Napa

Devo cancelar a viagem à Napa?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um dos piores incêndios da história da California continua devastando várias áreas das regiões vinícolas de Sonoma e Napa. Se você tinha planos imediatos de ir pra lá ou pretendia incluir essas regiões vinícolas numa viagem futura, acompanhe esse post aqui, para ajudar você a decidir se vem ou se vai cancelar a viagem à Napa.

cancelar a viagem à Napa

Por que os incêndios na California são tão grandes?

Na California temos uma estação seca muito longa, de maio até fim de outubro, aproximadamente. Outubro é a época quando os ventos muito quentes e muito secos chegam do Sul do estado e de Nevada, que causam o início de vários incêndios. O ar quente, pressão baixa e ventos fortes fazem qualquer faísca ser super perigosa. Além disso, a California teve 5 anos de seca e ainda tem arbustos muito secos. Para ajudar, com a quantidade louca de chuvas do último inverno, os arbustos cresceram muito em quantidade e ficaram secos no verão. Tudo colaborando pra condições cada vez mais ideais pra um começo de incêndio.

Qual a área atingida de Napa e Sonoma?

Um dos incêndios começou perto de Calistoga, na região do Chateau Montelena, uma das vinícolas famosas da região. Se estendeu por toda encosta  da montanha ao lado da Silverado Trail, até perto de Younville. Parte da montanha queimada fica atrás da Stag’s Leap Wine Celllars, que tinha essa vista incrível, que falei nesse post aqui, O outro incêndio enorme aconteceu no Vale de Sonoma, ao redor da cidade de Santa Rosa. Cada um desses focos se espalhou com uma velocidade incrível por causa dos ventos fortes de domingo à noite, quando o incêndio saiu de controle. Hoje, 4a feira, são 3500 casas queimadas, em uma área de 700km². Muita coisa foi destruída, mas ainda tem muita coisa pra ver na região. Não vai cancelar a viagem à Napa, não, no futuro próximo.

O que foi destruído?

Atá agora, são 21 30  mortes confirmadas, mais de 500 desaparecidos e as seguintes vinícolas atingidas:

Devo cancelar a viagem à Napa ou não?

Se você pretendia ir pra Napa no mês que vem, já posso responder já: Não cancele! Confio na organização amercana e tenho certeza, que logo que for possível, as vinícolas iram abrir e voltar a funcionar a todo vapor. Ontem eu estava mais otimista e achando que as vinícolas abririam no final de semana, hoje tudo já mudou e estou achando que só semana que vem, se tudo correr bem.

No momento é preciso ficar de olho nas condições de tempo, principalmente de vento. Nas últimas 12 horas, o vento estava menor e os bombeiros mais otimistas. Hoje a previsão é de que o vento volte a ficar forte na parte da tarde e o fogo se espalhar  mais. #tomaraquenao #oremos

Em Sonoma, o estrago foi bem maior e mais complicado. A cidade de Santa Rosa, a maior da região, foi muito atingida e estradas por ali estão interdidatas para que o socorro possa chegar mais rápido. Mas quando as vinícolas reabrirem, elas vão precisar muito da nossa ajuda e você não deve cancelar a viagem à Napa,não.

ATUALIZAÇÃO – 4 DE NOVEMBRO

Quase um mês depois, está tudo funcionando perfeitamente em Napa e Sonoma e eles precisam muito dos turistas. Não cancele sua viagem. Estou às ordens pra responder as perguntas de vocês. Também assistam o vídeo edeixem os comentários se ainda tiverem dúvidas.

ATUALIZAÇÃO – 2A FEIRA, 16 DE OUTUBRO

A essa alturas você já deve estar se perguntando se algum dia vai poder voltar à Napa, certo?  Dia a dia as coisas vão melhorando, pouco a pouco.

Tenho amigos que estiveram lá hoje e me disseram que algumas vinícolas já estão abertas, como a Hall. Mas os focos de incêndio  que mostrei ontem,continuam lá, Eles estão distante 2 km das vinícolas Robert Mondavi Winery e Inglenook, com muita fumaça, helicópteros sobrevoando jogando pó retardador de chamas e aquele clima estanho ainda no ar. A boa notícia é que parece que vai chover 5a feira. #oremos

Então, se você me perguntar hoje se deve cancelar a viagem à Napa, eu diria que sim. Por enquanto meu conselho continua sendo para que cancelem.

Muita fumaça atrás da Mondavi Winery. Foto: SFChronicle

ATUALIZAÇÃO – DOMINGO, 15 DE OUTUBRO

Ontem recebi uma ligação do restaurante Bouchon pedindo pra  confirmar a reserva de um grupo que eu iria levar para Napa hoje. Meu tour foi cancelado, mas não tive coragem de cancelar a reserva do restaurante. Perguntei como estavam as coisas por lá e ela respondeu que estavam fazendo o possível para voltar ao normal, apesar da falta de luz, internet e turistas. Imediatamente confirmei a reserva e fomos almoçar lá.

O almoço no Bouchon foi maravilhoso, como sempre e Yountville estava ensolarada e vazia. Mostrei mais no stories e no Facebook. Estava super animada pensando, – oba, posso recomendar que as pessoas não deixem de vir pra cá, pois está tudo muito perto do normal, só faltam mesmo os turistas – .

Yountville, perfeitinha como sempre, mas vazia.

Depois do almoço, explorei mais e dirigi 5 km pro norte, em direção à Santa Helena; ali vi fogo, helicópteros derramando pó retardador de chamas em focos de incêndio muito próximos à HW 29, a principal do Vale. Uma grande área na Macayana Mountains, atrás de vinícolas como Far Niente, Robert Mondavi e Inglenook, continua com focos de incêndio, sendo que nas áreas altas da montanha, as chamas eram bem visíveis.

Fui em direção à Rutherford, mas a fumaça estava aumentando e desviei para a Silverado Trail, onde o incêndio começou, uma semana atrás, bem ao norte, perto de Calistoga. Por ali, a parte pior já ficou para trás. A montanha queimada é muito visível, porém não há mais nenhum foco de fogo por ali.

As vinícolas continuam todas fechadas e, na minha opinião, não devem abrir antes de 3a feira, no mínimo. Estou sendo otimista, isso se os focos de incêndio, ao lingo da 29, consigam ser controlados nas próximas horas.

Se vocês acham que vale a visita à Yountville, para um almoço ou jantar maravilhosos no Bouchon, acho ótimo; inclusive ficou muito mais fácil conseguir fazer a reserva lá.  Mas se o seu negócio é degustar vinho, ainda vai ter que esperar um pouco. Infelizmente, a região de Sonoma ainda continua com bastante focos de incêndio e com áreas onde as pessoas precisaram deixar suas casas.

NOVO UPDATE – A Hall Wines decidiu reabrir amanhã. Sorte de quem não queria cancelar a viagem, mas pelo que vi hoje, acho uma loucura.

Frog’s Leap aberta dia 16. Robert Mondavi Winery continua fechada.

ATUALIZAÇÃO – 6A FEIRA, 13 DE OUTUBRO

Tudo parece mais calmo hoje. As chamas no Vale de Napa estão a caminho do controle e fotos de Yountville mostram a cidade tentando voltar ao normal.

As páginas do Facebook de várias vinícolas informam que permanecerão fechadas no final de semana, principalmente porque muitos dos empregados sofreram perdas com o incêndio.

Uma grande placa na I-80, na saída da Bay Bridge, informa que os incêndios continuam acontecendo e pede que as pessoas evitem ir para os Vales de Napa e Sonoma.

Vou continuar monitorando no final de semana, mas a 2a feira tá prometendo notícias melhores.

ATUALIZAÇÃO- 5A FEIRA, 12 DE OUTUBRO

Hoje, 5a feira, a notícia mais importante é que a cidade de Calistoga foi evacuada. O vento virou e a cidade corre o risco de ser atingida pelo fogo. A boa notícia é que estavam previstos ventos super fortes para a noite de ontem, o que não aconteceu.

Quanto às vinícolas já está certo que não funcionarão no final de semana.

As vinícolas estão abertas?

Hoje, 4a feira todas as vinicolas em Napa permanecem fechadas, pois ainda existem vários focos de fogo. Meu conselho hoje, é que você suspenda qualquer plano até a semana que vem. Tanto para Napa quanto para Sonoma. Vinícolas continuam fechadas e várias delas já estão falando em reabrir somente semana que vem.

cancelar a viagem à Napa

Qual a situação hoje?

  • 11 vinicolas com construções ou vinhedos afetados
  • Várias vinícolas ainda não conseguem reportar os estragos porque não dá pra chegar nas propriedades
  • Maioria da região sem luz e com pouco acesso ao celular
  • Vinícolas fechadas
  • Ainda não dá pra ter idéia do tamanho do prejuízo
  • 90% das uvas já foram colhidas e algumas vinícolas localizadas em áreas mais protegidas estão trabalhando no preparo do vinho, com ajuda de geradores
  • Os 10% das uvas ainda nos vinhedos são Cabernet Sauvignon; fontes seguras informam que as uvas dessa safra não serão afetadas pelo cheiro de fumaça.

Onde verifico as condições do dia?

Diversos sites e emissoras de televisão estão presentes com uma cobertura super completa. Estou fazendo updates no Facebook do blog e nesse post aqui. As páginas do Facebook de várias vinícolas estão dando updates diários.

PS: Meu coração não me deixa colocar fotos do lugar que amo tanto sendo destruído por esse incêndio horrível. Se você quer ver o tamanho da destruição, fotos de antes e depois, acesse os sites dos jornais, como o SF Chonicle  ou o Napa Valley Register.

Como posso ajudar?

Impressionante a corrente de solidariedade por aqui. Restaurantes estão doando comida, pessoas estão abrindo suas casas para receber família e animais, airbnb e hoteis  cobrando quantias simbólicas pela hospedagem para quem perdeu ou não pode voltar para suas propriedades. Para fazer doações em dinheiro, procure a Salvation Army, Napa Valley Community Foundation, Jameson Animal Rescue Ranch 

O que isso significa para o futuro das regiões de Napa e Sonoma?

Por enquanto, ninguém sabe e é difícil dizer o que vai acontecer. A maior preocupação a longo prazo, é que as uvas absorvam o cheiro dde fumaça do ar e fiquem com sabor de queimado. Mas isso só será sentido daqui a 3 anos, quando essa safra for para o mercado.Dependendo do impacto, pode ser que a colheita diminua muito nos próximos anos. Ainda não se tem idéia do quanto e em que grau os vinhedos foram destruídos e as novas parreiras demoram de 3/4 anos para crescer e as uvas só são usadas para vinhos a partir da 2a colheita.

Vamos continuar a planejar a viagem para Napa?

Quando tudo isso passar, Napa e Sonoma, precisaram muito de vocês. Continue planejando sua viagem por esse lugar mágico, com ajuda desses posts aqui:

Como escolher entre Napa ou Sonoma?

Dicas do que fazer 1 dia em Napa, com vídeo

Quando ir para Napa?

Napa com crianças

Assinar
Notificar de
guest

14 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Renata
Renata
5 anos atrás

E agora? Teria como atualizar a situação? Tenho viagem pra dezembro, saindo de carro de Las Vegas pra Los Angeles, seguindo depois pra Monterey e San Francisco. Acha que seria o caso de cancelar ou ir de avião?

Samuel
Samuel
6 anos atrás

Tenho interesse em realizar uma viagem entre São Francisco e San Diego em janeiro de 2019 de carro pela rodovia costeira. Vc pode me informar se as paisagens ainda estão afetadas pelo último incêndio?
E as regiões vinícolas ?

Obrigado

Gisela Amorim Marques Pereira
Gisela Amorim Marques Pereira
6 anos atrás

Bom dia, estamos com viagem marcada a Califórnia para o dia 19/12/17 e pensamos em cancelar. Iniciaríamos em Los Angeles até San Francisco e um dos lugares que pretendíamos visitar é Napa, mas agora com esses incêndios estamos sem saber se vale a pena nos arriscar. Estamos buscando informações, mas são poucas e desatualizadas, além do risco do incêndio se alastrar ainda mais, tememos pela qualidade do ar e o trânsito que deve estar muito intenso. O que você nos recomenda?
Agradeço se puder nos dar alguma dica e recomendação atualizada da realidade dessa região.
Obrigada.

Sarah
Sarah
6 anos atrás

Maryanne, olá tudo jóia? tenho acompanhado seu blog, insta e face pois estarei indo para napa no fim de novembro. Todo seu conteúdo é ótimo e te ajudado bastante. Infelizmente eu não sabia que as vinícolas fecham no dia de thanksgivig e estarei em Napa nesse dia, você sabe o que estará funcionando e o que poderemos fazer nesse dia? Obrigada de qualquer maneira. Abraço!

Ana Paula Baptista Martorani
Ana Paula Baptista Martorani
6 anos atrás

Olá, bom dia.
Eu e meu marido gostaria de fazer um tour em napa 5/11. Que regioes e passeios nos indica ?
POde enviar proposta por gentileza
Obrigada

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Vou com a minha esposa comemorar 15 anos de casado e era um sonho ir pra Napa. Chego em San Francisco no dia 29/10 e queria ir para Napa no dia 01/11 e ficar uns dois dias. Vale a pena ficar ? Em Sonoma? Ou Yountiville ? Quais as vinicolas (ou areas) que não sofreram ?

Bem bacana o blog, achei através do ViajemnaViagem

Ana Paula
Ana Paula
6 anos atrás

Estou viajando com meu marido e filho (7anos) pela Califórnia. Estamos em São Francisco e pretendíamos ir à Napa, mas agora com esses incêndios não sabemos se vale à pena…