Dicas Práticas

Aeroporto de San Francisco: como pegar o Bart em SFO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Bem vindo à San Francisco! Chegar no aeroporto de San Francisco é ótimo, mas melhor é conseguir chegar ao centro da cidade. Neste post, explico como pode pegar o BART para ir até ao centro de São Francisco. Também é útil para quem quer sair da Califórnia usando o aeroporto de San Francisco.

Onde fica o Aeroporto de San Francisco?

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO) fica no condado de San Mateo, a cerca de 20 km ao sul do centro de São Francisco.

Em termos de tráfego de passageiros, é o 7º aeroporto do país. Recebe em média 50 milhões de passageiros por ano. Todas as grandes companhias aéreas voam para o aeroporto de São Francisco de algumas das maiores cidades do mundo.

Leia o post do Hotel California Blog sobre os três aeroportos da região de São Francisco: Aeroportos de San Francisco.

Transportes no Aeroporto de San Francisco

Plano do Aeroporto de San Francisco, SFO

O SFO não é um labirinto de corredores como em alguns aeroportos internacionais. Neste aeroporto é bem simples navegar entre os terminais, especialmente graças às duas linhas do AirTrain – trem que circula gratuitamente entre os diferentes terminais e estacionamentos.

  • A linha roxa do AirTrain é a que leva para fora dos terminais, até o centro de aluguel de carros e a estação do BART.
  • A linha vermelha: é aquela que circula entre todos os terminais do aeroporto.

O aeroporto de São Francisco é dividido em duas partes.

  • A amarelo são os terminais 1, 2 e 3 que são dedicados principalmente a voos domésticos.
  • A verde é o terminal internacional.

O aeroporto de San Francisco tem uma particularidade bem californiana. Sabia que é o aeroporto SFO é o maior edifício do mundo construído sobre um isolamento da base para estar protegido de terremotos? Super interessante!

AirTrain ≠ BART

O AirTrain é um transporte exclusivamente do aeroporto de São Francisco, que viaja internamente apenas no aeroporto.

O BART é uma rede de transporte público na área da cidade de São Francisco.

Leia o post do Hotel California Blog sobre a diferença do Bart e do Muni (outro sistema de transporte da cidade): Muni e Bart, qual a diferença?

O BART no Aeroporto de San Francisco

O Bart é super útil para ir do aeroporto de São Francisco para o centro da cidade. Dá pra estar no centro em ½ hora e pagar só $9.65. Se você estiver viajando com uma criança menor de 4 anos, saiba que será gratuito para ela.

Não tem nenhum outro jeito mais prático, barato e rápido para chegar no centro de São Francisco nas estações Civic Center, Powell, Montgomery ou Embarcadero.

Mas se seu destino final for alguma outra cidade do Vale do Silício, pode também pegar o BART até à estação de Millbrae e aí entrar no CalTrain, o trem que liga São Francisco a San José passando por Redwood City, Palo Alto, Mountain View ou Santa Clara.

Como pegar o BART no aeroporto?

A estação do Bart fica no terminal international do aeroporto. Use o AirTrain (é grátis!) dentro do aeroporto, siga as instruções e pegue o Air Train até a estação do Bart (por volta de 3 minutos no trenzinho).

Quando chegar, desça a escada rolante para o andar de chegadas (departures) e entre no Bart. Qualquer trem que sai do aeroporto passa pelo centro da cidade.

O Bart funciona das 4:09 a.m. até 11:45 p.m. durante a semana; sábado das 5:54 a.m. até 11:45 p.m.e domingo das 8:00 a.m. até as 11:45 p.m.

Você pode comprar o Clipper Card, que é um cartão recarregável, para a viagem ficar mais barata. A viagem, usando o Clipper Card, sai por $9.15. Depois dá pra usar o Clipper para viajar em outros transportes na cidade de São Francisco ou até mesmo para o CalTrain.

Você pode comprar seus ingressos BART na bilheteria da estação do aeroporto. Todas as máquinas de bilhetes aceitam moedas de 5, 10 e 25 centavos, bem como notas de 1, 5 e 10 dólares. Alguns também aceitam notas de $20 e dão troco. O BART não aceita nenhuma moeda estrangeira. As máquinas vendem ingressos de qualquer valor entre $1,75 e $40, permitindo que os viajantes comprem um único bilhete válido para uma ou para várias viagens.

Para entrar no BART, insira seu ticket no slot do portão automático. O bilhete é devolvido para você e o portão se abre. Use este mesmo bilhete quando sair do BART. O valor correspondente à sua viagem será debitado automaticamente no ticket.

Atenção: cada passageiro precisa ter um bilhete. Não adianta comprar um bilhete de $ 20 para duas ou mais pessoas usarem.

