Tour pra conhecer a Universidade de Berkeley

O nome oficial da Universidade de Berkeley é Universidade de California, em Berkeley. A Universidade faz parte do conceituado sistema de Universidades públicas na California, considerado o melhor do país. A Universidade fica em Berkeley, distante 25 minutos de San Francisco, de Bart e oferece um tour para turistas que querem conhecer a Universidade de Berkeley. Vamos lá?

conhecer a Universidade de Berkeley

Porque conhecer a Universidade de Berkeley?

A Universidade da California em Berkeley foi fundada em 1868 e faz parte de um dos grupos do sistema público de educação da California, junto com a UCLA ( University of California Los Angeles), UCSB ( University of California Santa Barbara), UCSD ( University of California San Diego) UCSF ( University of California San Francisco, medicina somente), UCDavis, UCIrvine, UCRiverside e UCMerced.

conhecer a Universidade de Berkeley

Números da UC Berkeley

A Universidade de Berkeley é considerada a 4a melhor Universidade de mundo ( US News Education), suas 39 bibliotecas tem 12 milhões de livros, 37 dos seus Professores  ganharam um Premio Nobel. A Universidade tem 14 Escolas: Química, Educação, Engenharia, Meio-Ambiente, Administração, TI, Jornalismo, Direito, Letras e Ciências, Recursos Naturais, Oftalmologia, Saúde Pública, Serviços Públicos e Estudos Sociais.

Várias superstições cercam a medalha da Universidade. Os alunos nunca pisam nela pq acreditam que traz má sorte

O campus fica no meio da cidade de Berkeley, que cresceu ao redor da Universidade e abriga os 37000 estudantes da Universidade, no seu campus de quase 1km². Tudo isso atrai turistas do mundo inteiro ao tour organizado para conhecer a Universidade de Berkeley.

Tour para conhecer a Universidade de Berkeley

A Universidade ofecere vários tipos de tours; escolhi o tour para público geral que acontece todos os dias, às 10 da manhã  e saem do Koret Visitor Center, ao lado do novíssimo estádio de futebol americano da Universidade. Todos os tours devem ser agendados nesse link aqui.

O tour dá uma visão muito legal do campus e da vida acadêmica por lá, principalmente quando é feito durante o período de aulas e você consegue ver todos os estudantes concentrados correndo de um lado pro outro, de bicicleta, à pé, em grupos ou sozinhos. Não dá pra não reparar  na quantidade enorme de asiáticos circulando ali ( a Bay Area tem uma população grande de asiáticos, mas parece que todos são ótimos alunos e acabam indo estudar em Berkeley).

As cores simbolo do Campus são azul e dourado e representam o azul do céu e do mar da California e o ouro do Golden State. Os ursos estão presentes por toda parte e simbolizam a Universidade. Os ursos estão na bandeira do Estado e os ursos dourados e azuis são os guardiões da Universidade.

conhecer a Universidade de Berkeley

O tour tem duração de 1hora e meia e cobre os principais edifícios do Campus, a Biblioteca principal, teatro e os enormes gramados. Achei que faltou uma visita ao Campanile, mas isso pode ser feito no final do tour. Se você estiver lá num dia bonito, essa é a vista que você tem lá de cima! Esse vídeo te mostra o campus todo ( filmado com drone) e a vista do Campanile está nos 3:10″

Para mim o ponto alto do tour foi o final da famosa Sproul Plaza. O espaço resume o espírito de Berkeley, no sentido de incentivar todos os alunos a lutarem por um ideal, dividirem o que amam com o mundo e aprenderem a defender o seu ponto de vista através de um modo inteligente e cooperativo.

O encontro diário na Sproul Plaza

Todos os dias, ao meio-dia os alunos usam a Sproul Plaza como um espaço para reivindicar qualquer coisa que achem importante. Quando eu digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo. Tem gente que defende Israel, gente que defende a Palestina, gente que fala sobre as maravilhas de praticar Pilates, outros falam sobre Yoga, outro grupo fala dos direitos dos trabalhadores na China e por aí vai. No mais completo respeito à opinião alheia.

conhecer a Universidade de Berkeley

No dia que fiz o tour encontrei duas moças tocando violino e posso afirmar que elas deixaram um grupo de crianças que passeavam por ali muito impressionadas. Vai saber se uma dessas crianças vai um dia tocar violino profissionalmente?

conhecer a Universidade de Berkeley

Depois do tour vale passar numa das lojinhas e comprar uma lembrança. Afinal, quem não gosta de uma camiseta de Universidade americana?

conhecer a Universidade de Berkeley

Outras coisas para fazer em Berkeley

Berkeley é uma cidade bem gostosa para conhecer, meus posts de lá estão meio antigos, mas prometo dar uma atualizada em breve. “Pra chegar lá de Bart, é só ir até uma das estações do centro da cidade ( Embarcadero, Montgomery, Powell St, Civic Center) e pegar a linha Richmond (direta) ou a linha Pittsburg Bay Point e trocar de trem na estação Oakland 19th. Em meia-hora você chega no centro de Berkeley, distante 1 quarteirão da Universidade. Mas preste atencão ao tempo, porque a estação do Bart fica perto do lugar onde o tour termina. O início do tour fica uns 10/15 minutos à pé dali.

Fournée Bakery

La Note

Gourmet Ghetto

Quer conhecer San Francisco ou Napa num exclusivo tour em português?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *