Região

Como visitar Stanford

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A Universidade de Stanford é um dos pontos imperdíveis de uma visita ao Vale do Silicio. Mas como saber o que visitar num campus com mais de 70 hectares de extensão? Eu dou as dicas aqui.

A Universidade de Stanford

Existem duas importantes universidades ao redor de San Francisco: a Universidade da California em Berkeley e a Stanford University, em Palo Alto. Embora as duas sejam muito conhecidas e famosas, Stanford fica no centro do Vale do Silício. Essa região, que fica aproximadamente à uma hora ao sul de San Francisco, concentra as grandes empresas de tecnologia do mundo, como Google, Apple e Facebook. O que todas essas empresas tem em comum é o fato dos seus fundadores serem ex-alunos de Stanford.

Stanford

O campus da Universidade fica em Palo Alto, cidade localizada ao sul de San Francisco (mais ou menos meia-hora ao sul do aeroporto SFO). Chegar lá é fácil, mas o campus é tão grande que fica difícil saber o que conhecer.

Assim, uma dica é pegar um dos 2 tours diários que contam um pouco da história e te levam aos pontos principais. Eles acontecem diariamente às 11:30 e 15:30 e saem do visitor center da Universidade. Os tours são gratuitos e duram por vota de 1:15minutos.

O tour em Stanford

Procure no Waze o Visitor Center de Stanford, que fica ao lado da pista de atletismo. Normalmente você encontra vagas para estacionar ali. Entretanto, não esqueça de pagar na máquina e colocar seu ticket no painel do carro para não ser multado.

Entre no Visitor Center e espere o início do tour. Ali você encontra água e chá e também banheiros. Normalmente tem muita gente e o grupo acaba sendo dividido em dois. Os tours são dados por alunos da Universidade que além de conhecerem bastante o campus, ainda respondem às muitas perguntas sobre a vida estudantil ali. Além de contar curiosidades e falar do passado e futuro de Stanford.

enquanto passeamos pelo campus com o aluno ficamos sabendo que Stanford, além de ser um força na área de conhecimento, também é a melhor Universidade americana na área de esporte, nos últimos 23 anos.

Stanford

A Universidade teve inicio de uma maneira trágica: o casal Jane and Leland Stanford perderam seu único filho aos 15 anos e decidiram criar uma universidade em sua homenagem. Como tinham muito dinheiro e não tinham mais filhos, a idéia foi adotar todas as crianças da California como seus filhos e oferecer educação à elas. Isso foi em 1891.

A Universidade foi criada para oferecer educação de alto nível, aceitar alunos de todas as religiões e raças e ser gratuita. Enquanto até hoje Stanford se orgulha de ter alunos de todas as nacionalidades e raças, infelizmente não foi possível seguir em frente com a idéia de educação gratuita. Sua anuidade está entre as maiores pagas nas universidades privadas dos Estados Unidos. Entretanto há várias opções de financiamento disponíveis para quem consegue entrar e pretende estudar ali.

Stanford

O campus é muito bonito, cheio de árvores frondosas e jardins e prédios dos anos 1800. Existem 26 fontes espalhadas pelo campus. Fiquei sabendo (não vi, só ouvi) que durante os meses quentes de verão, os alunos tomam banho gelado nas fontes do campus. Afinal, tem que se divertir também, né?

O que conhecer no campus

O tour te leva para uma volta maior pelo campus, mas também é possível ir direto para conhecer os pontos principais, que são a entrada pela avenida principal (colocar no Waze: The Oval at Stanford), o jardim com as esculturas de Rodin, a Memorial Church e a Hoover Tower. Tente estacionar no The Oval, mas se não for possível, coloque “visitor center“no Waze, estacione por lá e caminhe de volta por uns 10 minutos até voltar ao Oval.

The Oval

O grande jardim oval chama a atenção de quem está entrando na Universidade, pela grandiosidade e beleza. Fica no final da Palm Drive, uma esplanada de 3 km de extensão e 150 palmeiras. Uma entrada e tanto para um campus estudantil. Logo de cara, você já percebe que vai conhecer algum lugar muito especial. O grande espaço gramado é usado pelos estudantes para lazer.

Stanford

Jardim de Rodin

Atravessando a rua em direção ao campus, você vai ver à sua esquerda as 6 estátuas de Rodin, Burgueses de Calais, que representam o sacrifício de 6 homens franceses que ofereceram sua vida em troca da liberação de sua cidade, durante a Guerra dos 100 anos. Stanford tem a maior coleção de estátuas de Rodin em um museu americano, que estão expostas no Cantor Art Center, dentro do campus.

Stanford

Main Quad e Memorial Church

Esse espaço foi onde Stanford começou. Aqui estão as 12 salas de aula originais, o pátio principal e a igreja. Para mim, esse é o ponto imperdível da visita ao campus, não só pela beleza do lugar, mas também pela história.

A igreja, com sua fachada de mosaicos dourados, foi construída pela Jane Stanford, em homenagem ao seu falecido marido. Apesar de ser uma família extremamente religiosa, ela não quis que a igreja fosse católica. Isso porque a filosofia adotada por eles quando construíram Stanford, era de que seria aberta à todas as crenças e todos seriam aceitos. Ela fez questão de criar um espaço que acolhesse todas as religiões e que as pessoas encontrassem conforto, seja lá quem fosse o seu Deus.

Stanford

Essa frase atribuída a Jane Stanford, diz muito sobre a sua personalidade e seus desejos: While my whole heart is in the university, my soul is in that church . Traduzindo para o português, seria Enquanto todo meu coração está na Universidade, minha alma está nessa igreja.

A construção terminou em 1903 e a igreja foi totalmente destruída no terremoto de 1906, sendo reconstruída posteriormente. Hoje a igreja é aberta para casamentos e cerimônias da comunidade de alunos e ex-alunos de Stanford.

A igreja está aberta de 2a à 6a feira, das 8 às 17 horas e domingo das 11:30 às 15:30.

Hooever Tower

Não deixe de subir no alto da Hoover Tower (14o andar) de onde dá pra ter uma visão completa do campus e entender toda a grandiosidade desse lugar. Em dias claros, dá pra ver a cidade de San Francisco, lá no fundo. Eu vi!

Stanford

A torre abriga 48 carrilhões que hoje são acionados somente em eventos especias, ao contrário dos carrilhões da UC Berkeley, que diariamente nos contemplam com o seu som maravilhoso ao meio-dia e às 6 da tarde.

Stanford

A torre fica aberta 7 dias da semana, das 10 da manhã às 4 da tarde e cobra $ 4 por adulto.

O que mais ver no Vale do Silicio

Quer visitar o Vale do Silicio comigo?

Assinar
Notificar de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments