O que Fazer?

Grace Cathedral em San Francisco: como visitar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Cada cidade tem a catedral que merece, e San Francisco não fica para trás com sua catedral católica e com a Grace Cathedral, a catedral anglicana da cidade, Afinal, a Grace Cathedral é cheia de história e de cantinhos interessantes. Vamos conhecer?

Qual a história da Grace Cathedral?

A primeira igrejinha Grace, foi construída em 1849, logo após o grande afluxo de pessoas para a corrida do ouro. A pequena igreja ficava na Powell Street, na esquina com Jackson. Dalí se mudou em 1862 para um espaço maior, onde foi chamada de Cathedral.

A segunda construção ficava na esquina da California e Stockton Streets. Entretanto, esse edifício foi destruído pelo fogo, no terremoto de 1906. Em 1910 a atual igreja começou a ser construída no terreno doado por uma família rica da cidade, no alto de Nob Hill. A praça, que fica no alto da colina, entre as ruas California, Jones, Sacramento e Taylor, continua a ser um dos lugares mais bonitos, mais imponentes e mais caros de San Francisco.

A construção começou em 1910 e terminou somente em 1964. Em contrapartida, sua inauguração, em 1965, teve um discurso de ninguém menos que o grande Martin Luther King. Esse evento levou 5000 pessoas à igreja e esse número só foi batido em 11/9/2001, com um memorial para os mortos no ataques terroristas de Nova York.

A fachada atual tem 100 metros de comprimento por 49 metros de largura e 53 metros de altura. A saber, a Catedral de Notre Dame, em Paris, tem 128 metros de comprimento, 48 metros de largura e 69 metros de altura. Notre Dame teve também grande influência na arquitetura da Grace Cathedral, com seu formato de crucifixo, nave central e a cúpula poligonal.

Grace Cathedral
Grace Cathedral

O que visitar na Grace Cathedral

Portas de Ghiberti

As Portas do Paraíso, são réplicas das portas do Batistério de Florença, As portas, que são fundidas em bronze e folheadas a ouro, foram moldadas a partir das originais.Logo após a confecção dessas portas, os moldes foram jogados fora. Cada porta mede 4,8m de altura e pesa mais de uma tonelada. Cada painel representa um evento da Bíblia, com Adão e Eva e Caim e Abel.

A melhor hora para admirá-las e sobretudo, fotografá-las, é pela manhã, quando o sol incide diretamente sobre elas. As famosas portas só ficam abertas em ocasiões especiais.

Grace Cathedral

Labirintos interno e externo

Existem dois labirintos na Grace Cathedral, um do lado externo e um na parte interna da igreja. Ambos foram inspirados na Catedral de Chartres, na França.

Os labirintos apareceram em várias culturas como uma forma de meditação. E por fim, servem para acalmar a mente durante a caminhada por eles, tradição que vem desde o ano 1220.

Por isso, se você quer conhecer melhor os benefícios dos labirintos, compareça aos eventos que acontecem no segunda 6a feira de cada mês, onde as pessoas caminham por eles entre as 18 e 20 horas, ao som de músicas relaxantes. Tem também aulas de yoga que acontecem todas as 3as feiras, às 6:15 da tarde.

Se acaso, estiver de passagem pela cidade e quiser participar da experiência, é só aparecer por lá. As aulas são gratuitas, mas pede-se uma doação entre $ 5 e $10, mas que não é obrigatória.

Vitrais da Grace Cathedral

A Catedral tem uma coleção lindíssima de vitrais. São 68 janelas, criadas por 5 artistas diferentes, Os vitrais representam 1100 figuras não só da Biblia como Adão e Eva, como também figuras da ciência como Einstein, e foram criados entre 1930 e 1966.

Também acho o orgão com a rosa na parte superior, uma das partes mais lindas da igreja.

Grace Cathedral

Veja também na Grace Cathedral…

Capela / Memorial AIDS

No fundo da igreja, à direita. fica a pequena capela aberta em 1995, em memória aos mortos pela AIDS. A capela expressa sobretudo a esperança e compaixão pelos doentes no mundo todo.

Se ainda assim, você quiser conhecer mais detalhes, reserve o Grace Cathedral Grand Tour, que vai te levar para a sacristia onde ficam as vestes, a galeria com vistas diferentes da igreja e também os 94 degraus da Torre Sul, de onde se tem uma vista linda de San Francisco. O tour dura 90 minutos e é oferecido todos os dias, às 10am. A entrada custa $ 25 e para fazer a reserva é preciso ligar para 415-749-6316.

Grace Cathedral

Local e horários de visitação

A catedral pode ser visitada nos dias de semana das 8am às 6pm. A catedral abre as 7 horas da manhã todas as 5as feiras. Confira os horários dos eventos antes de visitas no final do dia.

Também é legal fazer o download do Grace Guide no seu celular. O aplicativo oferece , entre outros, o “Cathedral highlights: art, architecture and history” que vai te ajudar a não perder nenhum detalhe.

1100 California Street, na esquina da California e Taylor Streets , em Nob Hill. Pegue o Cable Car da California Street ( que te deixa na esquina) ou o Hyde Street, que te deixa na Powell Street, atrás do Fairmont Hotel.

Veja também…

Quer conhecer San Francisco comigo?

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments