O que Fazer?

Lombard Street em São Francisco: Prepare as Pernas!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Acho que só os bondinhos (cable cars) ganham da Lombard Street como símbolo de São Francisco. Afinal, quem já não viu essa rua cheia de curvas em filmes de ação com aquelas perseguições de carros que todos adoram?

Ao vivo, a Lombard Street é tão impressionante quanto nos filmes, porque ela é mesmo incrivelmente sinuosa. Com o intuito de ajudar na sua visita, preparei este post bem completo sobre a rua mais famosa de São Francisco.

Sobre a Lombard Street em São Francisco

Decerto que já viu alguma foto da Lombard Street em San Francisco. É provável que seja a rua mais famosa e fotografada da cidade! É chamada da “rua mais sinuosa do mundo”. Mas não só a Lombard, com seus 27 graus de inclinação, não é a rua mais “sinuosa” do mundo, bem como não é a mais sinuosa de São Francisco.

Esse título pertence na realidade à Vermont Street, entre as ruas 20 e 22, no bairro de Portrero Hill. No entanto, a Vermont não tem nem a fama, nem a beleza visual da Lombard, então vale bem mais visitar a Lombard Street!

Atravessando a cidade de leste a oeste, a Lombard Street começa no Presidio e termina no Embarcadero. Todavia, é o trecho entre a Hyde Street e a Leavenworth Street que é o mais conhecido e que vale a passagem para umas fotos.

Esse trecho é formado por oito curvas bem apertadas e isso lança um verdadeiro desafio à gravidade. Por outro lado, fora desse quarteirão, é uma rua super normal com lojas movimentadas, muitos carros passando, casas e tudo mais.

As curvas da Lombard Street foram criadas em 1922 para acentuar o declive natural da rua. O objetivo era reduzir a inclinação da rua de 27% para 16%, porque era muito íngreme para veículos rebocados por cavalos.

Pavimentada com tijolos e forrada de flores, a rua também é muito fotogênica e não deixou de inspirar muitos cineastas – e influenciadores! Por isso, é uma parada obrigatória na cidade.

No cinema, a Lombard Street conta no seu histórico com filmes como “Bullitt” com Steve McQueen ou o “Ant-Man and the Wasp“. Esta rua é também bem famosa em videogames como o “Grand Theft Auto: San Andreas“, o “Midtown Madness 2” ou ainda o “Driver: San Francisco“. Já aocnteceu várias vezes de eu estar com crianças num tour, e elas reconhecerem a rua por causa dos jogos.

Coit Tower em São Francisco

Como chegar à Lombard Street em São Francisco

Bondinho (Cable Car)

Pegue o bondinho Hyde- Powell para o Fisherman’s Wharf e desça quando você ouvir o nome Lombard Street.

Passeie por ali, tire bastante fotos e daí é só descer 2 quarteirões, muito muito inclinados, até o Fisheman’s Wharf. Preste atenção na descida e nem tente fazer isso na subida, pois a ladeira é de deixar qualquer campeão olímpico de língua de fora! Também não tente descer se tem problema no joelho.

Ônibus

Você pode pegar vários ônibus que passam por North Beach, sendo o nº30 o mais popular que sai da Union Square.

Desça na Columbus Avenue, que fica bem perto da Lombard Street. Caminhe alguns quarteirões para oeste (cima) até à Jones Street. Estará no pé da colina onde começa a parte sinuosa da Lombard.

Carro

Também dá para dar uma passadinha aqui no dia que você alugar carro, pois o lugar é central e assim dá para ficar com a sensação de ter participado de um filme.

A parte sinuosa da Lombard é em sentido único em direção leste. De carro, terá que chegar pela Van Ness Avenue e virar na Lombard Street.

Como tudo em São Francisco e qualquer cidade com mar, tente ir até lá num dia de sol, que fica muito mais bonito, além de não ter vento.

Muita atenção se for estacionar o carro. Cada vez mais escuto relatos de arrombamentos de carro por ali. Nã deixe nada no carro, nem por 5 minutinhos.

As vistas

A visita à Lombard Street é rápida, mas muito legal para fazer em São Francisco. Aproveite a passagem para tirar fotografias únicas.

Vista de Alcatraz desde a Lombard Street em São Francisco
Vista da Coit Tower e da Bay Bridge desde a Lombard Street em São Francisco

No topo da rua e da colina, tem uma vista incrível da cidade. Num dia de sol, conseguirá ver a baía, a Coit Tower e toda a cidade. É um cenário muito bonito!

Descer a rua é também um passeio muito interessante. Em toda a rua, verá casas maravilhosas e muito bem cuidadas. Com jardins e flores muito bem cuidadas, muitas casas são coloridas e fazem um contraste com o tijolo da rua.

Estando na parte inferior da Lombard Street, a vista olhando para o topo da rua é incrível! A vista da parte sinuosa da rua, com os carros descendo, é um dos visuais mais impressionantes da cidade.

A sinuosa Lombard Street em São Francisco

Curiosidades sobre a Lombard Street

  • É fã do Hitchcock? No filme Vertigo, uma das personagens morava numa casa da Lombard Street. O apartamento de Scottie está localizado na 900 Lombard Street.
  • Em 1994 a MTV lançou a primeira temporada de um dos seriados mais famosas do canal, “Real World“. Este seriado juntou numa casa um grupo de sete desconhecidos, tendo sido um dos primeiros reality shows da televisão americana. A primeira temporada deste seriado aconteceu na Lombard, no número 949. Esta casa foi colocada à venda em 2017 por aproximadamente 4.9 milhões de dólares.
  • A Montandon House é uma das “casas assombradas” de São Francisco. No número 1000 da Lombard Street, a Casa Montandon é a antiga morada de uma socialite dos anos 60, Pat Montandon. A história é de que uma maldição foi proferida por alguém que estava lendo tarot numa festa na casa, e que a partir daí Pat começou sofrendo de calafrios constantes, ouvir gritos na casa e encontrar portas trancadas sem explicação. Quer você acredite ou não, a casa por fora é muita bonita de se ver!

Conclusão

A caminhada pela Lombard Street pode ser íngreme, mas o passeio não leva muito tempo. É o passeio perfeito para aproveitar e visitar outros locais e atrações da cidade. Tanto o bairro de North Beach, o Fisherman’s Wharf ou a Chinatown, ficam perto da Lombard Street.

Se procura um hotel perto da Lombard Street, qualquer um que fique em North Beach ou em Fisherman’s Wharf são perfeitos. Alguns exemplos são:

Tour em São Francisco em Português

Quer incluir a Lombard Street na sua tour em português pela cidade de São Francisco com guia brasileira? Clique aqui para mais informações sobre os meus tours.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments