Eu sou altamente suspeita pra falar de Berkeley por alguns motivos. Moro aqui e acho que não gostaria de morar em nenhum outro lugar dos EUA. Todo o ganha pão, ganha água, ganha vinho, ganha tudo na minha casa vem da Universidade de Berkeley, onde meu marido e eu trabalhamos. Todos os nossos amigos são daqui e convivemos muito perto de todo esse jeitão “Berkeley de ser”. Então quando as pessoas me perguntam se vale a pena ir passar um dia em Berkeley, eu respondo sem hesitar: – Mas é claro que vale!

uc-1web

Passar um dia em Berkeley

A primeira coisa que se nota em Berkeley é o clima estudantil. Se você saísse do metrô sem saber em qual estação você estava, não teria o menor problema em identificar Berkeley. Por todo lado vêem-se estudantes, professores, livrarias, fast foods lotados de estudantes, bicicletas e camisetas com o logo CAL.

uc-2-web

Uma  coisa que eu adoro na cidade é a diversidade. Pessoas de todas as raças, religiões, nacionalidades e valores convivem numa harmonia difícil de se ver em outro lugar.Berkeley é totalmente liberal, aqui tudo pode, aqui nada é estranho. Aqui cada um acredita em um Deus diferente e todos se sentam juntos no mesmo restaurante. Aqui as pessoas discutem suas idéias de forma respeitosa e inteligente.

uc-3-web

Eu adoro as velhinhas que viveram os anos 60 de paz e amor, pré -Woodstock e passeatas pela paz no Vietnan. Elas passeiam por Berkeley, com seus cabelos brancos compridos, flores no cabelo, broches com o logo da paz e calça jeans, como se Woodstock tivesse sido ontem. Elas ainda acreditam que o mundo  é assim hoje!

Um passeio mínimo por Berkeley tem que incluir pelo menos uma volta pelo campus da Universidade da California e o Gourmet Ghetto. Dá pra fazer isso em uma manhã vindo de São Francisco de BART e descendo na estação Downtown Berkeley, que fica a um quarteirão da Universidade.

Depois de andar no campus, volte até a Shattuck Avenue e vire à direita em direção ao Gourmet Ghetto, o ideal é chegar lá por volta das 11:30/ meio dia quando dá pra sentir bem o clima da cidade.

Feche sua manhã Californiana com um almoço no Chez Panisse Café com todas a sua filosofia e histórias, e volte com a certeza de que você viveu como um verdadeiro  “berkeleyan”.

uc-4-web

uc-5-web

uc-7-web

uc-6-web

uc-8-web

Berkeley: Linha do Bart: Richmond, estação Downtown Berkeley.

40 Comentários

  1. Pingback: Estudando inglês em Berkeley - Hotel California Blog

  2. hotelcaliforniablog

    Camila, toda a area ao redor da Universidade é segura. O lado da telegraph Avenue não é tão bonito quanto o restante. Outro lugar gostoso é Albany. bj, M

  3. olaa,
    irei para berkeley estudar na universidade em breve , gostaria de saber se você tem alguma dica de bons bairros(seguros , tranquilos) para morar ai e se perto da universidade e de boa morar ?
    obrigada desde ja

  4. hotelcaliforniablog

    Oi Cintia, airbnb e a escola onde vc vai estudar sao as melhores opçoes. essa é uma boa epoca pq os estudantes da universidade estao indo embora e deve ter bastante oferta. um bj, M

  5. Boa noite Maryanne!
    Obrigada por gastar parte do seu tempo escrevendo esse blog que ajuda tantas pessoas! Em julho chegarei em Berkeley para morar 1 ano. Você conhece algum site onde posso encontrar opções de moradia e ter uma noção dos preços? Quais regiões você indicaria para morar? Beijos

  6. hotelcaliforniablog

    Izabela, acho mto dificil viver com esse valor aqui. Os qtos ao redor da Universidade custam quase $ 1000. Acho que é necessario no minimo $ 2200 por mes. É mto facil se locomover com bike em Berkeley, todo mundo usa. Mas tb tem muito roubo de bicicletas, é preciso sempre usar cadeado etc. um bj, M

  7. Maryanne, adorei suas dicas sobre Berkeley! Estou pesquisando sobre a cidade pra um possível intercâmbio na universidade. Vc sabe me dar uma ideia de se é possível viver aí com U$1.460,00 mensais, incluso o aluguel? Tenho pesquisado moradia mas só vi coisas muito caras que não caberiam nesse orçamento.
    Tb queria saber se é tranquilo se locomover de bicicleta pela cidade!
    Valeu :***

  8. hotelcaliforniablog

    Eduardo, Berkeley e Sf sao completamente diferentes. Uma tem 100 mil habitantes, outra tem 800 mil. Uma é uma cidade quase estudantl, a outra metropole. Em termos de custo, as duas sao caras. Vc demora 20 min de metro de Berkeley pro centro de SF. um bj, M

  9. Oie! Estou partindo rumo à California em dezembro para um intercâmbio de três meses e estou muito em dúvida entre ficar/estudar em Berkeley ou SFO. Minha dúvida é: dá pra morar/estudar em Berkeley e passear em SFO? É muito longe? O transporte é difícil?

    Valeu <3

  10. hotelcaliforniablog

    Fernanda, depende do que vc procura. A cidade fica sem estudantes no verao, que estao de ferias. bj, M

  11. Fernanda,
    se Berkeley estiver fazio, nao se preocupe. Pegue o metro e em menos de 30 min. estara em SF, que eh sempre movimentado, mais ainda no verao. Eu morei em Berkeley por 1 mes e depois decidi me mudar para em SF, pois eh mais agitado e oferece mais recursos. Espero ter ajudado.

  12. Oi, gostaria de saber se julho é uma boa época para se estudar e Berkeley, porque por ser uma cidade universitária, não sei se fica meio deserta no verão.

  13. hotelcaliforniablog

    Vanessa, English as a second language é um curso de ingles para estrangeiros. Nao recomendo se vc já for fluente. É muito dificil indicar curso de ingles, é tao pessoal. bj, M

  14. Olá!
    Estou indo para San Francisco em Janeiro estudar inglês por “” tempo indeterminado” para que eu consiga encaixar uma pós logo em seguida visto que acabarei minha graduação este ano. Ouvi falar muito bem desta Universidade em Berkeley, você saberia me dizer se eles ministram cursos de inglês para estudantes internacionais? Tenho uma dúvida gigante, o que seria o “English as a Second Language”? Tenho inglês avançado mas preciso da fluencia para minha área de trabalho.
    Obrigada pela atenção! E pelas dicas!

  15. Mariano, adorei a California, obrigada pelas ótimas dicas

  16. José Vicente

    É fácil ir de SF pra Berkeley? Demora quanto tempo?

  17. hotelcaliforniablog

    Oi Ruy, acho que a melhor opcao é contactar sua escola mesmo. Eles geralmente tem uma lista de moradias que indicam pra alunos. Bj

  18. Ruy Felipe

    (Com correções- escrevi do IPad )

    Olá Maryanne. Eu estou viciado nas dicas do seu blog. Sou jornalista da rádio CBN. Vou morar 6 meses aí CA para aprender inglês. Vou fazer uns freelas para a rádio e tenho, inclusive, um projeto de uma coluna para CBN sobre dicas do exterior… Se te interessar, podemos bater um papo depois para agregarmos conteúdo e quem sabe fazer parcerias. Enfim. Mas o o verdadeiro motivo do meu post é o seguinte: conforme falei, eu e minha noiva vamos morar para estudar inglês, estava tudo certo que vamos morar em SFO, mas a escola que iamos estudar fechou. Vamos entrar com o visto e a escola disse que vai nos ajudar aplicar p/ outra escola. Nossa verba não é tão alta, então decidimos pela AEA que tem em Berkeley e é barata. Bom, estamos tendo uma dificuldade com a moradia.. Que dica vc poderia nos dar em relação a isso? Queremos morar em um ap de um quarto e estamos dispostos a pagar até 1200 dólares. Vc acha que é difícil achar algo aí por esse preço? Sabe onde eu posso encontrar ajuda? Estamos buscando no craglist. Nós vamos chegar aí no dia 22 de janeiro. Estou preocupado com a moradia, mas alguns amigos me falaram que é mais fácil ficarmos num hotel e ir procurar. Enfm…. Desculpa o número de perguntas… Abraço ..

  19. Ruy Felipe

    Olá Maryanne. Eu estou viciado nas dicas do seu blog. Sou jornalista da rádio CBN. Vou morar 6 meses aí CÁ para aprender inglês. Vo fazer uns freelas para a rádio e tenho, inclusive, um projeto de uma c,una para CBN sobre dicas do exterior… Se te interessar, podemos bater um papo depois para agregarmos conteúdo e quem sabe fazer parcerias. Enfim. Mas o rindopara motiv do meu post é o seguinte: conforme falei, eu e minha noiva vamos morar para estudar inglês, estava tudo certo que amos morar em SFO, mas a escola que ia os estudar fechou. Vamos entrar com o visto e a escola disse que vai nos ajudar para aplicar p/ outra escola. Nossa verba não é tão alta, então decidimos pela AEA que tem em Berkeley. Bom, estamos tendo uma dificuldade com a moradia? Que dica vc poderia nos dar em relação a isso? Queremos morar em um ap de um quarto e estamos dispostos a pagar até 1200 dólares. Vc acha que é difícil achar algo aí por esse preço? Sabe onde eu posso encontrar ajuda? Estamos buscando no craglist. Nós vamos chegar aí no dia 22 de janeiro. Estou preocupado cm a moradia, mas alguns amigo me falaram que é mais fácil aplicados num hotel e ir procurar. Enfm…. Desculpa o número de perguntas… Abraço ..

  20. hotelcaliforniablog

    Livia, entendo e acho otima ideia vc alugar outra coisa. O apto que conheço esta alugado. Vc já tentou com a escola? Els normalmente tem sugestoes. Tente tb o airbnb. Depois volte aqui pra me contar, vou ver se acho mais alguma coisa. bj

  21. Olá. Estou a caminho de Berkeley para estudar por 7 meses, sendo 3 na ELS e mais 4 na UC. Tenho 33 anos e tenho receio de me hospedar com alunos muito mais novos do que eu. Você me indicaria algum lugar para que eu fique pelo primeiro mes, com uma certa estrutura, mobilia e cozinha, etc.? Obrigada

  22. Malu Esper

    Maryanne, este post está demais. Tem todas as informações para conhecer Berkeley. Vou sollo agora em novembro, entre 12 a 17 . Todas as super dicas sobre São Francisco também pesquisei aqui inclusive os locais aonde não ficar hospedada e sobre o sistema de transporte. Muito, muito bom, como falou o Riq.

  23. hotelcaliforniablog

    Thaisa, hoje existem camelos na Telegraph Street, nao sei se é a mesma coisa. Els ficam lá todos os dias. bj

  24. Olá,

    Há 12 anos atrás fui para SF e visitei Berkeley. Lembro que tinha uma feirinha em uma rua mas não me recordo o dia da semana que fui. Essa feirinha ainda existe? Ela funciona em algum dia específico?

  25. hotelcaliforniablog

    Morgana, sabado de manha é bem legal tb na cidade e no Gourmet Ghetto, mas a Universidade fica vazia. bj

  26. Morgana Madeira

    Estou programando uma viagem pela Califórnia em Setembro. Depois desse post, Berkeley virou um passeio obrigatório! Gostaria de saber se esse clima continua aos sábados pela manhã ou é melhor ir durante a semana.
    Obrigada!

  27. Quais são os passeios ecológicos que podem ser feitos em Berkley?

  28. Denise Sahione

    Olá Maryanne,

    Vou passar o mês de Julho em um intercâmbio aí em Berkeley. Tenho uma dúvida boba: Meu vôo chega em São Francisco. Qual a melhor opção para ir para Berkeley: táxi? É tranquilo pegar um táxi no aeroporto de São Francisco? Se eu alugar um transfer daqui do Brasil terei que pagar 150 dólares, estou achando um absurdo. Você também saberia me dizer a tarifa. Obrigada! Denise Sahione

  29. José Laércio

    Ola, estou muito entusiasmado para conhecer Berkeley, pois vou passar um mes estudando na Kaplan. Ouvi dizer ki ai e lindo. Espero ancioso.
    Abraços.

  30. hotelcaliforniablog

    Lucas, infelizmente nao tenho tempo pra responder e-mails, pode colocar as suas duvidas aqui, quem sabe ajude outras pessoas tb. Ja vou adiantando que nao sei te responder nada especifico sobre a universidade (UCB) aqui. Sugiro que vc procure as info no site deles.

  31. Olá,

    Sou aluno de gradução da USP e gostaria de saber mais sobre Berkeley e aonde estudar. Estou querendo ir no final deste ano/começo do ano que vem. Você poderia me passar o seu e-mail para mim tirar algumas (muitas) dúvidas? 🙂

    Obrigado,

    Lucas Brunialti.

  32. hotelcaliforniablog

    Oi Amanda, hoje em dia aqui nos EUA nao existe nenhum jovem que nao faça trabalho voluntario. Pode ser qq coisa, economizar energia, gatos abandonados, sopa pra pobres, palestra pra presidiarios, sei la. De um google em ONG e divirta-se, vc nao vai acreditar. Mas, mais importante que o trabalho voluntario sao as notas, que tem que ser só A. ( pelo menos pra Berkeley). Mas te aconselho a procurar ajuda profissional em http://www.berkeley.edu

  33. Adorei! Faz tempo que estou pesquisando sobre Berkeley mas aqui deu pra quase sentir o clima da cidade já. Desculpa incomodar com isso, mas queria muito te fazer uma pergunta já que vc disse que trabalha na UC Berkeley. Eu tenho 20 anos, tranquei o 1o ano de arquitetura aqui no Brasil porque descobri que o quero mesmo é estudar business, até pra um dia poder cuidar dos negócios do meu pai. Tenho boas notas de colégio, falo inglês fluente, estudei o senior year no Texas, tenho boas recomendações porém nenhuma experiência de trabalho (voluntário ou não). Ouvi dizer que isso influencia bastante na hora de escolherem os currículos mesmo sendo de freshman. Gostaria de saber se eu teria chances apenas com uma boa nota do SAT e Toefl ou ainda não..
    Obrigada desde já

  34. hotelcaliforniablog

    Yeda, depende do que vc quiser fazer em Berkeley. Se vc quiser ir so na universidade e na cidade, vá de metro. Se vc quiser ver a vista, ir até a Marina e a 4th Street, entao é preciso ir de carro.

  35. Você acha melhor ir de sao francisco a Berkeley de carro, de metrô ou tanto faz?

  36. Pingback: Três dias em São Francisco « Hotel California Weblog

  37. Pingback: O Gourmet Ghetto de Berkeley no Estadão de hoje « Hotel California Weblog

  38. hotelcaliforniablog

    Oi Tais, era essa a intencao. Quando vc vem?

Deixe um comentário