Este último só será devolvido se o valor restante for positivo. Se o valor restante for insuficiente, o portão não será aberto e a seguinte mensagem será exibida: “Underpaid : Go to Addfare” (quantia insuficiente: vá para o próximo terminal de pagamento). O terminal de pagamento mais próximo informará o valor que deverá pagar para conseguir sair da estação.

Se tiver o Clipper Card, basta colocar o cartão no portão automático e ele será automaticamente reconhecido. O mesmo processo deve ser feito na estação de chegada, para ser debitado o valor exato da viagem realizada.

Outros transportes em SFO

Dirigir de/para o aeroporto de San Francisco

Se quiser dirigir para ou a partir do aeroporto de San Francisco, também pode fazer. O aeroporto de SFO é bem acessível e fácil de encontrar e navegar.

Se estiver num hotel na Union Square e bem no centro da cidade de São Francisco, o trajeto até o aeroporto pode demorar apenas 25 minutos (se o seu voo chegar durante horas de trânsito “normais” entre as 10 e as 16h30 ou após as 19h).

Leia o post do Hotel California Blog sobre os melhores (e piores) locais para ficar na cidade de São Francisco: Onde ficar em São Francisco, e onde não ficar

Caso você precise chegar nas horas de trânsito mais pesado, conte com 45 minutos ou até uma hora, dependendo de onde fica o seu hotel na cidade.

Muito importante se alugar um carro: se o seu hotel não oferecer estacionamento gratuito, o estacionamento pode rapidamente se tornar muito caro em São Francisco.

Leia o post do Hotel California Blog sobre estacionamento na cidade: Como não levar multa de estacionamento em São Francisco

Uber / Ride Sharing Apps

Certamente já ouviu falar do Uber! O Uber é uma aplicação que permite solicitar transporte através do seu smartphone. O Uber é uma empresa criada na região do Vale do Silício e é bem popular na região.

A partir do seu smartphone você pode ver todos os motoristas Uber ao seu redor e reservar uma viagem. O pagamento é feito diretamente na aplicação. Em poucos minutos, o seu motorista chega e muitas vezes essa corrida acaba compensando pelo conforto.

Uma corrida custará cerca de $25, dependendo do trânsito e da demanda – quanto mais demanda houver no momento do pedido, mais cara é a viagem no final.

A partir de junho, os passageiros devem encontrar o seu Uber no último andar do estacionamento. Siga essas placas para chegar lá, porém preste atenção ao seu terminal e o tipo de Uber que você quer chamar.

Existe outra alternativa também muito usada na região de São Francisco chamada Lyft. É bem similar ao Uber. Recomendo instalar os aplicativos e comparar os preços antes da sua viagem. Assim você já chega no aeroporto com mais segurança,

Táxi

Para muitas pessoas o táxi ainda é hoje a maneira mais tradicional de chegar na cidade a partir do aeroporto de San Francisco.

Quando você sair do aeroporto no terminal das chegadas, você encontrará facilmente os táxis alinhados um atrás do outro. Se um motorista chegar até você diretamente no aeroporto, não aceite! Há uma boa chance de que seja uma empresa ilegal. Apenas a empresa oficial de táxi de São Francisco tem o direito de circular dentro do SFO.

Quanto ao preço, conte entre $40 e $50 dependendo da distância do seu hotel. Para além do preço final, conte cerca de 20% de tip (gorjeta).

Usar o táxi é, sem dúvida, a maneira mais cara de chegar ao centro da cidade de San Francisco a partir do aeroporto.


Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou clique aqui para ver todos os tours em português na Califórnia.

Assinar
Notificar de
guest

28 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Izabella
Izabella
4 anos atrás

Oi! Como comprar o clipper no aeroporto para depois comprar a passagem do BART?

Gilnei
7 anos atrás

Bom Dia Marianne
Em 03 de outubro deste ano estarei chegando em São Francisco como parte do Cruzeiro Volta ao Mundo (sairemos de Los Angeles) e ficaremos um dia inteiro em São Francisco e partiremos no dia seguinte. Estarei com minha esposa e gostaria muito de fazer o Napa Valley/Sonoma e Yountville – 8-9 horas.
Ver disponibilidade e preço para nós dois – o ideal seria apenas duas vinícolas.

Obrigado

Gilnei – 55-35-99979-1313

Lucilene
Lucilene
9 anos atrás

Ola, Maryanne:
Vamos fazer o passeio pelas víniculas com vc e estaremos chegando em SF no dia 26 de junho proximo. Ocorre que minha filha vira de Seattle com muitas malaspois esta fazendo intercambio. Desta forma, estamos com um problemão. Como ir do aeroporto até o hotel Beresford Arms? Poderia nos ajudar? Estaremos em 4 pessoas com umas nove malas…..rsr

Rick
Rick
9 anos atrás

Parabéns pelo site! O descobri agora e vou utilizá-lo bastante.
Ficarei hospedado em Fisherman’s wharf. Gostaria de saber qual a melhor opção do aeroporto até lá. Bart, bart + taxi etc…?

Danilo LINS
Danilo LINS
10 anos atrás

VOu para a california dia 01/04/2014 e irei voltar para o Brasil dia 16/04/2014, num voo da DELTA que sai do aeroporto de OAKLAND. Quero saber se é possivel pegar esse BART do centro de Sao francisco. Ou tenha uma alternativa melhor ? Obrigado pelo ajuda.

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Boa tarde!
Parabéns pelo blog.
Muitas dicas úteis.
Vou a San Francisco em fevereiro/14, mas a disponibilidade de vôos com milhas está, para variar, escassa…
Surgiu a opção de desembarcar em San Jose.
É uma opção válida, na sua opinião (me pouparia 6 horas de espera em uma conexão)?
Como seria o transporte até San Francisco, em termos de opções e preços?
Obrigado

Naue
Naue
10 anos atrás

Olá!

Parabéns pelo blog!
Vou para SF e gostaria de visitar o Simon Great Mall,que fica em Milpitas,porém não consegui descobrir qual transporte me levaria até lá. Vc pode me ajudar?

Obrigada

Flávia
Flávia
10 anos atrás

Oi Maryanne!
Estou indo a berkeley em outubro. Ir direto do aeroportoa Berkeley de Bart é seguro e rápido? Vc teria ideia de tempo?
Aproveitando, tenho muito interesse em fazer passeio a Napa Valley com vc. Como estarei sozinha, caso tenha mais alguém nos fins de semana sozinho também, me avise por favor.
Obrigada!!!

Elisete Guimaraes Mancini Carreira
Elisete Guimaraes Mancini Carreira
11 anos atrás

Oi…
Estarei chegando em San Francisco na terça-feira, dia 2 de outubro, as 10:40…Iremos ficar na Lombard Street. Acha que dá para ir de Bart, ou é melhor pegar um táxi???
Seu blog está sendo uma ótima ferramenta de pesquisa, super completo… Obrigada pelas dicas… Bjim

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Minha nossa, U$70 a corrida de táxi do Aeroporto até a Union Square??

Gerzianni
Gerzianni
12 anos atrás

Olá! Pelas suas postagens, vi que sair do aeroporto para o centro da cidade (vou ficar em residencia estudantil na Union Square) pelo BART é a alternativa mais barata e mais rápida, mas gostaria de saber se você acha seguro ir com as malas do aeroporto até lá. Além do que provavelmente devo ir caminhando da estação até a Union Square, já que pelo Google Maps parece ser perto! hehe Estou chegando em abril e estou preocupada com isso. Parabéns pelo blog! Tenho procurado blogs com informações de brasileiros sobre SF, mas esse realmente foi o que mais gostei e… Ler Mais »

emanoel
emanoel
12 anos atrás

Por favor estou indo a california em janeiro. Vou fazer san francisco/LA pela H 1 e gostaria de saber se está correto meu racicionio de pernoitar em monterey pois além de ser mais economico que Carmel as 2 cidades são coladas. Vc tereia uma opç~cao de hotel legal (somos 4 2 adultos e 2 criançcas de 9/15 anos)?? Sobre Carmel li que é uma cidadezinha muito legal com lojinhas bem bonitinhas etc etc etc. De monterey para LA é uma longa viagem e acho que devemos fazer uma outra parada. Em que cidade vc nos aconselha??? santa Barbara?? Vou ainda… Ler Mais »

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Valeu Maryanne!

Última dúvida: MUNI até o aeroporto sem chance né???

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

corrida de táxi, claro….rsrs

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Oi Maryanne,
Vc sabe quanto custa uma corrida da Union Sq até o aeroporto? Iria de Bart mesmo com malas mas meu vôo é meio cedo e num sábado e nem o primeiro horário do Bart me serve. Daí só me restou as vans ou o taxi. Será que um táxi custa menos do que os $34 que irei gastar de van para duas pessoas?

Abçs,
Alexandre

Thais
Thais
14 anos atrás

Oi tudo bom, estive lendo o site do metro e tal, eu nao entendi uma coisa, queria saber se você sabe. O bilhete semanal de metrô tem uma quantidade determinada de viagens ou passa quanto quiser?! Você acha que vale mais a pena comprar online, que tem desconto, ou no caixa mesmo pois eles sao bem carinhos né. Em São Paulo, pagamos 2,70 reais. Tudo bem que temos muito menos estações, mas numa viagem, precisamos colocar no or’çamento todos os gastos, nao?! Obriga mais uma vez….e como fico feliz de ler seu bolg, tem sido uma inspiração! Parabens! Você é… Ler Mais »