Como pedir café nos Estados Unidos

Starbuck’s não é a cara do café daqui como pode parecer. Existem milhões de lojinhas pra tomar café aqui, e o Starbuck’s é só a mais conhecida delas. Vou explicar como pedir um café gostoso em qualquer lugar dos  Estados Unidos.

como pedir café nos Estados Unidos

Pedir café nos Estados Unidos: Startbucks, Peets…

Vou começar pelas marcas de café. Starbuck’s é na verdade, uma marca de grão de café. Não sei se alguém já reparou, mas existem 2 filas nas lojas; uma pra pegar o seu café ( bebida), e outra pra comprar o seu café ( grão). Outra marca conhecida que funciona no mesmo esquema é o Peet’s.

Os americanos gostam do café fraco, bem fraco; e em quantidades grandes. O tamanho que eu mais vejo as pessoas  comprarem  é o copo grande. Eles adoram misturar um montão de coisas com o café;  leite, soja, cacau,canela, gengibre, abóbora, amendoas… e por aí afora. Esse estranho (tem quem goste, eu acho horrível) café é colocado num copo grande de papel ( eles adoram) e levado com eles para o escritório, onde eles passam horas tomando ( sim, fica frio e ninguém se importa). Além do escritório, o café vai pro metrô, pra loja, pro médico, pra onde eles forem.

20th Century Cafe

O café normalmente é comprado de manhã cedo e depois do almoço. Existe também o hábito de tomar café durante as refeições, mas aqui na California eu não vejo muita gente fazendo isso não. Mas com certeza, é assim que se faz no centro dos Estados Unidos; o café acompanha a refeição.

A maioria dos brasileiros que mora aqui, com raras excessões, não consegue tomar esse café aguado dos americanos. Ainda bem que nos últimos anos já temos Illy Café, Nespresso e vários cafés estilo italiano, que servem cafés deliciosos, que não deixam nada a dever aos servidos no Brasil.

Expresso? One Shot? Como?

Então como se virar pra tomar café aqui? Pedindo um “expresso machiatto, one shot, for here”. Isso quer dizer que vc vai ganhar um fundinho de café, com gosto de café, espuminha de leite e em xícara de louça ( luxo dos luxos). Também  dá pra pedir um “double expresso machiatto”, que vem um pouco mais de café. Essa é a fórmula mais comum que dá certo em 99% dos casos.

como pedir café nos Estados Unidos

Antes, os melhores cafés de San Francisco ficavam todos em North Beach,  bairro italiano. De tempos para cá, isso mudou e além dos bons cafés de North beach, temos também várias lojinhas da Illy no Financial District e uma mega loja Nespresso deliciosa, pertinho da Union Square ( 90 Grant Avenue). Lá, é só pedir como no Brasil: um expresso ( single ou double), ou machiatto ( nosso carioca ou com espuminha).

como pedir café nos Estados Unidos

A Illy Café fez um avanço grande aqui e você vai quase tropeçar nas lojinhas Illy  ( são 7 lojas na cidade), em vários bairros da cidade. Lá você vai poder tomar um café igual ao brasileiro, além de sanduíches e docinhos gostosos.

https://www.illy.com/en-us/shop/illy-cafe/

Outro café bem gostoso e bem central é o Empório Rulli, em plena Union Square. Tomar café da manhã ali é sempre uma delícia.

como pedir café nos Estados Unidos

Mas esqueçam aquela “média”que tomamos no Brasil, quando preciso tomar  café da manhã fora de casa aqui, acabo sempre pedindo um chocolate quente ao invés de café. Tenho certeza que gosto e  vem quentinho. Outra opção é pedir o cappucino no Starbuck’s, que é bem parecido com nosso café com leite.

Última coisa, lembre sempre de pedir “for here”, quando pretender tomar o café lá mesmo. Isso garante ( 90% das vezes) que seu café venha em xícara de louça, porque ninguém merece tomar café me copo de papel ou plástico, certo?

Outros cafés gostosos em San Francisco

Cafe Réveille

20th Century Cafe

Cafe du Soleil

Cafe Zoetroppe

8 ideias sobre “Como pedir café nos Estados Unidos”

  1. procurando informações sobre SF deparei com algo que gosto muito, café. Achei ótimo ter sido informada sobre o que se entende por café na cidade. Foi muito engraçado o comentário, tive que rir só de imaginar o eca….

  2. Bacana o post. Ao ver imagem dos americanos com aqueles copos grandes, sempre me perguntei como eles tinham estômago para tomar tais quantidades café. Matou minha curiosidade agora esclarecendo que eles tomam um café bem fraco.

  3. Oi Vania, ja vi esse blog das aventuras da gringa no Rio, achei bem interessante. Vou tentar escrever mais sobre esses aspectos aqui.

  4. Oi Cristiana,

    Lendo sempre que posso o blog da Fer (Chucrute) e vi o link para o seu lá…
    Aqui no Canadá, o conceito de café é o mesmo dos States.
    É muito interessante conhecer detalhes de outras culturas e assim sermos mais tolerantes (na medida do possível…hehe…) e valorizarmos a nossa também.
    Que saudade das lanchonetes brasileiras com sucos naturais e salgadinhos deliciosos como empada, coxinha, esfiha, quibe…aie aie…e aqui só temos sanduiches….
    Achar um cantinho que com estas iguarias é uma preciosidade!
    Fuçando na net, vi um blog que fala desta adaptação, mas ao contrário. Uma americana que viveu no Brasil, retornou ao seu país de origem e cita as diferenças culturais between os dois países. Ela fez uma lista de top ten aonde vemos quão grande foi o seu choque cultural ao ver que as pessoas se tocam, se abraçam e se saudam com beijinhos no rosto quando se encontram, dentre outras coisitas mais…
    `Adventures of a Gringa in Rio´
    http://riogringa.typepad.com/my_weblog/top-ten-lists.html

    Felicidades,

  5. Muito elucidativo o post. E vale prá toda extensão de terras do Tio Sam. A “relação” deles com o café é COMPLETAMENTE diferente da nossa. Quando ando por aí, ou procuro as máquinas da illy ou as de nespresso ou, no sufoco, me socorro do capuccino.

    Mesmo já tendo feito a viagem, continuo “frequentando” o blog (e pensando na próxima vez que for por aí… rsrsrs…). Já recomendei para alguns amigos que vão à CA e eles adoraram. Mais uma vez, obg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *