Dicas Práticas

Global Entry, o que é e pra quem serve

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Muito tem se falado no programa Global Entry desde a visita da Dilma aos Estados Unidos. Cidadãos do Mexico, Panama, Alemanha e Holanda já tem acesso ao programa, que facilita a entrada nos Estados Unidos. O que o governo brasileiro quer mostrar como grande conquista, na verdade pouco ajuda o viajante comum, o turista que vai para os Estados Unidos uma ou duas vezes por ano. Meu marido tem o programa e vive insistindo pra que eu faça também, mas até agora não me animei. Quer saber por que?

Global Entry

Apply Now

Começa que é preciso preencher um mega questionário pra solicitar sua aprovação. O questionário que deve ser preenchido pelos cidadãos americanos, é esse aqui  (e não acredito que o aplicado pra brasileiros será mais simples, acho que será mais completo até) e pagar uma taxa de $ 100. Esse questionário pede, entre outras coisas, que você liste todas as suas viagens nos últimos 5 anos, com país, dia de entrada e saída. Atenção antes de ter todo o trablaho, porque  mesmo que o seu país tenha acordo com os EUA, existem uma série de vistos que não permitem o uso do programa. 

Depois do enviar o questionário e pagar a taxa, você aguarda a chamada pra se apresentar em algum dos postos de aprovação. O de São Francisco fica no aeroporto mesmo. Se você chegou nessa parte, já está praticamente aprovado –  eles querem só te ver pra garantir que você existe. Depois da aprovação você recebe um cartão e está pronto.

Como funciona?

Com o passaporte em mãos, você vai direto ao quiosque Global Entry. Coloca o passaporte no scanner , coloca sua digital e…. welcome! Não é necessário apresentar o cartão; só se o scanner não reconhecer sua digital ou se entrar nos Estados Unidos de carro. Mesmo com o Global Entry, é necessário preencher o formulário da alfândega americana, que falei aqui. 

Os quiosques estão em vários  aeroportos Americanos, mas não em todos. Pra quem chega do Brasil, os aeroportos de Miami, Washington, Nova York, Chicago, Dallas, Houston, Atlanta, São Francisco e Los Angeles tem o sistema. Os “Disney maníacos” podem comemorar, o aeroporto internacional de Orlando, também tem balcão Global Entry.

Vantagem

Uma super grande vantagem do programa é que, uma vez aprovado, você avisa a companhia aérea. Assim é colocado na lista TSA pre-approved! Isso sim é vantagem pra mim! Passar pela segurança sem tirar computador da mala, sapatos, cintos, moedas e tudo mais que apita e te faz pagar mico no aeroporto.

Não lembro se já contei que uma vez eu vi um senhor ficar de cuecas em SFO. Ele tinha emagrecido e a calça caiu quando mandaram ele tirar o cinto. Foi hilário!!!! Pior que ele avisou e acharam que era mentira – seria um mico a menos se ele fosse TSA pre approved.

Então o resumo da futura nova lei é o seguinte. Se você for um viajante frequente vale a pena esperar pelo Global Entry. Mas se você é um turista que vai pros Estados Unidos uma vez por ano, continue torcendo pela liberação do visto; que na minha opinião, não vai sair tão cedo não. Se a economia do Brasil continuar do jeito que está, duvido que o governo dos EUA tenha interesse em dispensar esse documento tão cedo.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments