Mundo

Primeira parada no Alaska: Skagway

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Nossa primeira parada no Alaska foi em Skagway: uma cidade que nenhum morador do Rio, São Paulo ou qualquer cidade grande brasileira possa imaginar que exista: 852 habitantes no verão. No inverno, a população passa a ser de 500 habitantes, que praticamente hibernam durante os 3 meses onde a temperatura pode chegar a -50°C.

Skagway

Vejam nessa foto abaixo os marcadores de neve usados no inverno, para que os caminhões consigam enxergar a estrada. Reparem a altura deles em relação à minha (1,68).

Os únicos lugares que ficam abertos são o supermercado (que recebe produtos 1x/semana, na 2a feira), a prefeitura, a escola e a biblioteca. Aliás, custa uma fortuna para o estado educar os poucos jovens que vivem por lá, que tem aulas quase que particulares.

Mas, por que parar nesse fim de mundo? Acontece que Skagway foi uma cidade importante na corrida do ouro e acabou-se construindo lá uma estrada de ferro, que é considerada uma das grandes maravilhas da engenharia civil.

Na verdade, o ouro não estava em Skagway, e sim no Yukon Territory que já faz parte do Canadá, e faz  fronteira no alto das montanhas geladas daquela região.

Mas como, na época, ninguém tinha a informação correta, os pobres caçadores de ouro chegavam à Skagway achando que era a terra prometida e daí descobriam que ainda tinham mais de 600km (pela montanha) pela frente, até chegar ao local onde estava o ouro.

Muitas mortes depois, resolveram construir um estrada de ferro que atravessasse a montanha, que foi abandonada junto com o final da corrida do ouro. Graças aos turistas, que chegam nos navios, a ferrovia foi reaberta em 1988. Portanto, nem preciso dizer que o único passeio na cidade é andar de trem, mas a paisagem é muito bonita.

A cidade tem 4 x 6 quarteirões, muitas lojinhas de jóias, peles, um banco Wells Fargo e até um Starbuck’s, aberto só durante o verão.

Ai que frio!!!

Mais posts sobre o Alaska:

Assinar
Notificar de
guest

2 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
susana
susana
13 anos atrás

Realmente o tamanho das cidades é bem relativo! Quando escreve que a cidade de Skagway só tem 852 habitantes no verão isso é o numero de habitantes numa vila do interior ou uma cidadezinha no interior de Portugal. E quando digo uma cidadezinha do interior significa que fica a 1 hora de carro de uma grande cidade como o Porto ahahahahaahahahahaha vivi durante muitos anos numa cidade pequena como essa. toda a gente conhece toda a gente pelo nome… e não estou a brincar… Bem, a grande diferença é que não se recebia comida 1vez/semana… Nem fazia -50.ºC!…. Só de… Ler Mais »