O que Fazer?

Ford GoBike: para alugar bicicleta em San Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Apesar das inúmeras ladeiras de San Francisco, a cidade vive uma epidemia de bicicleta, com o aumento de ciclovias e  os locais indo pra todo lado pedalando. Com isso, alugar bicicicletas em San Francisco virou uma excelente alternativa para quem não quer alugar carro e procura liberdade e tranquilidade pra andar de um lado pro outro . Nesse post eu conto  como alugar bicicleta em San Francisco.

alugar bicicleta em San FranciscoFord GoBike: o programa de aluguel de bicicleta na cidade

O Ford GoBike é um programa para alugar bicicletas em San Francisco, via aplicativo, que pode ser usado para aluguéis por hora, dia ou período. São  7000 bicicletas em 546 estações de aluguel em San Francisco, San Jose, Berkeley e Oakland. Os valores são bem em conta e podem ser uma ótima opção para quem não quer perder tempo esperando qualquer tipo de transporte público. É só você pegar a bicicleta em um ponto e devolver em outro.

alugar bicicleta em San Francisco

(O programa é oficialmente chamado de Bike Sharing, que quer dizer “compartilhamento de bicicletas”; usei a palavra  “aluguel” para ficar mais fácil para o leitor encontrar as informações).

A bicicleta do programa de aluguel de bicicletas

As bicicletas azuis estão em ótimo estado e a maioria delas tem boa manutenção. A bicicleta que aluguei estava novinha, super bem pintada, sem nenhum barulho. Elas vem com 3 marcha; é lógico que não são aconselháveis para as ladeiras da cidade, mas existem um montão de caminhos e atalhos para você pedalar, fazer exercício e ver os pontos turísticos, sem se cansar.

  • O banco das bikes é resistente à chuva, pode ser ajustado e a marcha fica do lado direito do guidão e é só girar pra trocar de marcha.
  • Os freios estão protegidos da água, tornando a bicicleta segura mesmo em dias de chuva.
  • As bicicletas tem luzes refletoras na frente atrás.
  • As bicicletas vem com uma cestinha, que deve ser presa com a cordinhaalugar bicicleta em San Francisco

Quanto custa para alugar bicicleta em San Francisco

São vários planos para o turista e também para quem vai passar um tempo na cidade. Escolha aqui o que funciona melhor para você:

Single Ride: $ 3 

Dá direito a 30 minutos, perfeito para ir de um ponto ao outro, sem muito planejamento nem demora. É possível adicionar mais 15 minutos por mais $ 3. Só é  possível comprar pelo aplicativo.

Day Passes $9.95-19.95

Perfeito para os turistas, o plano pode ser comprado por 1 dia ( 24 horas por $ 9.95) ou até 3 dias ( 72 horas por $ 19.95). Esse programa pode ser comprado via aplicativo ou nas próprias estações com cartão de débito ou crédito.

alugar bicicleta em San Francisco

Anual Plan: $ 149

Uma opção feita sob medida para quem mora aqui e precisa de transporte entre a estação de metrô e a escola ou residência. O plano dá direito a trajetos ilimitados de 45 minutos, pelo perído de 1 ano. Também pode ser pago em 12 prestações de $ 14.90.

Além desse 3 passes, a Ford GoBike também oferece programas para moradores qualificados, empresas ou compras em grupo. Ou seja, tem oferta pra todo mundo.

Como fazer para alugar bicicleta em San Francisco

1 – Baixe o aplicativo Ford GoBike no seu celular e faça seu cadastro. Recomendo que você faça isso antes de sir de casa, pois pedem bastante informações, mesmo que seja só para a “single ride”.

2 – Depois de fazer seu cadastro, escolha a estação mais perto de onde você está e escolha sua bicicleta.

3 – Clique “get a pass”no seu aplicativo, escolha o tipo de passe e vai aparecer o mapa da estação onde você está, clique no icone da estação.

4 – Escolha a bicicleta que você quer e clique no “unlock a bike” ( destrave uma bicicleta) e vai aparecer um código de 5 números, que você vai digitar no painel para destravar a bicicleta ( atenção, você tem 30 segundos para fazer isso)

alugar bicicleta em San Francisco

5 – Retire a bicicleta quando a luz verde estiver piscando.

6 – Para devolver a bicicleta, escolha uma estação que tenha lugares vazios, encaixe a bicicleta com firmeza e espere a luz verde aparecer para confirmar que a bicicleta foi devolvida e trancada para que o aplicativo encerre seu tempo e cobrança.

alugar bicicleta em San Francisco

Mapa das estações de onde alugar bicicleta em San Francisco

O link no site ou no aplicativo funciona super bem. É so digitar o nome do lugar que você está para aparecer as estações de aluguel ao seu redor, o número de bicicletas disponível em cada uma e o horário da última atualização. Clique nesse link aqui ou use seu aplicativo.

Onde ir de bicicleta?

Você pode usar a bicicleta para trajetos curtinhos entre uma atração turística e outra, ou para pedalar da cidade até o  Golden Gate Park, pela trilha que corta cidade sem ladeiras, ir do Financial District ao Mission ou passear pelo Embarcadero. Eu não recomendo fazer o passeio de bicicleta pela Golden Gate Bridge até Sausalito com essas bicicletas, porque achei elas pesadas para um trajeto mais longo e com ladeiras. No mais, elas são perfeitas para você curtir a paisagem da cidade.

Quer conhecer San Francisco de carro, com tour emportuguês, feito por essa blogueira? Clique aqui para saber mais

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Giovanna
Giovanna
6 anos atrás

Boa tarde,
São apenas bicicletas comuns ou tem opção de bicicletas elétricas também?
Obrigada