O que Fazer?

Uma geral dos museus de São Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como já comentei nesse post aqui, ninguém vem pra São Francisco por causa dos museus. Mas estando por aqui, até vale a pena dar uma olhada em alguns! O que escolher vai depender só de gosto pessoal, já que não tem nada imperdível. Por imperdível, eu classificaria museus como o British em Londres, o d’Orsay em Paris, o MOMA em Nova York e o Pergamon em Berlim. Aqui não tem museus de São Francisco que cheguem nem perto.

Outro critério seria tentar ver aqui, o que não existe em outro lugar. Nesse caso, eu recomendaria, sem sombra de dúvida , dois museus super familiares, o Exploratorium e a novíssima California Academy of Sciences, onde eu pretendo ir no final de semana.

Museus de São Francisco

O Exploratorium é um museu bárbaro, onde as crianças aprendem ciências e tecnologia brincando. Os displays/brinquedo mostram como os maremotos se formam, como o som se expande, porque a terra é redonda etc. Não conheço nenhuma criança/família  que não se divertiu muito lá.

A Costa Oeste americana recebeu e ainda recebe muita imigração asiática, e São Francisco tem um dos maiores museus ocidentais de arte asiática, o Asian Art Museum. Não sou grande fã de arte oriental, mas já fui lá conferir esse museu. Pra mim o problema dele é o tamanho ultra mega exagerado do acervo.

São 4 andares repletos de pequenos objetos, uma overdose de qualquer cultura, que me fez sair correndo de lá com a idéia de nunca mais voltar. Mas descobri agora uma exposição temporária que me interessou bastante: Afghanistan: Hidden Treasures from the National Museum, Kabul que vai estar lá até 25 de janeiro de 2009 e depois vai pra Houston e Nova York (Metropolitan Museum, de  23 junho a 20 setembro/2009).

Legion of Honor

Na categoria legal, mas não imperdível, eu colocaria o Legion of Honor que fica num parque maravilhoso e vale a visita pelas esculturas do Rodin (mas que podem ser vistas em N lugares do mundo também). Tem também o Jewish Museum, que tá nesse post aqui, e o de Young Museum no Golden Gate Park .

Na categoria não recomendado ( ou go at your own risk), eu incluo o MOMA , a não ser que seja pra ver  alguma boa exposições temporária, ou o prédio do lado de fora.

sf-88-w

sf-089-w

sf-101-w

Aliás, acho que essa seria uma boa regra pra não perder a viagem pra nenhum dos museus daqui. Com excessão do  Exploratorium e da California Academy of Sciences, procure as boas exposições temporárias que sempre acontecem na cidade; se quiser gastar menos vá na 3a feira a tarde, quando alguns museus são grátis ou oferecem desconto.

sf-098-w2

sf-099-w

Assinar
Notificar de
guest

6 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
hotelcaliforniablog
hotelcaliforniablog
15 anos atrás

Oi Mari, obrigada pelo incentivo. Como to começando, é ótimo saber que as dicas tao sendo aproveitadas. beijo

Mari Campos
15 anos atrás

Oi, Maryanne! Eu já tinha visitado seu blog antes, quando o Riq linkou a primeira vez, mas não tinha dado tempo de comentar. O blog tá lindo! Relatos super bacanas e fotos lindas!
São Francisco está nos meus planos de 2009 (ainda não conheço nada da Califórnia, acredita?!), então tô seguindo seus relatos de olhos vidrados!
beijos

Patricia - Turomaquia
15 anos atrás

Oi, ademais o Exploratorium historicamente é bastante importante, porque foi um dos primeiros no mundo a mudar o conceito de museu, ou seja, de um museu que não se podia tocar em nada para um museu aonde é proibido não tocar, e no mesmo sentido a interatividade en seu site!
Beijos