O Ferry Building continua sendo um dos lugares que mais recomendo na cidade, seja para ver a vista, somente passear ou para comer bem.
É super central, então não tem desculpa pra deixar de ir lá. Vamos saber mais sobre ele nesse post?
O início do Ferry Building
O Ferry Building em São Francisco fica no Pier 1 da cidade.
Há muito tempo atrás (antes de 1930), não existia nenhuma ponte na Baía (nem a Golden Gate, nem a Bay Bridge). Portanto todo o transporte de passageiros era feito via barcas (tipo Rio-Niterói), e o Ferry Building era o segundo terminal de tráfego de passageiros mais movimentado do mundo. Ele só ficava atrás de Charing Cross em Londres!
Os tempos mudaram e as pontes com carros cruzando a Baía fizeram com que as barcas perdessem importância no acesso à cidade.
A primeira vez que vim pra cá em 2001, o Ferry Building era um prédio abandonado, e todo o tráfego das barcas existente (bem menor do que antigamente) era desviado pra outros pontos da Baía.
A restauração do Ferry Building
A restauração do prédio começou em 2002 e durou até 2004. Foi criado um mercado no andar térreo, no mesmo lugar em que antigamente os passageiros pegavam as bagagens. O segundo e terceiro andares se transformaram em escritórios da Capitania dos Portos.
Assim em 2004 o prédio foi finalmente aberto depois de anos de restauração que procurou manter todas as características da construção de 1889. Hoje ele abriga um montão de restaurantes e lojinhas simpáticas, além de continuar a ser um terminal de barcas bem movimentado. Mais tarde se instalou na calçada o mais famoso Farmers Market, da cidade, que funciona às 3as, 5as e sábados, das 10 às 2 da tarde.
Em resumo, eu costumo recomendar bastante o Ferry Building para vários tipos de interesses e cardápios. Se você procura história, as paredes estão cobertas de cartazes que explicam a história do prédio. Se procura um lugar sofisticado pra comer, vá ao Slanted Door. Se quiser um sanduíche ótimo, vá à Acme Bakery.
Ferry Building em San Francisco, hoje
Em primeiro lugar, o Ferry Building é lotado de lojinhas locais e a maioria dos lugares ali usa somente produtos da área, seja para comidas ou para artigos de decoração.
Em segundo lugar, os ferries para lugares lindos como Sausalito, Angel Island e Larkspur, saem todos do Ferry Building. Então vou contar para vocês quais os meus lugares preferidos.
Do lado de fora, ficam o Blue Bottle Cafe, que é um café original de San Francisco. A loja do interior do Ferry Building tinha filas imensas e por isso resolveram abrir outra do lado de fora.
A Vive la Tarte abriu há pouco tempo e serve tortas e saladas com ar francês. Ao lado, fica a Fort Point Beer, com um layout bem cool.
Para decorar
Entrando, as minhas lojas preferidas de decoração são The Gardener e a Heath Ceramics, cuja fábrica fica em Sausalito. O The Gardener tem coisas lindíssimas para o jardim e para uma decoração mais descontraída.
Já a Heath Ceramics, tem louças lindas, de todos os tamanhos e cores. Tenho certeza que você vai encontrar alguma coisa pra levar na mala.
Para comer
Quando o assunto é comida, fica dificil escolher. Mas eu sou muito fiel à comida Vietnamita do Slanted Door e aos pães e sanduíches da Acme. No Slanted Door, eu peço sempre os rolinhos primavera e as lulas, que eu amo. O Slanted Door fica lotado e é preciso fazer reserva.
Se você quiser só ter um gostinho de como é a comida vietnamita, sem se comprometer muito, experimente o Out The Door. Uma opção rápida que pode até ser levada para casa.
Os pães da Acme me salvam aqui nos EUA, pois até consigo esquecer o pãozinho francês do Brasil, com eles. Adoro o pão de azeitona, de nozes ou a baguette simples. Na loja da Acme, no Ferry Building, eles preparam 3 sanduíches para a hora do almoço. Os sanduíches já estão prontos e embrulhados, é só pedir.
Um sanduíche é com salame, outro com pesto e o meu super favorito é com queijo brie, geléia doce e rúcula. É muito bom!!! Mas chegue cedo, pois eles acabam muito rápido.
Também gosto da comida mexicana e da limonada do Mijita, que serve uma comida leve, sem muito tempero. De quebra, você tem a vista da Treasure Island.
De sobremesa, os docinhos da Miette:
Para ver
Entre as mil lojinhas interessantes, eu sempre gosto de degustar os azeites da Mc Envoy Ranch e admirar os mais diversos tipos de cogumelos que alguém pode ver!
Nunca vou me acostumas com a variedade de cogumelos que existe por aqui!
Esse lugar não é incrível? E para terminar, não esqueça de atravessar o prédio em direção a água, para ver a vista da Bay Bridge e Treasure Island, da parte de trás.
Como chegar no Ferry Building?
É muito fácil chegar no Ferry Building, que fica no Embarcadero, no início da Market Street.
Dá para chegar lá de Muni ou Bart, que param a um quarteirão de distância, ou com a linha F, dos bondes, que para na frente. E, se você vem de Sausalito, Tiburon ou Larkspur, o ferry para lá mesmo. O endereço é One, Ferry Building.
Todas as dicas valem a pena gastronômica aqui citada são ótimas. Apenas demos “um tiro no pé” quando fomos o MARKETBAR que fica bem na calçada. Charmoso, coisa e tal… A conta foi absurda. Quatro hamburgers sem nada, nadinha de especial, sairam por U$ 150.00… Literalmente,roubada!