Napa

Escola de Culinária na California: visita a CIA, em St Helena

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sabe aquele grande prédio de pedra, logo após a Beringer Vineyards? Ali fica a CIA, a melhor escola de culinária na California. Vamos conhecer?

O que é a CIA (Culinary Institute of America), em St Helena

The Culinary Institute of America ( CIA) é uma escola de culinária na California, o Cordon Bleu local. A escola foi fundada em 1946 com o intuito de oferecer oportunidades ao veteranos que lutaram na II guerra mundial, logo após a volta para casa. Seu primeiro campus foi em NY e a escola da California abriu em 1995. Além do campus de St Helena, atualmente a CIA ( Culinary Institute of America ) tem escolas também em NY, Texas e Singapura.

O campus da California fica num prédio histórico, o Greystone, que oferece tours diários às 11:30 da manhã. Mesmo que você não tenha interesse em ser aluno dali, vale a pena conhecer a parte de dentro dessa estrutura de pedra do século XIX.

A história do Greystone

O prédio onde fica a CIA, em St Helena é muito interessante de ser visitado. Ele foi construído em 1889 para ser uma cooperativa de vinhos, que servia o norte do Vale de Napa. Suas paredes são inteiramente de pedra, que medem impressionantes 56 cm de espessura! E o arquiteto foi o mesmo que construiu a famosa vinícola Chateau Montelena.

A grande construção ficou desocupada durante quase 50 anos, no início do século XX, até ser comprada por padres, em 1950, com o objetivo de aumentar a produção de vinhos das suas marcas. Os padres ocuparam o lugar por 40 anos, até que o terremoto de 1989 destruiu parte do prédio e o tornou inabitável. Em 1993 foi comprado pela CIA, a escola de culinária da California, que primeiramente teve que fazer um trabalho de segurança do prédio, antes de abrir as portas em 1995.

Quais são os diplomas que a escola de culinária na California oferece?

A CIA oferece diversos programas, com diplomas de graduação e pós graduação em artes culinárias, pastelaria e panificação. Além também de cursos de graduação para enólogos. Enfim, o pacote completo para quem quer se especializar na área.

Seguem abaixo os programas que podem ser feitos na CIA ( links em inglês )

Se você é curioso na área de culinária e vinho, mas não quer dedicar sua vida à isso, a CIA oferece cursos rápidos, de somente dois dias, como esse de vinhos. Mas também tem vários cursos menores ( alguns até de horas), que mudam diariamente. Confira o calendário.

Os restaurantes dentro da CIA, em St Helena

Dentro do histórico prédio funcionam também os restaurantes Gathehouse e o The Bakery Café, by Illy. A proposta dos dois é oferecer treinamento para os alunos, sempre sob a supervisão dos chefs/professores.

O passeio pelo Greystone

Todos os dias, às 11:30 da manhã, a CIA oferece um tour guiado para quem deseja conhecer as instalações do histórico prédio. O tour dura 30 minutos e custa $ 10. Eu fiz o tour e achei muito interessante. Aqui estão as partes que mais gostei:

Em primeiro lugar, os barris de 7.570 litros cada! Consegue imaginar como um evento nesse cenário pode ser maravilhoso?

Em segundo lugar, essa coleção de saca rolhas, que tem mais de 1000 diferentes peças. Adorei todas. Qual a sua favorita?

escola de culinária na California

Em terceiro lugar, as bandeiras no atrium ( vista do 2o andar), que representam os maiores produtores de vinho do mundo: Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Argentina, Africa do Sul, Australia e Portugal.

E em quarto lugar, as famosas cozinhas profissionais que impressionam pelo tamanho, pela eficiência e limpeza.

Outras opções de tour no Greystone, da CIA

O Greystone Experience junta os 30 minutos de tour pelo prédio com um almoço na Bakery Café by Illy, mais uma taça de vinho e 10% de desconto na lojinha, que tem coisas muito interessantes e descoladas para quem curte cozinha. Custa $ 25 por pessoa.

O Greystone Sunset Tour, que custa $ 20 por pessoa, combina a experiência de jantar no Gatehouse Restaurant ( reaberto a partir de hoje), com um tour de 30 minutos pelo prédio, uma taça de vinho servida no terraço e 10% de desconto na lojinha. Esse tour acontece às 16:30. Não recomendo, principalmente por causa do horário. as 16:30 o sol ainda está alto na maior parte do ano, exceto no inverno.

Wine Tasting – é possível fazer uma degustação de vinhos com harmonização de queijos, chocolate e azeite de oliva. Esse tour acontece no Greystone Cellars, entre 11 a.m.–4:30 p.m ( inverno) e 11 a.m.–5:30 p.m.( verão).

Finalmente você pode participar de demonstrações culinárias onde o chef vai preparar a receita enquanto você toma uma taça de vinho, ao custo de $ 25 por pessoa.

A melhor escola de culinária na California também tem um campus na cidade de Napa, ao lado do Oxbow Market, onde tem um pequeno museu,auditórios para aulas e eventos, além de um restaurante que estou louca pra conhecer.

Quer conhecer Napa e escola de culinária na California comigo?

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments