O Paulo foi jantar a semana passada no Scala’s Bistrô no centro de São Francisco. O Scala’s funciona há 14 anos no hotel Sir Frances Drake. O ambiente é de bistrot, as pessoas são elegantes, casais tomam drinques, outros conversam sobre negócios; é um lugar gostoso de “estar”. Então, com a palavra o Paulo, e suas impressões sobre o Scala’s Bistrô.
“A vida de turista pode ser, às vezes, estressante e fatigante. Caso isto te aconteça no centro de São Francisco recomendo recuperar as forças no elegante e agradável Scala’s Bistrô, à um quarteirão da Union Square a mesma rua onde sobe o bondinho, a Powell Street. Desde 1995, ele tem sido uma ótima escolha entre os locais e turistas mais sofisticados, muitos deles hospedados no Sir Francis Drake ao lado do Bistrô.
Scala’s Bistrô
O ambiente foi feito com muita atenção. O teto alto e a cozinha semi-aberta dão um ar europeu tranqüilo no meio da agitação da Powell St. O Bistrô sempre escolheu os chefs com muito cuidado. Recentemente comemos de entrada bruscheta (prosciutto de pato, peras, rúcula e azeite balsâmico) e carpaccio por $12 e $10, respectivamente. Eles estavam muito bem preparados e tinham um ótimo balanceamento de sabores.
De prato principal pedimos uma massa mezzaluna agridoce e cassoulet, ambos na faixa de $20.
Embora os pratos salgados sejam muito bons, reconheço que gosto de ir ao Scala pelas sobremesas que foram criadas pelo chef Kurtis Baguley que desenvolveu o famoso Chocolate I V, uma criação maravilhosa e idolatrada pelos chocólatras locais ( eu, inclusive). É claro que pedi esta opção, mas devo admitir que estava bom, mas a receita original era melhor (esqueci de tirar foto).
Eu fiz o curso de confeitaria com o Kurtis e aqui está a receita em detalhes. Vale a pena fazer, mas devo alertar que fazer as várias camadas toma um certo tempo, portanto não deixe para fazer na última hora…”
Receita do Chocolate I V (trocadilho em inglês que quer dizer chocolate na veia…)
Esta torta consiste de 3 camadas: (a) uma base de pecan, (b) bolo de chocolate e (c) mousse de chocolate.
Primeira Camada: Base de Pecan
6 xícaras de pecan (pode substituir por nozes)
1 xícara de açúcar
1 xícara e meia de manteiga derretida
Moa as pecans com o açúcar no processador. Junte esta massa com a manteiga derretida numa tigela.
Espalhe a massa numa travessa e a coloque no forno pré-aquecido a uma temperatura de 170 C por uns 15 minutos até ficar com uma cor amarronzada.
Segunda Camada: Bolo de Chocolate
50 g de chocolate em pó
300 g de açúcar
1 xícara e meia de água fervendo
½ xícara de óleo vegetal (canola)
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
200 g farinha
7 g de bicarbonato
2/3 de colher de café de sal
Misture o chocolate em pó com o açúcar e adicione a água quente. Com o chicote misture até ficar homogêneo. Combine o óleo, ovos e a baunilha. Junte com a mistura de chocolate.
Peneire a farinha, sal e bicarbonato. Combine à mistura anterior.Espalhe a massa numa travessa e leve ao forno pré-aquecido (170 C) por uns 20 minutos
Terceira camada: Mousse de chocolate
270 g de chocolate
1 xícara e meia de creme de leite (fresco de preferência)
Meia colher de extrato de baunilha
Derreta o chocolate. Bata o creme com o extrato de baunilha ate formar picos.
Rapidamente misture o creme com o chocolate e forme uma mousse.
Para “colar” as camadas: Ganache
¾ de xícara de chocolate
2/3 creme de leite
Aqueça o creme de leite e retire do fogo antes de ferver. Acrescente o chocolate e misture bem.
Juntando as camadas:
Inicie com a camada de pecan. En cima da mesma distribua uma fina camada de ganache e coloque o bolo de chocolate. Novamente uma fina camada de ganache e finalmente a mousse de chocolate.
Finalização:
Sirva a torta com sorvete de chocolate (pode ser de baunilha). Se ainda não estiver satisfeito com a quantidade de chocolate, acrescente uma calda de chocolate ao sorvete.
Nota: para a calda misture 50% de chocolate e 50% de manteiga. Aqueça a manteiga e acrescente o chocolate.
Scala Bistrô
432 Powell Street
(415) 395-8555