O que Fazer?

As Painted Ladies, de SF

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

As casas vitorianas são muito comuns na cidade e as Painted Ladies são as mais conhecidas e mais famosas casas vitorianas de San Francisco. Venha saber porque nesse post.

Painted Ladies

O que são as casas vitorianas?

O termo Casas Vitorianas, ao contrário do que muitos imaginam, não se refere a um estilo de arquitetura, mas sim à uma época. A Rainha Victoria reinou na Inglaterra de 1837 até 1901, então as casas construídas nessa período, são chamadas de “Victorianas”.

São Francisco tinha muitas delas, porém, o terremoto e o incêndio de 1906, destruiram metade da cidade, levando junto muitas moradias, inclusive várias Vitorianas. Entretanto, o que restou da maioria delas, fica no sul da cidade, muitas delas próximas da Alamo Square. Com o propósito de conservá-las intactas por fora, essa região faz parte da San Francisco Historic District. Então, mesmo que as casas possam ser reformadas no interior, as fachadas não podem ser alteradas, somente pintadas.

A era das Casas Vitorianas se divide em 3 fases distintas:

Estilo Italiano (1870): Essas casas tem os telhados retos, frentes bem altas ( muitas delas falsas) e desenhos simples. Foram inspiradas na Costa Leste do país, que por sua vez, as copiou das vilas italianas, sonho de consumo dos ingleses na época. Na Itália as vilas eram construídas em pedra, aqui as casas sempre foram de madeira. A saber, quanto mais altas as paredes, mais dinheiro tinha a família.

Palitos – Stick (1880): Na fase seguinte tivemos o estilo “Palito”, conhecidas pela sua assimetria vertical e construção amparada nas laterais.

Rainha Ana (1890): E finalmente o estilo “Rainha Ana”, o mais conhecido e mais bonito dos três. Essas casas se destacam pelos tetos em formato de V invertido, paredes ricamente decoradas e janelas arredondadas. Para ser uma verdadeira Painted Lady, elas devem ter não apenas esses detalhes, como também tem que ser pintadas com 3 cores claras.

As Painted Ladies

As famosas e ultra filmadas e fotografadas Painted Ladies são as 6 casas iguaizinhas, estilo Rainha Ana, que ficam na Steiner Street, entre os números 710 e 720. Em português, elas são conhecidas como “as 6 irmãs”. Também podem ser chamadas de “Postcard Row”, que numa tradução livre pode ser “enfileiradas para cartão postal”.

E porque num lugar repleto de casas parecidas, porque essas casas são as mais famosas? O que acontece é que exatamente esse quarteirão da Steiner não tem nada mais alto na parte de trás, o que proporciona vista da cidade de San Francisco. Mais especificamente, o ângulo é perfeito para fotos ou vídeos onde o se vê não só a parte antiga, como também a parte nova da cidade.

Painted Ladies

Para fazer como os fotógrafos e diretores de cinema, enquadre as 6 casas ( pode incluir a da esquina também, mas notem que ela é diferente), a Salesforce Tower, a Transamerica Pyramid e até a nova Catedral Católica da cidade, no canto esquerdo. Em resumo, esse é o grande segredo delas.

Melhores ângulos para fotos

Não adianta ficar na calçada para fotografá-las, pois as casas ficarão cobertas pelas árvores, Por isso, suba até a parte mais alta da praça . Uma vez ali, você vai entender o ângulo correto e também perceber que a Alamo Square é um lugar super bonito e agradável para passear. A praça é rodeada de casas lindas e tem um parque para cachorros lá no alto. É bem engraçado observar a vizinhança interagindo como pais interagem num parque . A única diferença é que ao invés de crianças, o parque é de cachorros.

Painted Ladies
Essas casas também ficam na Alamo Square, no lado oposto das Painted Ladies

Bem, do alto da praça você tira as melhores fotos e tem o enquadramento perfeito das casas e a cidade ao fundo. Dica importante: o sol ilumina as casas somente na parte da tarde. Tem uma diferença enorme entre fotos tiradas durante a manhã, com as casas na sombra e à tarde, com o sol iluminando os detalhes da madeira e a pintura dourada. Vale a pena programar sua visita para depois do almoço.

Painted Ladies
A mesma foto( sem filtro nenhum) às 11 da manhã e depois às 16:30

O que combinar com as Painted Ladies?

A Alamo Square e as Painted Ladies ficam no meio do caminho entre a Hayes Valley, com suas lojinhas e restaurantes charmosos e o Golden Gate Park. Juntando os três, dá um passeio de 1 dia na cidade, bem gostoso e longe do buxixo da Union Square. Atualmente, é possível alugar bicicletas elétricas ou patinetes e sair curtindo as praças da cidade.

Quer fazer uma coisa mais legal ainda? Vá andando ou de Bart até o Mission District e pegue sua bicicleta ou patinete por lá. Em seguida, pegue a trilha de bicicleta conhecida na cidade como The Wiggle e vá até o Golden Gate Park, com parada na Alamo Square. A trilha de bicicleta começa na Duboce Avenue, no Mission e vai até o Golden Gate Park. Do contrário, pegue um Uber ou o ônibus 21.

Para comer, ali pertinho tem o Bi-Rite, um supermercadinho natural cheio de saladas e sanduíches gostosos. ao lado do Nopa.

Onde ver mais Vitorianas?

Nenhum conjunto de casa da cidade vai ser tão famoso quanto as Painted Ladies, que apareceram em tantas séries de TV, como Full House. ou filmes de cinema como “Uma babá quase perfeita.” Quem lembra?

Se você gosta de andar à pé e descobrir cantinhos interessantes, existem lindas vitorianas também em lugares como o Duboce Triangle, o Castro ou Noe Valley. Não são famosas, mas também são lindas. Vejam só:

morar no Duboce Triangle
Lindas casas estilo Rainha Ana, no Duboce Triangle
Estilo Italiano, no Mission District

Tour em português em San Francisco

Quer conhecer a cidade comigo? As Painted Ladies são uma das paradas do tour, que pode ser de 4 ou 6 horas. Clique no banner para mais informações.

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments