Dicas Práticas

Vai de United? Boa sorte, pois você vai precisar….

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Como comentei no post anterior, saí de São Paulo na 6a feira, usando a United em 2 vôos que deveriam ser super simples. Esse roteiro, que  deveria ser tão normal, é o que sempre recomendamos que minha sogra faça. Como ela já tem mais idade e viaja sozinha, sempre achamos o trajeto SP-Chicago-SF melhor, pois a chance da alguma coisa dar errada é pequena. Ledo engano, deu tudo errado no meu vôo e eu tô pensando seriamente em fundar uma comunidade no Orkut ( se é que já não tem) “Eu odeio a United”!

Eu sei que as chances de algo dar errado comigo nesse trajeto são maiores do que pra maioria das pessoas, pelo simples fato de que viajo bastante esse trecho. E como essa é uma viagem longa, cada hora é muito importante pra mim. Fico fazendo as contas de quanto tempo eu passo viajando. Tem vezes que  conto o tempo de casa em casa, que chega em 24 horas fácil, fácil. Tem vezes que conto só o tempo dos vôos, que dá por volta de 18 horas. No final,  acabo sempre pensando a mesma coisa: Porque droga  não existe  um vôo direto de São Paulo pra São Francisco?

Minha viagem começou as 17:30 da 6a feira, quando saí de casa pra ir pro aeroporto. O check-in foi tranquilo e perguntei se estava tudo em ordem ( eu tinha 2 horas de tempo de conexão), e disseram que estava tudo bem. O embarque começou um pouco atrasado e eu não sei  porque a United faz todo esse carnaval de revista de malas  e aquele montão de perguntas só fora dos EUA? Acho bem desnecessário e chato toda a revista da bagagem de mão no tubo que leva ao avião. E porque no Brasil? Será que é pelo histórico de terroristas perigosos do país? Já embarquei com eles na França e nada disso acontece lá.

O vôo pra Washington DC que sai mais ou menos no mesmo horário do de Chiacago foi cancelado por problemas mecânicos naquela noite, então tinha bastante gente de stand- by, já que o vôo pra DC só sairia  às 9 da manhã de sábado. Embarque feito, portas fechadas com 15 minutos de atraso, o comandante anuncia que vamos partir e a novela começa. Um passageiro, talvez impressionado pelo pouso na água do avião da US Airways na 5a feira, levanta e diz que o assento do banco dele ( que vira flutuandte em caso de pouso na água), estava quebrado. Essa atitude contaminou todo o avião e mais de 10 pessoas pediram pra trocar o assento da poltrona onde estavam sentadas! Só se via o mecânico da United de lá pra cá, e as aeromoças com os assentos na mão arrumando o que parece ser agora, o equipamento mais importante de segurança do avião. Perdemos mais ou menos 45 minutos com isso, e eu ainda pensando o quanto teria que correr pra conseguir pegar minha conexão em Chicago.

Finalmente estamos no caminho pra pista quando caem todas as máscaras de oxigênio da fileira 8.  Volta pro portão, perde o lugar pra decolar e espera mais um tempo pra arrumarem as máscaras. A essa alturas, não restavam opções a quem já tinha perdido  a conexão  marcada,  a não ser se conformar em enfrentar uma bagunça no aeroporto gelado de Chicago… No final, acabamos decolando à 12:15am com 2 horas de atraso.

Não dá pra descrever no que as refeições da United estão se transformando. Acho um desrespeito total servir a um  passageiro que paga ao redor de U$ 1200 pra voar, uma carne que eu não serviria pro meu cachorro. Dura, dura,dura. Aliás, queria perguntar aos leitores se alguém já pediu comida especial no avião. Funciona? Eles atendem bem? A comida é melhor?

Chegamos numa Chicago muito fria ( -13C), mas sem neve, com 2 horas de atraso. Como eu normalmente passo rapidinho pela imigração, fui uma das primeiras a chegar no balcão pra remarcar minha passagem. No balcão, a funcionária da United me disse que o pessoal da reserva tinha me colocado num vôo pra Los Angeles e depois pra São Francisco, o que eu rapidamente reclamei e ganhei o próximo vôo direto pra São Francisco que era às 8:05am, e já estava atrasado com previsão de saída pra 8:35am.

Voei pelo aeroporto e quando cheguei na segurança vi que ía perder o vôo, pois havia uma fila imensa. Comecei a olhar em volta e tentar localizar a pessoa certa pra falar, quando vi um casal com crianças falando com uma agente de segurança que estava deixando eles furarem a fila. Fui lá rapidinho e perguntei – “Meu vôo sai em 45 minutos, você acha que dá tempo? ” Ela perguntou qual era meu portão e disse que dava tempo sim. Insisti ( aliás, essa é uma dica pra tratar com os americanos, insista sempre), e disse – “Já perdi um vôo hoje e não quero perder o segundo. ” Daí sim ela prestou atenção e falou – “Você estava no vôo que veio de São Paulo? Pode passar.”  Ehhh! Finalmente uma coisa boa! Furei uma fila que iria demorar mais de 1 hora.

Cheguei no portão e o vôo foi adiado por 4 vezes, saindo finalmente com mais 2 horas de atraso. O vôo era Chicago-SF-Osaka e os passageiros que iam pro Japão já perderam a conexão aqui em São Francisco. A comida de bordo, que são as caixas que eles vendem por U$ 10, vem gelada e sem gosto nenhum.

Cheguei em São Francisco com 4 horas de atraso e jurando que , daqui pra frente, só viajo com a United por causa da milhagem. Mesmo assim, estou pensando em como resolver o problema da comida.

A compensação foi chegar em São Francisco com um céu azul, sol forte e passar a tarde no deck tomando sol e lendo jornal.

19 jan- Esqueci de comentar que o Paulo voltou de Continental e fez o trajeto SP-Newark-SF. Ele tinha inacreditáveis 1:15 minutos de tempo de conexão, e conseguiu chegar no portão 5 minutos antes de chamarem o vôo…que estava no horário!

Segundo o Paulo,o aeroporto de Newark é pequeno e fácil de ir de um lado por outro.  Lá, como em SFO, você precisa pagar pra usar o carrinho de bagagem, o que contribuiu pra formar uma fila na hora de pegar as malas. Também tinha fila pra mandar as malas pra conexão, mas mesmo assim, tudo funcionou bem e ele conseguiu chegar em São Francisco no exato horário previsto!

Assinar
Notificar de
guest

15 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Angela Bruno
Angela Bruno
15 anos atrás

Pois é, estou me acostumando aos poucos…

Angela Bruno
Angela Bruno
15 anos atrás

Maryanne,

Seu desejo de “Boa sorte” foi atendido! Nossos voos foram rigorosamente dentro do horário. O que deveria ser a regra acaba sendo comemorado. É muito bom começar uma viagem sem atrasos,né?

Bjs

hotelcaliforniablog
hotelcaliforniablog
15 anos atrás

Oi Carla, eu sei que muitas vezes os atrasos nao sao culpa da cia aerea, mas eu tenho saudade do tempo em que era simples viajar… Agora, quanto a comida, eu acho que nao tem desculpa. Os passageiros nao tem culpa por els nao serem rentaveis. Pelo contrario, estamos la ajudando e acho que els tem que servir uma comida decente, afinal sao muitas horas de voo e nao temos opcao.

Carla
15 anos atrás

Maryanne, nao fui so eu que levei tres dias pra chegar em casa, foi um aviao inteiro, nao tinha como exigir upgrade. E nao foi porque eles tenham sido irresponsaveis. O aviao teve um problema com 1 hora de voo, voltou pra DC e dai todas as minhas conexoes foram pro beleleu. Nem todo atraso ou cancelamento e culpa da companhia aerea, ainda bem.
Agora, na volta, a culpa foi mesmo exclusiva do clima de Chicago.

Maryanne
Maryanne
15 anos atrás

Tais, nao é bem assim, pois os problemas ja começaram no Brasil. E a comida…els conseguem deixar ate paozinho brasileiro sem gosto! Nao gosto nem de lembrar daquele jantar horrivel.

Tais
Tais
15 anos atrás

Mary,
O problema soh pode ser Chicago, cuja reputacao eh das piores possiveis – pior que JFK. As poucas vezes que fui pra lah, a trabalho ou a passeio, sempre foram problematicas.

Maryanne
Maryanne
15 anos atrás

Ernesto, vou tentar e depois conto como foi.

Ernesto
Ernesto
15 anos atrás

Eu so pedi vegie uma vez nos antigos voos da Varig, então não e uma boa amostra. Minha esposa não come porco, e muitas vezes pede casher. So não da ´para repetir, como a comida normal.

Maryanne
Maryanne
15 anos atrás

Carla, eu viajo bastante e a maioria das vezes pela American ou United por causa das milhas que o Paulo ganha viajando. Meu maior stress é fazer essa viagem SF-SP com escalas. Normalmente viajo sozinha, triste por sair do Brasil, e tudo o que eu peço é pra chegar logo e sem imprevistos. Mas é muito dificil acontecer. Um companhia que tb é boa pra vir pra ca é a Air Canada. É bem mais cara ( mas da pra voar com milhagem tb), mas o check -in é mais facil, os voos saem no horario normalmente, e a comida… Ler Mais »

Maryanne
Maryanne
15 anos atrás

Dani, minha primeira opçao seria pedir vegetariano, mas vc me lembrou uma coisa importante; nao gosto de tofu e soja! Mas o risoto de legumes ou o veggie curry parece um banquete perto do que foi servido no ultimo voo.

Maryanne
Maryanne
15 anos atrás

Ernesto, vou tentar pedir casher da proxima vez. Alias, vou tentar qq coisa no proximo voo, inclusive nao viajar pela United…

Carla
15 anos atrás

Maryanne, eu nao sei com que frequencia voce tem viajado nos ultimos tres, quatro anos, mas a coisa ta feia com todas as linhas aereas. Nao e privilegio da United ter voos cancelados e com atrasos. Esta ficando cada vez mais dificil fazer uma viagem sem aborrecimentos com uma companhia americana, exceto talvez, ainda, a Jetblue. Voce deve ter dado sempre muita sorte com Chicago, ele e notoriamente o pior aeroporto do pais. E muito dificil sair no horario de Chicago, principalmente no inverno, esteja nevando ou nao. Eu levei tres dias pra chegar a Salvadorl em Dezembro, e nao… Ler Mais »

dani m
dani m
15 anos atrás

Oi Maryanne,
Eu recomendo o veggie meal sim na próxima. Eles não só tiram a carne não como foi dito acima. Geralmente é algo um pouquinho mais elaborado, tipo um risoto de legumes, cuscus, veggie curry, as vezes tofu com um molho e arroz ou pasta… Pelo menos essa foi a minha experiencia. Sempre fiz o trajeto sao paulo-chicago e já passei pela delta, American e United. Claro não são as mil maravilhas, mas acho um pouco melhorzinho. Já o Kosher não posso opinar.
bjs

Ernesto
Ernesto
15 anos atrás

Maryane

A comida casher costuma ser melhor. Eu as vezes peço em voos mais longos, e boa espeicialmente para quem não gosta de porco. A vegetariana não vale a pena, pois em geral, apenas tiram a carne.