O que Fazer?

Como velejar em São Francisco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A cidade de San Francisco é famosa pelos ventos. Então, nada melhor que usar esses ventos a seu favor e se divertir com eles. Como? Saindo de barco a vela para um volta na Baía. Quer saber ? Eu conto tudo nesse post. Explico como fazer para velejar em São Francisco.

A vista da cidade, depois de fugir do fog

Como velejar em São Francisco

Já pensou em passar umas horinhas num barco só para você, sua família ou amigos, velejando pela Baía de São Francisco? Não parece um sonho? Pois agora ficou mais fácil ter essa experiência, pois é possível alugar um veleiro só pra você ou seu grupo ( até 6 pessoas) por duas horinhas inteiras ( ou mais) e escolher qual parte da Baía você quer explorar e conhecer melhor.

velejar em São Francisco

Foi o que fizemos a semana passada, mas não demos muita sorte, pois pegamos o único dia nublado num período de duas semanas! Ainda assim, foi uma experiência muito legal que quero dividir com vocês. Dessa forma, fica mais fácil vocês fazerem a mesma coisa.

Como alugar um veleiro em São Francisco

Desde que fiz o passeio de barco pela Baía, fiquei com muita vontade de alugar um barco menor, para um passeio mais exclusivo. Depois de pesquisar bastante, encontrei o Evan e logo me interessei pela proposta dele.

São 2 horas velejando pela Baía. O trajeto vai sempre depender do clima. Se o tempo estiver bom, isso quer dizer sem fog ( neblina), você escolhe onde quer ir.

As opções são partir para passar por baixo do Golden Gate ( em primeiro lugar) e curtir o visual e tirar mil fotos, velejar pertinho da cidade ( em segundo lugar) e ver as ladeiras de outro ângulo ou dar a volta ao redor de Angel Island (em terceiro lugar). Essa última opção, ele classificou como “a que sempre dá certo”.

velejar em São Francisco
Saindo de Sausalito com o fog ainda longe

Como foi nossa velejada em São Francisco

Comecei pesquisando sobre veleiros para alugar e encontrei o Evan. Achei o preço bem bom e após ler os comentários achei que valia a pena experimentar alugar o veleiro com ele. Fiz a reserva aqui, fiz o pagamento online e em minutos recebi a confirmação. Dias antes do passeio recebi as instruções da chegada por e-mail, juntamente com o celular dele, caso houvesse algum problema no caminho.

É possivel escoher entre 3 horários, o primeiro às 11 da manhã ( que eu evitei por causa do fog), às 13 horas e depois às 16 horas. Escolhi o passeio das 13 horas e nos encontramos no Blue Water Yatch Harbor, uma das inúmeras marinas de Sausalito.

Chegamos no horário combinado ( 15 minutos antes), liguei para o Evan no celular e ele me indicou onde estacionar gratuitamente. Dez minutos depois estava no portão para nos recepcionar. Ficamos sabendo que eramos só nos dois no grupo ( oba) e fomos até o veleiro.

Vá com um tênis para pisar no barco e nunca esqueça o casaco e gorro. Não importa se está sol, se não tem vento etc etc. No meio da Baía vai ventar e vai fazer frio.

É possível também levar bebidas, como cerveja e vinho e alguns petiscos. Como nosso café da manhã tinha sido tarde, pulamos essa parte. Levamos água que caiu super bem depois de uma hora no mar.

Nos acomodamos no barco e o Evan explicou que faríamos a primeira parte, na saída de Sausalito no motor. Ele também dá algumas instruções simples de segurança, junto com o colete salva-vidas. Sentamos lá na frente do veleiro para curtir o passeio.

Ele também explicou que como parecia bem nublado, sairíamos de Sausalito para depois decidir o destino final. Mas, desde o início, ficou bem claro que não daria pra passar por baixo da Golden Gate.

velejar em São Francisco
Nossa situação na saída de Sausalito. Pra que lado ir?

Logo notamos que o fog não iria se dissipar e resolvemos ir para Angel Island. Mas no caminho, o Evan nos avisou que lá também estava com fog. Então, por sugestão dele, resolvemos ir até a cidade mesmo. Afinal, fog por fog, pelo menos a vista da cidade , caso desse certo, seria mais legal.

velejar em São Francisco
A cidade, atrás de Alcatraz, ainda com fog. Legal ver a ilha desse ângulo

Foi uma aposta arriscada que acabou dando certo. Quanto mais perto, mais sol e mais limpo estava o céu. Sou super friorenta, mas devo dizer que apesar do vento, não estava frio.

velejar em São Francisco
Pier 39 e o Financial District atrás

Depois de chegarmos perto e nos deliciarmos com as vistas do Pier 39 e Financial District, rumamos de volta à Sausalito. Foi aí que encontramos um cargueiro imenso que fez muita marola. Apesar de ter identificado antes que o barco ia balançar depois do cargueiro passar, calculei errado o tamanho da onda e fiquei encharcada! Aí sim, passei frio.

A partir daí, mudei de lugar e me instalei perto do leme, num lugar protegido do vento. Mas logo o sol saiu e me sequei. Nada que pudesse estragar o passeio.

Pra variar, o casaco da Uniqlo sempre salva

A volta foi tranquila, com pouco vento, mas logo estavamos de volta na Marina, em Sausalito. Saímos do barco com fome e a sorte é que existem boas opções de restaurantes por lá.

Obrigada Evan, foi muito bom. Esperamos voltar com um dia mais bonito.

Salito’s

Fish

Qual a melhor época para alugar o veleiro?

Fiquei muito na dúvida quanto a alugar no verão. Todos sabem que o verão em San Fancisco é a época onde o fog castiga com vontade. Por outro lado, setembro e outubro são meses perfeitos na cidade. Acabamos não dando sorte e pegando o único dia feio da quinzena. Mas recomendo os meses de setembro e outubro .

Por mais incrível que pareça, os melhores dias para sair de barco em São Francisco são os dias de sol no inverno. Como esse dia que andei de helicóptero em fevereiro. Esses dias sào perfeitos para um passeio de barco.

Com velejar em São Francisco em 5 passos

1 – Faça sua reserva nessa página aqui.

2 – Faça o pagamento e receba confirmação por e-mail

3 – Chegue 15 minutos antes. Um Uber entre a Union Square e Sausalito vai custar aproximadamente U$ 30 com um Uber X e aproximadamente U$ 20 com o Uber Pool.

4 – Não esqueça casaco, protetor solar e gorro. Leve também água e calce tênis.

5 – Coloque seu colete de segurança e aproveite!

Quer conhecer San Francisco comigo?

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments