O que Fazer?

Táxi aquático, pra curtir São Francisco pela água

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sabia que dá pra ir do Pier 39 ao Pier 1,5  pela água, com o Water Taxi? Com direito a vista linda da cidade? Veja como aqui.

 

taxi aquatico sao francisco
O táxi aquático é mais um tipo de ônibus aquático

 

São Francisco fica na ponta de uma península, cercada de água pelo  norte, leste e oeste. Então, a idéia de uma táxi aquático parece perfeita pra cá, não ? Trajetos pela água, além de lindos, te  permitem ver a cidade de um ângulo mais distante, transformando você em expectador do lugar que está visitando.

 

Bay Bridge
Navegando com a Bay Bridge ao fundo

 

Descobri esse meio de transporte há um tempinho atrás, mas esperei a hora  certa pra testar. Semana passada teve um lindo dia de outono, em pleno verão da cidade ( início de setembro :-), e lá fui eu para o Hyde Street Pier, pegar o táxi ( mas não sem esquecer um casaco pra me proteger do vento, que foi muito útil). O dia estava tão bonito, que até o capitão do barco, super acostumado com o visual, não cansava de elogiar a beleza da cidade.

 

taxi aquatico

 

O que é o táxi aquático?

O táxi aquático ( water taxi) é um barquinho fechado e coberto, onde cabem até 18 pessoas. Ele faz o trajeto do Hyde St  Pier ( Pier 41) até o Ferry Building  (no  Pier 1,5), diversas vezes por dia, com parada no Pier 39 e Pier 40. Acredito que o nome mais correto, seria ônibus aquático e não táxi, mas vocês pegaram a idéia, né?

 

Onde  pegar o táxi aquático?

O Water Taxi tem 2 “pontos”, onde ele fica por um tempinho maior, esperando os passageiros. Um é no Hyde St  Pier e outro é no Pier 1,5, atrás do restaurante La Mar. No momento em que você embarca, o táxi pode te deixar no Pier 40, onde fica o ATT Park, ou no Pier 39. O trajeto completo do Hyde St Pier até o Pier 40 demora uns 45 minutos e do Hyde St  Pier até o Pier 1,5, uns 25 minutos. Vai depender bastante das condições do mar.

 

entrada taxi aquatico
A entrada do Water Taxi está bem sinalizada no Hyde St  Pier e fica em frente ao Argonaut Hotel

 

entrada water taxi Pier 1,5
O embarque no Pier 1,5 fica exatamente atrás do La Mar. A entrada é pela passagem ao lado do restaurante.

 

Qual o trajeto?

Peguei o meu táxi no Hyde St  Pier para ir até o Pier 1,5. O barquinho não vai longe da costa, mas vai longe o sufuciente pra sentir bastante o balanço do mar. A vista é uma delícia, você acaba vendo ângulos desconhecidos da cidade e passando perto de Alcatraz. Durante todo o caminho, o simpatissíssimo capitão , o David, vai contando histórias sobre a Baía, sobre a cidade e  os navios ancorados no Pier 41. Fiz várias perguntas e ele respondeu a todas com a maior simpatia. Ah, ainda teve um golfinho pulando na frente do barco, mas não consegui fotografar.

 

Transamerica Pyramid

 

 

Pier 39
O water taxi no trajeto contrário ao nosso

 

Falamos sobre as águas geladas da Baía e do Pacifico ( ele me contou que, mesmo acostumado aqui desde criança, ele  raramente entra na água) e fiquei sabendo que existem 7 tipos de tubarões nessa região. Aparentemente, a  Baía de São Francisco abriga um banquete nas suas águas geladas, uma das razões pela qual eles raramente atacam por aqui. Estão sempre de barriga cheia.

 

Transamerica e Coit Tower

 

Depois ele me deu uma aula sobre as marés dentro da Baía, me explicando que são 4 marés todos os dias. Enquanto conversávamos, íamos passando pelos Piers, Exploratorium, Coit Tower e Financial District. Sem dúvida, com um visual mais bonito do que se estivessemos de bondinho ou à pé pelo Embarcacadero.

 

dsc08017_fotor

 

Quanto custa?

Você paga $ 10 e pode usar o water taxi o dia inteiro. Nesse caso, o water taxi vai funcionar no esquema de hop-on-hop-off, como os ônibus vermelhos de turismo. Eu usei somente numa parte do trajeto, mas também paguei $ 10. Se você gostar da conversa do David, ou do capitào que estiver a bordo, deixe uma gorjeta pra eles.

 

David, capitão do water taxi
Esse é o David, o capitão do meu water taxi. No Brasil, o chamaríamos de velho lobo do mar.

 

Quais são os horários?

Funciona todos os dias das 10:30 às 18 horas. Os táxis saem do Hyde Pier nas meia horas ( 10:30, 11:30, 12:30, 13:30, 14:30, 15:30, 16:30 e 17:30)  e do Pier 1,5 nas horas inteiras ( 11, meio-dia, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18:00).

 

É preciso fazer reserva?

O site diz que é necessário fazer reserva, mas pelo que o capitão contou, dificilmente você encontrará o water taxi lotado. Eu cheguei sozinha às 15:30 de um dia lindo e fui a única passageira na ida e na volta.

 

Quando usar?

O water taxi é uma ótima opção pra evitar a mega fila pra subir de cable car no sentido Fisherman’s Wharf- Union Square. Vá de cable car da Union Square até o Fisherman’s Wharf, passeie bastante por lá e pegue o barco pra ir até o Pier 1,5. Daí é só andar até a Union Square ou ir de metrô até a Powell Street. Você vai chegar mais rápido.

 

Gostaram da novidade? Depois passem aqui pra me contar o que acharam do passeio.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments