Carmel e Monterey

Roteiro de São Francisco a Tahoe, passando por Carmel e Vale do Silício (Roteiro do Marcos)

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Fico super feliz quando os leitores voltam para me dizer o quanto o blog ajudou e que adoraram a Califórnia. Mas bom mesmo é quando eles mandam um roteiro super detalhado, com impressões e dicas. Você não imaginam o quanto isso ajuda os futuros viajantes! Agora com vocês o roteiro do Marcos. Roteiro completo de São Francisco a Tahoe e incluí ainda Sacramento, Monterey, Carmel, Big Sur e Vale do Silício!

Diário de Viagem – Roteiro de São Francisco a Tahoe

Para fazer esta viagem de São Francisco a Tahoe fiz uma pesquisa prévia em sites, blogs e Wikipédia. Sem duvida os dois mais úteis foram o seu blog e o Trip Advisor.

Toda viagem de férias tem que ser definida pelo tipo de pessoas e interesses, tempo disponível e dinheiro.  Somos uma familia de 4 pessoas (casal e dois filhos de 12 e 15 anos) e o objetivo era claro – ver neve e passear. Mas não esquiar. Queríamos ver neve e passear somente.

Decidi por Lake Tahoe por indicação de amigos. 3-4 dias na neve, 10-12 dias passeando e comprando na Califórnia. Passagens emitidas, pesquisas iniciadas… sou um viajante frequente a trabalho. Pela experiência e domínio do idioma e do país, não achei necessário um guia para esta viagem de São Francisco a Tahoe. Mas tenho a certeza que perdi a chance de fazer mais uma amizade pelos feedbacks deixados no seu blog… bom, o objetivo aqui é ajudar e dar algumas dicas.    Tentar ajudar a todos, como você faz com excelência no seu blog!

Voo do Brasil para São Francisco

As passagens eram Rio-Dallas-San Francisco. Bom voo, cansativo como todo voo coach, mas o aeroporto de Dallas permite uma conexão tranquila e confortável.

Aluguel de carro

Aluguei um carro para fazer esta viagem de São Francisco a Tahoe. Não sei viver nos Estados Unidos sem carro. Mas em San Francisco não precisa. E se voce não tiver paciência com trânsito/vagas, desista. Alugue um carro ao sair da cidade, ou no último dia, e siga as dicas.

Andar de carro em San Francisco é fácil. Uma olhada no Google Maps, uma visão geral, um bom GPS para ajudar…  moleza. Difícil é estacionar.

Aqui duas dicas simples, uma considero sensacional em cidades como esta ou New York: BestParking! Neste site você coloca o destino, bairro ou ponto turístico, ou mesmo o hotel, e horário/dias. Ele te apresenta a opção mais barata.

Eu fiquei em um hotel no Fishermans Wharf e economizei 15 dólares por dia. Valeu a pena, e o estacionamento era apenas 3 quadras do hotel. A segunda dica é procurar ruas ao redor dos pontos turísticos. Duas a três quadras e você acha vaga, as vezes em areas de estacionamento livre.

Tente e caminhe um pouco, mescle o conforto do carro com a vontade de passear. Obedeça as regras. Se é 15 minutos parking, acredite: você pode ser multado no minuto 16.

Época: Janeiro!

Sim, Janeiro é frio. Muito frio. Requer luvas, cachecol, gorro. Eventualmente uma roupa térmica por baixo.   Opte por um casaco impermeável, que sirva para frio, chuva e neve, escolha com cuidado seu calçado (se for para neve uma “boot” de trabalho de 20-24 dólares em qualquer Target, K-Mart ou Walmart atendem e são imprescindíveis).

Onde comer

Como o hotel era em Fisherman’s Wharf, foi nossa primeira parada. Caminhar pelo Pier, ver as focas/leões marinhos, comer camarão no Buba Gump, curtir as férias. A região é perfeita para isso. Souvenires, lanches, drinks! Você vai engordar com os doces e chocolates, mas esqueça e relaxe, você está de férias.

Uma refeição completa está custando o mesmo ou menos que em um bom restaurante do Rio ou São Paulo.  Aproveite. No final da Beach Street existe o Ghirardelli Square. Bonito, bom para amantes do chocolate, mas não imperdível. Alguns locais permitem estacionamento sem parquímetro, e o fim da Beach Street é uma dessas areas. Uma boa dica é um sanduíche no Lori’s Dinner e uma sobremesa na Ghiradelli.

O que fazer

Um dia de sol! Margeamos a costa até Fort Mason. Pode entrar no forte de carro, tem um tempo de estacionamento grátis que é mais que suficiente para ver a vista. Não é imperdível, pode pular essa.

Siga pela Marina (bairro), se perca por ali, bata fotos da baia, da ponte, de Alcatraz. Visite o Palace of Fine Arts (vale a pena), e o parque (entre a Marina blvd e a Doyle Street). Siga pela ponte. Eu visitei Marin Headlands.

Seguimos até o Monte Tamalpais (meu filho é fã do Percy Jackson, nesse monte Atlas segurava o céu na estória). Mas não justifica a viagem apesar da beleza de Muir Woods, parque com sequoias com mais de 60 metros de altura e 1000 anos de idade.  A estradinha cênica que leva ao topo do Monte Tamalpais (794 metros) é bem estreita e com muitas curvas.

Uma opção (não fizemos) era ir até o Farol Point Reyes (coloque no GPS Point Reyes Lighthouse). Pelas fotos do TripAdvisor é show.

Na volta almoçamos em Sausalito no Scoma’s. Sausalito é uma antiga comunidade de pescadores que hoje abriga mansões penduradas em morros íngremes. Chique. Vale a visita pelo alto astral da Bridgeway Avenue, onde ficam restaurantes, cafés, lojas elegantes e ateliês à beira-mar.

Tiburon, vizinha de Sausalito, é pequena, pacata e exibe seu passado de cidade ferroviária na arquitetura e nas ruas. Visite a Ark Row, uma sequência de antigas casas flutuantes que abriga lojas variadas.

Bonde, o Cable Car

Não dá para ir a San Francisco e não andar de bonde!  É o ícone da cidade e até tem um museu (Cable Car Museum, que vale muito a pena visitar para entender como aquilo funciona). Paramos no museu e fomos para Union Square.

Tour em São Francisco em Português

Se for de carro, ou use o BestParking ou prefira fim de semana. Compras: Apple Store, Macy’s. Compras. Não existe loja nos USA sem brasileiro comprando.

Próximo a Union Square tem o bairro oriental (não gostei, não recomendo, nem o portal de entrada de Chinatown fez minha cabeça) e tem também o Yerba Buena Gardens (praça com area de lazer e atividades infantis com restaurantes, muito bonita, vale a pena, tem até uma mega area de jogos eletrônicos, Metreon);.

Dica: se você tem um iPhone ou Android, instale o TripAdvisor City Guide. Mesmo sem rede de dados ele te dá um mapa e passeios a pé usando o GPS do fone. Free e útil. Baixe antes o mapa da cidade que voce vai visitar. Tem várias cidades do mundo, vale a pena.

A Scenic 49 Mile Drive é imperdível. Você vai se perder dirigindo… mas você estará perdido em San Francisco. Vale a pena.

A não perder (must see!)

  • Lombard Street
  • Coit Tower (estacione antes da subida)
  • Haight Ashbury: raízes do movimento hippie podem ser vistas neste distrito. Ainda hoje é possível ver as paredes de arco-íris e bares agradáveis ​​(para não mencionar os hippies ​​e porras loucas que parecem ter permanecido ali desde aquele tempo – foque na esquina das ruas de mesmo nome)
  • Golden Gate Park: visite o Japanese Tea Garden. Com filhos vá na California Academy of Sciences (precisa de tempo, ficamos 4 horas por lá)
  • Passeie por North Beach.
  • Visite Mission District, que liga Haight Ashbury ao centro. Bairro histórico e mesclado com o prédio mais antigo da cidade, Missão Dolores. E com bons restaurantes espanhóis.
  • Visite o alto de Twin Peaks. Esse é imperdível. Do alto você vai ver toda a cidade. Show.
  • Alamo Square, visitando as casas típicas de San Francisco (seis irmãs, 1895). Não dá para ir a San Francisco sem Alamo Square.

Você pode levar um ou dois dias nesse trajeto, dependendo de sua vocação para paradas e fotos. Eu levei 2.

De São Francisco a Tahoe

Fomos para Lake Tahoe. Levamos mais de 4 horas de São Francisco a Tahoe porque nevou muito no trecho final da viagem… mas queríamos ver neve! Você precisa de um carro com tração nas 4 rodas ou correntes de pneus no inverno. Não recomendo pensar nas correntes… porém no YouTube você aprende a colocá-las e tem dicas de direção.  

Sai do Brasil me sentindo um expert em direção na neve, mas preferi gastar mais num carro 4×4 e fomos a luta. Lake Tahoe é um capitulo a parte. Ficamos em South Lake Tahoe. Lindo. O passeio que vale a pena é seguir pela US89 (direção Norte subindo a esquerda do lago) até Tahoe City onde almoçamos e voltamos.  

Existem várias paradas (Vista Points) no caminho… a mais sensacional é Emerald Bay. Só indo lá pra ver, não vale contar. Para quem não tinha visto neve tudo é lindo e maravilhoso! Vale muito a pena. Compramos uma especie de trenó plástico, umas garrafas de água, os boots e a roupa térmica e qualquer ladeira vira playground. Bolas e bonecos de neve, escorregas naturais, vistas… Não precisa esquiar para se divertir na neve. 2 dias de alegria inesquecíveis.

Não vale a pena o lado direito (Nevada) do lago. Casinos deprimentes para quem conhece Las Vegas. Fique por South Lake Tahoe. Coma bem e beba muito vinho…  E para quem esquia, a subida na gondola promete emoções… atende a todos os gostos.

Sacramento

Voltamos de Lake Tahoe e almoçamos em Sacramento. Capital da Califórnia, vale investir  1-2 horas em Old Sacramento, onde os edifícios da época boa do garimpo e do bang bang estão restaurados! É o centro histórico da cidade, e próximo a downtown. Coloque no GPS Old Sacramento ou pesquise no google. Duas atrações curiosas são o California State Railroad Museum, com vagões e locomotivas restaurados, e o BF Hastings Building, antigo salão da Suprema Corte nos tempos de Velho Oeste. Visitamos o California State Capitol, palácio sede do governo estadual, batemos fotos, e seguimos para Monterey.

Monterey e Carmel

Não vou investir em dicas de Carmel. Veja as dicas anteriores do Hotel California Blog, imprima tudo e seja feliz. Foi o que eu fiz. Entre aquário e passear em Monterey, gastamos 2 dias. Mais 1 dia entre Carmel e Big Sur (e não fomos muito longe, paramos em Point Lobos – vale a pena – para uma caminhada e depois seguimos 45 minutos pela Big Sur somente, voltando a Monterey).

Existem dois Fisherman’s Wharf em Monterey, pequenos, um só com vista, outro com restaurantes e bares. Tem Canery Road. Vários bons restaurantes e bons vinhos por copo. Pergunte pelo Wine Fly (degustação) e seja feliz. Monterey é pequena e simples, fácil de andar e dirigir. Mesmos problemas de estacionar que San Francisco, precisa rodar um pouco ou usar os estacionamentos públicos.

Vale do Silício

Voltamos por Gilroy (Premium Outlet Center enorme com 145 lojas, eu ia de carro de um lado para o outro.  mais compras!) e fomos conhecer o Vale do Silício.

Tour Vale do Silício - Hotel California Blog

Nos hospedamos em Mountain View e fizemos o Museu do Computador e o Museu da Tecnologia (Tech Museum) em San Jose. Eu trabalho com tecnologia, meus filhos usam gadgets eletrônicos o tempo todo… passar pelas sedes das empresas de tecnologia e ver um pouco do estilo de vida do Silicon Valley foi bem interessante. De Mountain View direto ao aeroporto (30 minutos) e voo para casa.

Assinar
Notificar de
guest

30 Comentários
o mais novo
mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana
Adriana
7 anos atrás

Olá, primeiramente parabenizo pelo blog, e agradeço por publicar o ótimo (e útil) post do Marcos! Eu e minha família (marido + 3 filhos adolescentes) planejamos uma viagem pela Califórnia em janeiro/2017. Serão 12 dias inteiros que gostaríamos de distribuir entre São Francisco (3 noites), South Lake Tahoe (2 noites), Monterey (2 noites), San Luis Obispo (1 noite) e Santa Monica (3 noites), sendo que no penúltimo dia nossa intenção é visitar o Universal Studios. Temos dúvidaa quanto à nossa ida até South Lake Tahoe devido à condições de estrada ou fechamento por conta do inverno, neve, etc… E também… Ler Mais »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Olá, minha viagem será em dezembro e estarei indo com meus 02 filhos de 09 e 14 anos. Não esquiamos, apenas queremos brincar um pouco na neve. Gosto muito de lugares com lindas paisagens, cidades pequenas, por isso não me interessei em ir até Los Angeles. Porém, tenho dúvidas como distribuo 05 dias entre Higway 1 e Lake Tahoe. O que vocês me sugerem ? deixo 02 dias entre Santa Cruz, Carmel e Big Sur ou coloco mais um dia para ir até São Luis Obispo ou Santa Bárbara, deixando apenas 02 em Lake Tahoe ? agradeço muito a colaboração.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Olá, gostaria de conhecer San Francisco, Lake Tahoe e pequena parte da Higway 1, pois só tenho 09 dias completos para essa viagem. Pensei ficar 04 dias em SF, 02 dias na Higway 1, indo apenas até Big Sur ou S L Obispo e subir para Lake Tahoe e ficar 03 dias. O que você acha ? com apenas dois dias pela Higway 1, até onde deveria ir ? ou seria melhor colocar 03 dias e ir até Santa Barbara e deixar 02 dias em Lake Tahoe ? Obrigado.

Kelly
Kelly
8 anos atrás

Boa noite.
Estou indo para São Francisco em dezembro e tenho interesse em passar uns dias em South Lake Tahoe, mas não pretendo alugar carro. Você poderia me dar dicas de como ir de ônibus/trem e quais empresas fazem esse percurso?
Obrigada!

Gabriela
Gabriela
9 anos atrás

Obrigada !!

Gabriela
Gabriela
9 anos atrás

Ola Marcos e Hotel California,
Chegarei em San Francisco dia 3 de Abril e gostaria de uma ajuda sobre a neve em Lake Tahoe.
Nessa época do ano vale a pena visitar a cidade? Conseguiremos ver neve e esquiar?

Obrigada!

Andrea Terra
Andrea Terra
9 anos atrás

Marianne, o Marcos não fala em qual hotel ele ficou em Lake Tahoe. Você saberia ou teria alguma dica para ficar em South Lake Tahoe perto de Heavenly? Obrigada, Andréa Terra

Mirella (@mikix10)
10 anos atrás

Passando aqui para ver as dicas de Tahoe 🙂
Thanks

Matheus
Matheus
10 anos atrás

Estou indo viajar com minha namorada de carro. Estamos no momento em Los Angeles. Vamos para San francisco e antes vamos dormir em Carmel. Depois de San Francisco vamos para Napa Valley e enato seguiremos para Lake Tahoe e Yosemith Park, voltando em seguida para Los Angeles… O que voce acha deste trajeto? Lembrando que vamos iniciar a viagem dia 20 de marco e pretendemos terminar dia 2 de abril!! Eu nao sei também se vai ter neve para esquiar em Lake Tahoe no final de marco…

Obrigado!

MiltonGuimaraes
MiltonGuimaraes
10 anos atrás

Pessoal, super legal as dicas do pessoal. Estou planejando minha viagem com chegada prevista em SF no dia 31/ago/13 até LA e retorno no dia 07/Set/13 de LA para Brazil. Pensa em uma pessoa com vontade de fazer tudo que lê, mas com o pouco tempo nao vou conseguir fazer tudo. Gostaria de compartilhar o roteiro que estou planejando e pedir algumas orientações. -31/ago ( chegada ) -01/Set ( Alcatraz / GoldenGate bike the bay , até sausalito voltando de Ferry ) -02/Set ( Napa Valey ) ?? * aqui entra minha primeira duvida, eu chegarei em SF as 11… Ler Mais »

Célia Soares
Célia Soares
11 anos atrás

Olá Maryanne!
Já compramos as passagem para San Francisco e ficaremos do dia 22 a 26/09. Os hotéis pré-reservados são – Fusion, a C-TWO hotel e Beresford Arms, vc aprova?Gostariamos de sua opinião. Estamos tentando o Chancellor mas, está esgotado para este período. Quanto a programação na cidade, contamos com seus roteiros já que não alugaremos carro neste período. Seria possível mandar por e-mail sua programação? Ficamos aguardando.
Abrs

Célia Soares
Célia Soares
11 anos atrás

Olá Marcos, grata pela atenção.
Nosso objetivo em San Francisco é conhecer e curtir a linda cidade sem nos preocuparmos com compras. A noite há muito movimento na Union Square, ou se parece com todo centro de cidade, ou seja vazio? Como só pegaremos carro no último dia gostaríamos de ficar próximos a lugares movimentados. Anotei seu site para fazermos algumas programações, conte com isso.
Abrs

Célia Soares
Célia Soares
11 anos atrás

Olá Marcos, gostei muito do seu roteiro. Estamos chegando em San Francisco no dia 04 de outubro/13 e gostariamos de ficar em Fishermans Wharf . Pergunto se é fácil ficar hospedada por lá e sem carro? Lembra o nome do Hotel ou poderia nos indicar outro? Somos um casal com 68 e 78 anos, mais cheio de energia e disposição para viajar. Estivemos verificando os preços dos hotéis e achei bem salgadinhos.
Aguardo retorno,
Grata,

Roberta Fernandes
Roberta Fernandes
11 anos atrás

é, não sou mto atleta rsrsrs!
obrigada, Mary!
Beijos

Mabili
Mabili
11 anos atrás

Noooooooooooossaaaaa, quanta coisa ele fez! =O To impressionada! Vou ficar 30 dias em SF e acho que não terei tempo de fazer tudo isso! Queria muito conhecer Lake Tahoe e o Vale do Silicio! Como dizem os viajantes, terei bons motivos pra voltar! Adoreeei esse roteiro! Bjs

Roberta Fernandes
Roberta Fernandes
11 anos atrás

Marcos, fiquei com uma dúvida! Para visitar Twin peaks é necessário carro? Digo, vc subiu de carro? Como funciona?
Obrigada!

Roberta Fernandes
Roberta Fernandes
11 anos atrás

ótimas dicas, principalmente a do Best Parking!! Já estava quebrando a cabeça com os 63 dolares de parking diários do hotel que vou me hospedar.
Mary, não vejo a hora de te mandar o roteiro que eu fiz rsrsrs! Espero que dê tempo de fazer tudo! Em 27 dias estarei na Califórnia, que sonho!
Beijos