O que Fazer?

Dica em Sausalito: As casas barco

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Sausalito não vive só de ser uma cidadezinha bonita e charmosa, com vista para São Francisco. Além do centrinho onde se concentram os turistas nos restaurantes e lojinhas, Sausalito tem a incrível e super diferente comunidade de casas barco, ou as casas barco de Sausalito, no outro extremo da cidade. Garanto que a dica é ótima.

casas barco em Sausalito

casas barco em Sausalito

Estive lá no único dia do ano onde é permitido o acesso à algumas casas barco de Sausalito, mas dá pra visitar o local sempre, desde que você não faça nada que perturbe a vida da comunidade, como fazer barulho ou deixar lixo no chão.

casas barco em Sausalito

O que são as casas barco de Sausalito?

Na época da 2a guerra mundial, Sausalito abrigava grandes estaleiros, que ficaram com barcos semi-acabados no final da guerra. Veio daí a idéia de transformar esses barco em casas. Claro que os  hippies do verão da paz e amor, em 1967, amaram a idéia e a comunidade das casas barco (floating homes, em inglês) acabou crescendo tanto que o governo logo viu que era necessário estabelecer regras, para que aquilo não virasse um favelão à beira-mar.

casas barco em Sausalito

Hoje são 400 casas barco, que ficam em 5 diferentes piers. Todas as casas tem esgoto ( tipo as fossas no Brasil), luz elétrica e pagam impostos, como as casas em terra firme.

As casas barco de Sausalito flutuam?

As casas  são construídas em cima de fundações de concreto e amarradas aos piers. Quando a maré esta alta, as casas flutuam e quando a maré abaixa, algumas casas ficam direto em cima da areia. A diferença da maré alí pode chegar até 1 metro.

casas barco de Sausalito

Qual o tamanho das casas?

Fiquei super impressionada com o tamanho e as condições das casas. Uma das casas que visitei tinha 300 m² e a grande maioria delas está na faixa de 120 m². A que mais gostei era super bem decorada, toda branca, com sala e cozinha no andar de cima e 2 suites no andar de baixo, sendo que a suite do casal e a sala davam direto na água. Uma delícia de ambiente e vista. Única coisa que me incomodou um pouco foi a proximidade das casas.

casas barco de Sausalito

Quem mora nas casas barco?

Pessoas absolutamente normais moram nas casas barco de Sausalito. Podia seu eu, como podia ser você. Encontrei profissionais liberais, artistas e empresários. Me chamou atenção o fato de encontrar crianças vendendo limonada em 2 piers. Uma devia ter uns 2 anos e estava acompanhando a mãe, que vendia limonada junto com vestidos e bijuterias feitas por ela.

casas barco em Sausalito

É mais barato morar numa casa barco?

Morar nas casas barco não é barato. O aluguel custa por volta de $ 4000/mês. A outra  família, que me impressionou tinha 3 irmãos, na faixa de 8-11 anos, que montaram um stand super profissional em frente à casa deles. Chamavam as pessoas que passavam pra experimentar a limonada orgânica caseira  (sim, porque isso é San Francisco) e ainda tentavam fazer  uma venda casada, oferecendo um cookie pra acompanhar a limonada. A irmã mais velha, cuidava da contabilidade e a caixinha estava explodindo de dinheiro. Os meninos contaram que o pai é arquiteto e eles vivem ali desde que nasceram. Me pareceu ser uma comunidade com veia empreendedora. Será?

casas barco em Sausalito

Como visitar as casas barco de Sausalito?

A entrada na maioria dos piers é livre e os moradores não se importam que as pessoas entrem pra ver as casas, desde que seja sempre à pé. Se você foi até lá de bicicleta, deixe a bicicleta trancada do lado de fora dos decks. Coloque “Waldo Point Harbor“no Google Maps.

casas barco em Sausalito

Minha sugestão é combinar esse passeio com o passeio de bicicleta pela Golden Gate. Ao invés de voltar logo que chegar em Sausalito, estique um pouquinho até as casas barco. Dá pra combinar também com o passeio de bike para Tiburon.

casas barco Sausalito

Para comer em Sausalito:

Fish Restaurant

Bar Bocce

Hamburger recomendadíssimo

Café Tutti

Salito’s

The Spinnaker

Assinar
Notificar de
guest

5 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Sabrina
Sabrina
6 anos atrás

Seu blog é incrível. Usei muitas informações quando planejava minha viagem. Agora estou contando minha viagem no meu blog e linkei esse seu post maravilhoso.