Dicas Práticas

Quero estudar nos EUA, qual o melhor visto?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Por Waldana Helin, parceira do programa de Assessoria Estudantil:

Está indo estudar mas não sabe qual é o visto mais adequado? Entenda as diferenças entre o F1 e B1/B2 e as vantagens e desvantagens de cada um deles.

visto 2

Qual o melhor visto para estudar nos EUA?

Com o visto de turista ou negócios B1/B2, é possível estudar de forma recreacional até 18 horas semanais. Este visto é ideal para quem pretende viajar e quer aproveitar a viagem para fazer um curso. Se este é o seu objetivo: vá como turista.

As vantagens de tirar o visto de turista:

  • O visto é menos burocrático e mais barato que o de estudante;
  • A duração do visto é 10 anos;
  • Se por acaso você decidir esticar uma viagem de fim de semana e faltar uns 3 dias, não será notificado.
  • Você pode se matricular assim que chegar nos EUA, (pode ir pessoalmente nas escolas e pedir para fazer uma aula antes de efetuar a matrícula).

Desvantagens:

  • Após a entrada no país com visto de turista, sua permanência será de apenas 6 meses nos Estados Unidos, o processo para estender o visto de turismo ou alterar o visto de turismo para estudante pode demorar até 6 meses, é burocrático e não é garantido. Muitas vezes é necessário envolver advogado para elaborar corretamente a justificativa da extenção ou troca de status.
  • Muitas escolas públicas, não aceitam turistas, o que pode dificultar na hora de tentar se matricular em curso gratuito.

Agora, se seu intuito é estudar o máximo possível e viajar somente nos fins de semana e nas férias, o visto de estudante – F1 é o ideal

vistoPara obter o status de estudante é necessário estar matriculado em alguma instituição de ensino nos Estados Unidos que seja autorizada a emitir o I20.

I20

O I20 é um documento gerado pelo SEVIS – Student and Exchange Visitor Information System que é o um sistema do governo que gerencia os estudantes internacionais. Uma vez que a escola emite este documento, ela precisa submeter a presença do aluno constantemente para a SEVIS para comprovar que o indivíduo está realmente frequentando as aulas.

Portanto, caso o aluno não esteja presente durante 20 horas semanais e não der justificativas, a escola notifica o governo, o aluno recebe uma notificação e depois da terceiro aviso, ele é convidado a se retirar do país e tem o visto cancelado.

Vantagens de tirar o visto de estudante:

  • O aluno pode trabalhar legalmente na instituição que lhe concedeu o visto, (e somente nela). Porém há alguns tipos de restrições a serem consideradas: A carga máxima de trabalho é de 20 horas por semana, sendo que normalmente o salário é baixo, apenas para cobrir custos e não para fazer dinheiro. É necessário atingir acima de 80%  de presença e notas para poder continuar estudando e trabalhando com um visto F-1. Mas lembre-se o trabalho é uma possibilidade, o emprego não é garantido.
  • Caso o aluno decida estender sua permanência nos Estados Unidos, o processo é bem simples. É necessário permanecer na escola e pedir a renovação do I20, (a própria escola emite este documento). Com I20 válido, o aluno está legal no país independente do visto ter expirado. Caso aluno optar por transferir para outra escola, basta emitir um novo I20 com a nova escola e cancelar o antigo com a escola atual que estará legalmente como estudante. Somente se decidir voltar ao Brasil com I20 expirado, é que sera necessário pedir pelo novo visto F-1 novamente no consulado Brasileiro.

Desvantagens:

  • Todo o processo de matrícula deve ser realizado diretamente do Brasil, para obter a documentação da escola que deverá ser apresentada ao consulado (se o aluno optar por fazer um ano acadêmico diretamente com a escola ou universidade, tem que quitar o curso antes para adiantar a documentação);
  • O aluno é responsável por pagar as taxas da emissão do I20;
  • O visto de estudante é fornecido de acordo com o tempo do curso, se o estudante comprar 8 meses de curso, por exemplo, provavelmente terá o visto com duração de 10 meses, (60 dias é o Grace period – que é o tempo que o governo concede aos estudantes para viajar após o curso), se depois deste período ele sair dos EUA, terá que retornar ao consulado fazer um novo visto.
  • O aluno obrigatoriamente precisa frequentar a escola por no mínimo 20 horas semanais, a ausência pode resultar em cancelamento do visto.

Dica: Pedir para alterar o visto nos EUA pode ser mal visto perante o governo. Enquanto um visto tirado no exterior leva em média 20 dias, por aqui pode levar mais de 6 meses. Portanto venha com o visto adequado para o seu perfil para evitar contra-tempos.

Quer saber mais informações de como estudar na Bay Area? Mande um e-mail para contato@acontecenovale.com ou visite nosso blog parceiro: acontecenovale.com

Quer saber mais sobre o programa de Assessoria Estudantil? Veja esse link aqui.

Assinar
Notificar de
guest

95 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Natalia
Natalia
6 anos atrás

olá! gostaria de saber se o grace period ainda é de 60 dias pra quem tem visto de estudante. Estou indo fazer um curso de especialização de apenas 4 semanas em uma universidade que não requer visto de estudante pra realizar o curso, ou seja, eu poderia ir fazer o curso com o visto de turista. No entanto, vou antes fazer umas aulas de inglês e é ai que vou precisar do visto de estudante, e sendo assim, o curso de especialização eu faria dentro do grace period, mas só conseguiria fazer isso se o grace period ainda for de… Ler Mais »

Flavio
Flavio
7 anos atrás

Olá. Meu interesse é ficar seis meses estudando ingles como turista, mas meus filhos irão comigo. Como isto funciona? Eu posso matriculá-los em uma escola pública neste período?

Ao final dos seis meses, eu sou obrigado a sair dos EUA. Quanto tempo depois eu posso reentrar?

obrigado

Rafael
Rafael
7 anos atrás

Olá, minha esposa e eu temos o visto de turista. Seria possível ter o visto B1/B2 cancelado ao tentar o F1/F2 aqui do Brasil? Alguém soube , realmente disto?

Recoleta
Recoleta
7 anos atrás

olá! estou me preparando pra ir aos Estados Unidos neste mes de agosto, quem vai pagar minhas despesas, isto é, as passagens de ida e volta, é minha irmã, que documentos dela tenho que apresenta na entrevista?, e se na entrevista posso falar que vou ficar na casa do meu namorado, sendo que as despesas lá ELE é quem vai custear..posso falar isso na entrevista? queria aproveitar e iniciar um curso de inglês durante 6 meses, pois é tempo que posso ficar lá legalmente, porque pretendo fazer o concurso do Itamaraty em Brasilia para a OFICIAL DE CHANCELARIA, que será… Ler Mais »

Amanda
Amanda
7 anos atrás

Ola, Ja entrei tres vezes nos Estados Unidos, duas como estudante (em 2010 e agora, nos ultimos 6 meses de 2016) e uma como turista. Retorno para NY na proxima semana, com o meu visto de turista, e pretendo fazer um ou dois non credit courses de marketing na NYU (carga horaria inferior a 20 horas semanais). Minha duvida e se devo comprar o curso antes ou depois da minha chegada… Meu receio e nao permitirem a minha estadia ate novembro, quando o(s) curso(s) acabaria(m). Ou seja, ficaria 4 meses e meio, dividindo meu tempo entre turismo e estudos. Estou… Ler Mais »

rmarch
rmarch
8 anos atrás

olá,

pode dar nomes de colleges ou high school que possuem esses cursos de ESL gratuitos apenas com o visto de estudante?

Priscilla Figueiredo
Priscilla Figueiredo
8 anos atrás

Tenho visto de turista e gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens de tentar tirar um visto de estudante para estudar inglês quando eu estiver nos EUA? Se isso é possível e o que seria mais vantajoso fazer nesse caso?

Aline Tonani
Aline Tonani
8 anos atrás

Pretendo ir para os EUA fazer um curso de inglês por dois, três meses e estou na dúvida se vou com meu visto de turista ou dou entrada no de estudante, pois irei com minhas filhas de seis e oito anos, e gostaria de coloca-las em uma escola pública lá.
Eu consigo colocar em escola com o visto de turismo??
Desde já agradeço

joni
joni
8 anos atrás

Meu visto F1 foi emitido para uma escola na Flórida, porém estou querendo mudar para uma escola em Boston. Meu visto de estudante é cancelado e eu tenho que fazer todo o processo novamente?

Evellin
Evellin
8 anos atrás

Feliz ano novo!
Gostaria de saber, se você sabe as escolas por lá que emitem o i20? Tenho familia em Houston e amigo na Virgínia. Tenho interesse em 3 semanas de curso por ai.
Obrigada!

Giovanni
Giovanni
8 anos atrás

oi pessoal me ajudem urgente !!! Sou jogador ja fui para os USA uma vez apenas pra conhecer com o visto de turista,mas agr quero voltar para fazer teste em alguns Clubes da MLS e tenho alguns Amigos que jogam la mas todos são americanos já tenho um time praticamente certo (Não é tão certo kkk) mas e eles vão me da uma especie de carta (eu não sei de q tipo kkkk um comprovante ou algo do tipo ) para que eu possa estender minha estadia nos Estados Unidos Por 4 meses até ai tudo bem minha duvida é… Ler Mais »

Fabiana
Fabiana
8 anos atrás

Boa noite, Vim estudar Inglês nos Estados Unidos há 11 meses . Meu visto F1 venceu há 5 meses e preciso voltar ao Brasil em Dezembro para renova-lo. Tenho I20 dado pela segunda escola com data de início de agosto e validade até agosto de 2016. Pretendo retornar aos EUA para continuar a estudar na mesma escola no início de janeiro de 2016.Posso usar esse I 20? Solicitei um novo à escola pois assim fui orientada pela agência que está me ajudando no Brasil e a escola disse que não pode emitir outro I 20 a partir do momento que… Ler Mais »

Felipe
Felipe
8 anos atrás

Olá, eu tenho visto de turista e já fui aos Estados Unidos 2 vezes, e das duas vezes que fui, eu fiz um curso de 1 mês numa universidade, fiz ESL gratuito. Só que eu digo que vou visitar uma amiga nunca disse que vou fazer um curso de inglês pelo fato de meu visto ser o visto de turismo. E vou de novo esse fim de ano. Minha pergunta é: Posso dizer na imigração que vou fazer um curso de inglês por 1 mês mesmo com o visto de turismo?

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Devido a algums problemas escolares estou atrasado 2 anos e estou no primeiro ano do ensino medio. Se eu fizer 18 eu automaticamente vou para o college ??

Eurico Junior
Eurico Junior
8 anos atrás

ola. Otimo site. Tenho visto de turista, fui para a California em Maio e voltarei agora em Dezembro para Passar ano novo com um amigo que conheci na biagem de Maio. hoje sou formado em adm, trabalho, Tenho carro no meu nome. porem preciso melhora r meu inglês para crescer profissionalmente e quero voltar ano que vem para estudar, pois preciso juntar uma grana para me bancar por seis meses, que eh o que eu desejo. gostaria de saber se na hr que eu for solicitar o visto F1. o fato de eu ter ido duas vezes esse ano, e… Ler Mais »

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Ai é que esta o problema. Se eu for morar com minha tia teria de estudar em uma escola publica. Eu pesquisei e parece que as instituiçoes publicas nao fornecem o i20 para eu poder tirar o visto de estudante. Preciso de saber se ha alguma maneira de euestudar em uma escola publica ou se é soh com i20 mesmo.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Ola, meu nome é Guilherme e tenho uma duvida para tirar. Tenho 17 anos e quero estudar nos EUA. Tenho uma grande parte da familia la e quero morar com minha tia. Queria saber se posso ir com o visto de turista e depois extende-lo ?? (Pretendo ficar la por mais de tres anos)

ricardo romeu
ricardo romeu
8 anos atrás

OLA TUDO BEM
estou com visto de turista em Arkansas, minha permanencia expira em fevereiro 2016. Estou estudando numa escola gratuita ESL. Essa escola não tem vinculo para liberação do i20. Caso eu encontre uma escola que eu tenha condições de bancar, tenho chance de troca de visto até Fev.2016. Obrigado e parabéns pelo site.

Susy
Susy
8 anos atrás

Boa tarde ,
eu tenho visto de turismo e queria passar 2 meses fazendo um intensivo (como se fosse um curso de férias) e estudar o maior tempo possível nesse período.
Já verifiquei que com o visto de turismo não será possível estudar mais que 20 horas semanais, então minha intenção é pedir o visto de estudante.
Minha dúvida é a seguinte: Quando eu pedir meu visto de estudante eu perco o de turista? Caso eu queira voltar a passeio futuramente, terei que passar por todo o processo para tentar o visto de turismo? corro risco de não conseguir?

Obrigada

Alisson
Alisson
8 anos atrás

Ola, boa noite. Estou com planos de viajar para Fort Lauderdale ate o fim deste ano, tenho um amigo morando por lá e ficarei na casa dele ate conseguir me organizar, vamos as dúvidas. 1- Já tenho o visto de turista, e quero solicitar um de estudante, esse meu amigo ira me auxiliar na procura da escola, tem problema informar que tenho aonde ficar na entrevista? 2- Meu intuito é ficar por um tempo maior por lá, estudando, como funciona no consulado para saber o tempo que terei de permanência no país e que comprovantes terei que apresentar, o extrato… Ler Mais »