmente estava bem fechado o tempo nos 4 dias que fiquei em SF, apenas um deu sol, um choveu bastante, e os outros 2 com chuva mais leve.
Mas mesmo assim gostei de visitar nesse período.