10 coisas que você precisa saber sobre San Francisco

Decidiu conhecer San Francisco e não tem idéia do que te espera, por onde começar? Nem o que seria bom saber antes de ir e como aproveitar melhor a cidade e suas atrações? Nesse post, eu conto quais são as 10 coisas que você precisa saber sobre San Francisco para chegar preparado e curtir muito a cidade.

Quais são as 10 coisas que você precisa saber sobre San Francisco?

1 – Faz frio o ano todo, inclusive no verão

Essa é uma das coisas mais importantes que você precisa saber sobre San Francisco, porque vai impactar a sua mala e os seus planos do que fazer na cidade.

Eu falo, mas ninguém acredita: não saia do Brasil e venha para San Francisco em julho, achando que vai encontrar verão na cidade.

Não traga shorts e camisetas regatas, porque você não vai conseguir usar nem dentro do quarto do seu hotel.

precisa saber sobre San Francisco

Julho é frio, muito frio, por causa do fog (neblina). A neblina é muito úmida, o que faz com que a temperatura abaixe e você congele quando o vento (que também é frio) bate.

Sua mala deve ter calça comprida, blusas de manga longa e casaco para proteger do vento. Se quiser tempo bom, venha nos visitar em setembro e outubro, aí sim, a coisa muda de figura.

2 – Bart, Muni, tram, são todos transportes públicos

Todo o sistema público de transporte tem nomes estranhíssimos: o Bart é o nosso metrô, o Muni é o sistema de ônibus da cidade, e alguns deles trafegam em túneis abaixo do rua, apesar de não serem metrôs.

Tem também o Cable Car, que é o bondinho típico da cidade, que tem apenas 3 linhas, além dos trams, que são bondinhos, que andam em trilhos. Já vi mil explicações a respeito e todas parecem sempre complicadas.

Então, o que eu posso te garantir é que, uma vez que você visualize todos os transportes acima, você vai entender a diferença entre eles. Do contrário, é impossível mesmo.precisa saber sobre San Francisco

Leia também: Muni e Bart, qual a diferença?

Como usar o metrô em San Francisco

3 – Os ingressos para Alcatraz acabam antes que você imagina

Essa é outra das coisas que você precisa saber sobre San Francisco: os ingressos para Alcatraz se esgotam com meses de antecedência, principalmente durante o verão.

Sério, se planeje para comprar ingressos para os meses de junho, julho e agosto, uns 3 meses antes.

Não existe outro jeito de visitar a ilha, a não ser no tour oficial. Se você bobeou, tente chegar lá cedinho para verificar se houve alguma desistência no dia.

Leia também: Alcatraz, informações úteis

Passeio noturno para Alcatraz

4 – O nome de San Francisco é San Francisco mesmo

Ninguém, mas absolutamente ninguém vai chamar a cidade de San Fran ou Frisco ou SF. Saiba que isso é considerado bem brega aqui.

Quem mora fora da cidade, como eu que moro em Berkeley, pode chamar San Francisco de The City, que é usado assim por exemplo: O que você vai fazer amanhã? – I’m going to The City. Ficou claro?

5 – A Golden Gate não é dourada

Uma das coisas mais importantes que  você precisa saber sobre San Francisco é que a Golden Gate Bridge, não é golden (dourada) e sim, laranja.

Recebo muitas perguntas sobre a cor da ponte, que é, na verdade, cor de zarcão. O zarcão é um material usado para proteger o aço da ferrugem. Não era a cor prevista, mas acabou sendo a escolha dos arquitetos que projetaram a ponte. Eu adoro!

precisa saber sobre San Francisco

Golden Gate Bridge – foto de Marcelo Alexandre

6 – Táxis são super raros, use Uber e Lyft

San Francisco sempre foi famosa por quase não ter táxis, a frota da cidade sempre foi muito pequena; talvez por isso o Uber tenha sido inventado aqui.

A cidade precisava de um meio de transporte equivalente ao táxi. Baixe o aplicativo do Uber e também do concorrente Lyft (mais barato) ainda no Brasil. Assim, já dá pra sair do aeroporto com um deles.

7 – A maconha é liberada, mas com restrições

A maconha é liberada para consumo na California, mas as coisas não são tão simples assim. A lei que regula a maconha é  parecida com a lei que regula bebidas alcoólicas, e não com a lei que regula o uso de cigarros.

Por isso, leia esse post e não dê bobeira, pra não acabar passando a noite na delegacia e gastando uma nota com advogados.

8 – Apesar de ter praia, a cidade não tem astral de praia

Muita gente fica muito surpresa quando não encontra praias bonitas e movimentadas por aqui. Os piers de cinema e os surfistas são do sul da California e não daqui de San Francisco, que fica no norte do Estado.

Aquele astral de praia lotada, gente passeando de short e camiseta e bonitões carregando suas pranchas acontecem uma semana por ano aqui.

Curta bem o que San Francisco tem de bom e deixe pra ver praia em Los Angeles. Quer uma idéia? Passe o dia no  Golden Gate Park.

Leia também: Conheça as praias em San Francisco

9 – O Cable Car é super lento

Apesar de estar dentro do City Pass, o passe para transportes públicos oferecido aos turistas, o cable car é super lento e só tem 3 linhas.

Por isso, prepare-se para ter muita paciência para chegar nos lugares, além de todo o tempo que vai precisar esperar para entrar no cable car.

Dica: chegue cedo (antes das 9), faça o seu passeio turístico. Depois disso, encare o cable car como atração turística e não meio de transporte, você vai aproveitar mais.

10 – San Francisco tem os melhores restaurantes da costa oeste

Se tem uma coisa que os locais gostam de fazer é comer bem. Além da cozinha super natural, cheia de ingredientes frescos, temos também um monte de restaurante genuinamente éticos.

O dono do restaurante mexicano veio do México, assim como o dono do restaurante paquistanês veio do Paquistão e o dono do restaurante japonês é também japonês.

Isso faz com que nossa cozinha seja super variada, além das infinitas opções de cafés, boulangeries e restaurantes locais.

Mas não esqueça de reservar sempre que quiser alguma coisa mais elaborada, senão não vai conseguir sentar, porque os restaurantes fecham cedo, por volta das 10 horas da noite.

Veja os restaurantes estrelados da cidade aqui.

Quince, o melhor restaurante da cidade

Gary Danko

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *