Dicas Práticas

São Francisco, via Canadá (Toronto)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Não, eu não fiquei maluca e nem desaprendi tudo o que sabia sobre geografia. Pode parecer uma idéia bem doida, mas o fato é que vir pra São Francisco, via Canadá, não é tão absurdo quanto parece.

Aprendi esse caminho quando ainda tinha milhas da Varig pra torrar. Depois de gastar tudo o que podia com a United, me vi com um punhado de milhas ainda na mão, e com uma única opção pra vir pra essas bandas: a Air Canada.

Desde a primeira vez que fiz esse trajeto, não achei tão ruim como parecia. Talvez pelo fato da minha expectativa ser muito baixa, encontrei várias vantagens que compensaram o fato do voo ficar 1:30 mais longo. O curioso é que o trajeto São Paulo – Toronto, demora quase a mesma coisa que São Paulo – Chicago, e o voo que acaba sendo mais longo é o Toronto – SFO (quase 5 horas), contra 4 horas no Chicago – SFO.

photo(24)

As vantagens são várias!

A primeira vantagem é que tudo na Air Canada funciona muito melhor que nas companhias americanas. Não tem fila no check-in, as pessoas são muito mais simpáticas, e dá para comer a comida do avião, que, acredite ou não, chega quente e com gosto!

Se tudo isso foi pouco, eles oferecem um preço bem interessante durante várias épocas do ano, tanto para passagens compradas, como para trocas com milhagem. No final do ano passado, troquei 50.000 milhas com a United para o voo SFO – SP (via Chicago), e apenas 30.000 com a Air Canada para o voo SP – SFO (via Toronto). Uma amiga contou que foi a passagem mais barata que ela encontrou para um voo na mesma época.

Ah, e se você está em trânsito no Canadá, você faz a imigração americana lá mesmo, e já chega aqui no terminal doméstico.

Toronto é um dos aeroportos mais limpos e vazios que conheço. Sério, você pode sentar e comer no chão do terminal.  Só conheço  igual em Zurich. Nem Pequim, nem Singapura conseguem ser iguais.

Como sou cidadã americana, não preciso de visto para entrar no Canadá  (precisaria ver com a Air Canadá, se brasileiro precisa visto para trânsito). Saí do avião e fui andando em direção à imigração, quando dei de cara com uma esteira expressa! Expressa, como freeway, vai numa velocidade absurda, quase voando ao lado da esteira “não expressa”.

Chegando na imigração canadense, eles mandam o pessoal que vai pros EUA seguir em frente. Quer dizer, não passa na imigração no Canadá, por isso não vejo sentido em ter visto para lá. A partir desse ponto, eles estavam testando um novo sistema de conexão, chamado “scan, look and go”, que deve funcionar assim:

  1. Passe o cartão de embarque para o próximo destino pelo scanner, (você já recebeu seu cartão no Brasil). O meu destino era São Francisco, mas essa conexão funcionaria muito bem pra Costa Leste também.
  2. Ande alguns metros, e espere seu nome aparecer em uma tela. Quando seu nome estiver lá, é sinal de que sua mala já está sendo transferida para a conexão americana. É o que precisa para passar para o passo número 3.
  3. Caminhe em direção à imigração americana, que funciona lá, exatamente da mesma forma que funciona aqui nos EUA. Podemos dizer que é um pedaço dos EUA, dentro do aeroporto do Canadá.
  4. Daí é só procurar o seu portão, e embarcar. Para mim tudo funcionou perfeitamente. Saí do avião, que me trouxe do Brasil  às 5:45 am, e estava sentada no meu voo pra São Francisco às 6:20am.

O que eu achei? Só vejo vantagens nesse trajeto. A Air Canada normalmente funciona melhor que as companhias americanas, a comida é melhor, e tudo é mais vazio, inclusive o aeroporto. Também gosto da solução de fazer  imigração no Canadá, assim você já fica livre quando chega nos EUA.

Quanto ao sistema que está sendo testado, vejo uma grande vantagem, que é a de não precisar pegar sua mala. Ela vai direto pro seu voo, e você só a retira no destino final. Achei isso ótimo.

Esse sistema vai funcionar? Tenho minhas dúvidas. Tinham umas 10 pessoas enquanto eu esperava meu nome aparecer na tela. Mas imaginem toda a multidão que fica na esteira, lá parada, tentando encontrar o nome numa telinha de TV? Outra coisa, é o que fazer se você tem mais de uma mala? Precisa esperar por todas? E finalmente, a pergunta que fiz, e ninguém soube responder: o que acontece se meu nome não aparecer? Não posso ir embora sem mala? Ninguém gosta de perder conexão, porque a mala não aparece.

Essa foi minha experiências com a Air Canadá, e eu gostei. Meu voo de conexão foi com a United, que é parceira da Star Alliance, que é onde eu tenho milhas.

Assinar
Notificar de
guest

16 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Karla
Karla
10 anos atrás

Oi tudo bem queria uma informação , a imigração no canada e muito chata como em outros lugares?

Mabili
Mabili
11 anos atrás

Olá! Eu adorei a idéia de ir por Toronto e até os valores das passagens, mas minha questão é: Como comprar este trecho? Eu procurei no site da Air Canada, e não têm onde pesquisarmos os preços e destinos como têm no site das outras companhias. Quem já foi/comprou/pesquisou passagem neste trecho por gentileza me dê um help! Beijos Mary!

Tais Moreira
Tais Moreira
11 anos atrás

Olá!
Eu tirei meu visto americano e o canadence em menos de dois meses consegui os dois. Foi super tranquilo!

Tais Moreira

Letícia
Letícia
11 anos atrás

Maryanne, É necessário sim o visto canadense para os passageiros em trânsito no Canadá e é a mesma solicitação de visto feita por pessoas que vão permanecer no Canadá (ou seja os mesmos procedimentos frente ao consulado, o mesmo trabalho, os mesmos documentos exigidos, tudo igual)… e para ter o visto canadense de trânsito é necessário primeiro ter o visto do país de destino. Ainda vale lembrar que demora cerca de 10 dias úteis para o visto canadense ser processado e entregue. Portanto, os brasileiros com destino aos USA e conexão no Canadá devem se organizar para ter tempo suficiente… Ler Mais »

Ralph
Ralph
11 anos atrás

Maryanne , eu quase fui de Air Canada ano passado justamente pelo serviço e pelo 777 e não a porcaria do 763 da AA e 767 muito velho da TAM que saem de Bhte. A informação que tenho é que tem sim que tirar visto mesmo que só para passagem em conexão no Canada. É um visto diferente e bem fácil de tirar mas os brasileiros tem sim que tirar. Vou confirmar esta informação esta semana e coloco aqui para o pessoal. Acho que vale MUITO a pena pegar este vôo e tem tarifas excelentes. Quando cotei estava U$700 .… Ler Mais »

Mabili
Mabili
11 anos atrás

Wow! Esse post veio muito a calhar, estou justamente procurando passagens para minha viagem em junho. Vou pesquisar Air Canada pra ver se acho o trajeto e bons valores! valeu Mary! beijos

daniel vaz
daniel vaz
11 anos atrás

Descobri seu blog dias atrás e não consigo parar de ler. Estou com viagem marcada para um tour na CA em Maio/13 e tenho achado dicas sensacionais aqui. Falei com minha esposa que estou até com vontade de passar mais tempo do que havia previsto em São Fransciso depois de ler todas as dicas que vc tem passado. Mas uma pergunta para não perder o costume: Quero descer de carro pela costa rumo a LA, passando obrigatoriamente em Monterey e Carmel. Quanto tempo acha que seria bom resevar para descer e visitar as melhores cidades até chegar a LA? Obrigado.… Ler Mais »

tania janin
tania janin
11 anos atrás

Olá!

Não consigo pesquisar no site da air canada uma passagem para São Francisco via Toronto, partindo do Rio. Como vc faz pra conseguir.

Abraços,
Tania Janin

Kelly
11 anos atrás

Eu to tentando, tentando e tentando resgatar minhas milhas do Smiles, mas simplesmente NUNCA tem data!!!!!!!
Bem triste.. Vou Ficar de olho nas passagens da AirCanada!

Luciana
Luciana
11 anos atrás

Maryanne, sei que nao tem nenhuma relacao com o post a minha pergunta… Vou para SF dia 04 de marco, depois sigo para LA e LV… Estou preocupada por causa do alarde quanto ao surto de gripe por ai! Como esta a situação ai na Califórnia? Os jornais aqui do Brasil só falam de NY entao ficamos um pouco sem saber!
Sei que fica difícil você saber, mas pelos históricos de gripe por ai, sera que a ate marco a situação já esta controlada?
Obrigada