Na HW-1

Uma noite em San Luis Obispo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O que fazer em San Luis Obispo? Agora que a HW 1 está interditada, muita gente pergunta o que fazer em San Luis Obispo e se vale a pena parar ou pernoitar por lá. Estive lá o mês passado e conto pra vocês tudo que descobri nesse post aqui. Spoiler: é a melhor alternativa pra quem procura um lugar para dormir entre Carmel e Santa Barbara ou Los Angeles, sem passar por Big Sur.

San Luis Obispo

placa slo

De Carmel para San Luis Obispo

Se você sair de Carmel e visitar Big Sur, indo até o trecho fechado da HW 1, como explicamos nesse vídeo aqui, sua viagem vai demorar por volta de 4 horas. Isso já contando o desvio e a volta, partindo novamente de Carmel; de lá até San Luis Obispo, são umas 2:30 de viagem, pela 101. E ainda com direito a parada em Paso Robles, para degustar os vinhos da região.

ca 101
Monterey também tem vinícolas, que ficam na beira da 101

Esse roteiro se encaixa perfeitamente em um dia de viagem, que seria o tempo que você gastaria pela HW 1, em direção ao Sul, passando por Big Sur. E ainda conhece os vinhos deliciosos de Paso Robles, que é mais uma das regiões vinícolas da California.

placa pr

Então, siga as dicas desse post e vídeo aqui e na volta de Carmel, coloque o nome dessa vinícola nota 1000 no seu waze, Still Waters Vineyards, em Paso Robles e boa viagem.

A degustação em Paso Robles

Dizem os entendidos que Paso Robles é hoje o que Napa era 30 anos atrás. Uma região super tranquila, com estradinhas pequenas e vinícolas familiares, onde ainda é possível encontrar degustações de $10 e vantagens como não pagar por ela, depois da compra de uma garrafa. Locais nos recomendaram a  Still Waters Vineyards e não poderia ter sido melhor.

still waters

A Still Waters é uma vinícola super familiar, quando chegamos encontramos o dono no bar servindo os poucos clientes numa tarde de sol de primavera, mas com muito vento. Começamos a degustação do lado de fora, mas logo mudamos de ideia, apesar do jardim lindo. Entramos e nos sentamos em frente a lareira e como já era final da tarde, o dono veio conversar conosco.

still waters

Não preciso contar que chegou a hora da vinícola fechar (5 horas) a esposa dele trocou a plaquinha de open por close e continuaram lá batendo papo, contando histórias dos vinhos da região, dos visitantes da California e do mundo, além de nos presentear com doses extras, que estavam fora da maravilhosa degustação de 7 vinhos, por $ 10!!!!!! Ah, e na saída, ainda nos deram um monte de dicas boas sobre restaurantes e vinícolas em San Luis Obispo.

still waters

Eu, que nem sou muito fã de Zinfandel ou Sauvignon Blanc, sai de lá com 2 garrafas. Foi a desculpa perfeita para não pagarmos pelas degustações.

still waters

Saímos de lá perto das 6 da tarde, aproveitando o horário de verão, que faz os dias tão mais longos e a  vida tão melhor pra quem curte natureza. De lá até  San Luis Obispo. são somente 20 minutinhos, sendo que boa parte deles por estradas locais.

still waters

Passear e dormir em San Luis Obispo,

San Luis Obispo abriga uma das faculdades importantes da California, a Cal Poly. Mas não pense que a cidade é dominada pelos estudantes, com a vibe alternativa de Berkeley. Que nada, San Luis Obispo tem todo o estilo das cidades de praia mais sofisticadas do Sul da California, sem deixar de lado a atmosfera de cidade pequena. Escolha um hotel nas proximidades da rua principal, estacione seu carro (é bem difícil estacionar na cidade) e saia para passear a pé.

slo

A grande atração é a Missão San Luis Obispo de Tolosa, uma das igrejinhas construídas pelos padres jesuítas, enquanto colonizavam a California. A de San Luis Obispo, data de 1772 e merece uma visita, assim como todas as outras Missões da California.

mission slo

Ao redor da praça da igreja ficam as ruazinhas gostosas de passear, com os restaurantes e cafés. Fiquei surpresa com a quantidade de lojas internacionais como Sephora e Zara. E tem até uma Apple Store. Então a cidade também serve como local pra fazer compras com mais calma e lojas menos lotadas. Duas, ou no máximo 3 horas estão de bom tamanho pra ver a cidade toda.

 slo

Trem:

Para quem não sabe e para os surfistas de plantão, existe um trem que sai de San Luis Obispo e vai até San Diego, chamado Pacific Surfliner Route. O trem vai pelas praias, com paradas em quase todas as praias, não importa se pequenas ou não. Vale a pena conferir, não?

slo

Onde comemos

Seguimos as dicas dos donos da vinícola em Paso Robles e nos demos super bem. Jantamos no Ciopinot, restaurante de frutos do mar ótimo; estávamos num grupo de 6, então deu pra provar um pouco de tudo, como ostras frescas da região, atum, camarão e lagosta. Pra quem curte, é uma ótima pedida, pois os preços são muito menores que no Brasil. De sobremesa, fomos na indicação da garçonete, que indicou a sobremesa abaixo, que não lembro o nome! Peça pra comprovar como é deliciosa. A conta não foi exatamente barata, mas valeu, pois tudo estava bom e a comida era super fresca e local.

ciopinot

No dia seguinte, almocei sozinha no Novo, pedi uma salada delícia, ao lado do riachinho, que passa pelo centro da cidade e dá o maior ar de interior ao lugar.

Novo slo

O Café Roma também foi indicado, mas não deu tempo de ir; o restaurante fica um pouquinho mais distante para ir à pé, ao lado da estação de trem.

Vinícola em San Luis Obispo

Existem várias vinícolas em San  Luis Obispo, mas depois de tantas experiências positivas com as indicações dos donos da Still Waters, resolvi não arriscar e ir atrás de mais uma sugestão deles e não me arrependi. Visitei a Tolosa Winery, que fica uns 15 minutos do centro da cidade e amei os vinhos.

tolosa 1

Tenho que começar dizendo que os melhores vinhos deles são os Pinots, que eu amo. Cheguei lá sozinha, em plena 2 da tarde de uma 5ª feira e o senhor do balcão abriu o maior sorriso, feliz por ter alguém pra conversar. Expliquei que estava dirigindo, que não queria beber muito e ele recomendou a degustação de $40.

tolosa 1

Depois de alguns minutos de papo, um Chardonnay e a certeza de que eu gostava mesmo era de um bom Pinot, ele alterou toda a degustação que eu tinha comprado e seguiu me servindo só Pinots, inclusive um que custava $ 120 a garrafa. Essas coisas não acontecem mais em Sonoma ou Napa. Depois de um bom tempo e várias jarras de água, que tive que tomar, saí em direção à San Luis Obispo, morrendo de medo de encontrar um guarda pelo caminho. Ainda bem que o caminho de volta demorou só uns 10 minutos.

tolosa 1

De San Luis Obispo até  Santa Barbara, são 150 km, que dá pra fazer em menos de 2 horas. Acrescente mais uma hora, se quiser parar em Solvang. Depois, vá curtir Santa Barbara, durma por lá e siga viagem no dia seguinte para Los Angeles. Garanto que sua viagem vai ficar redondinha.

slo

Agora me conta se essa não é uma alternativa perfeita enquanto a HW 1 estiver em obras?

Onde ficamos:

Para pernoite, indico o Holiday Inn Express San Luis Obispo ,aquele tipo de hotel sem surpresas. Quarto grande, cama confortável, distância boa para andar até a cidade e estacionamento. Diária foi de 188 para o casal.

Endereços:

Still Waters Vineyards – 2750 Old Grove Lane, Paso Robles

Holiday Inn Express San Luis Obispo – 1800 Monterey Street, San Luis Obispo

Tolosa Winery –  4910 Edna Rd, San Luis Obispo

Ciopinot Restaurant –  1051 Nipomo St, San Luis Obispo

Novo Restaurant – 726 Higuera Street, San Luis Obispo

Café Roma – 1020 Railroad Avenue, San Luis Obispo

Assinar
Notificar de
guest

6 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriele
Gabriele
6 anos atrás

Acho que a Natalia quer saber em qual ponto ela pega a HW1 novamente depois de sair dela. Provavelmente ela irá até a parte interditada na big sur, subirá até carmel e pegará a 101 (como vou fazer tb) e aí quer saber onde voltar para a HW1. Natalia de uma olhadinha no google maps, ele já está calculando o trajeto com a interdição. Então acho que vc pode ir para a HW e subir um pouco até San Simeon e ver os Heastle Castle, ou pegar seguindo a partir de Morro Bay. Aí vc decide se vale a pena… Ler Mais »

Natália
Natália
6 anos atrás

Olá! Primeiramente adoro seu blog e gostaria de uma ajuda, a partir de qual ponto eu posso colocar no GPS para voltar para a HW1? Eu pego a 101 a partir de Carmel e depois quando eu consigo voltar para a HW1? Muito obrigada!!! Beijos